
No dia 5 de Março celebra-se o Dia Mundial da Eficiência Energética. A data tem como objetivo consciencializar a população sobre a importância de reduzir o consumo energético através de uma utilização pensava e sustentável da energia. Em casa, é possível fazer pequenos gestos para economizar energia – e que não só beneficiam o meio ambiente, mas também a fatura que recebe ao final do mês, tornando o lar mais sustentável, financeira e ambientalmente. Pode adotar algumas dessas medidas com a utilização dos produtos da gama Smart Home, da SPC, que não exigem investimento na instalação.
A SPC, que possui o maior catálogo de produtos Smart Home da Europa, realça abaixo alguns conselhos práticos sobre como melhorar a eficiência energética do seu lar, e quais os benefícios que traz para o meio ambiente e para a sua económica pessoal.
Medidas simples para tornar o lar mais sustentável, a partir do Dia Mundial da Eficiência Energética
1. Usar lâmpadas LED de baixo consumo
As lâmpadas LED oferecem vários benefícios: são mais eficientes no que diz respeito à produção de luz, com uma economia média de 80% em comparação às lâmpadas incandescentes; têm uma vida útil mais longa e oferecem a mesma quantidade de luz. Por exemplo, com uma lâmpada LED de 10W, consegue o mesmo resultado do que com uma lâmpada tradicional de 75W.
As vantagens são ainda maiores se, além de ser uma lâmpada LED, for inteligente: Pode controlá-la do smartphone para criar diferentes ambientes ou programar a sua utilização — e melhor, não necessita mudar qualquer tipo de instalação no lar. Os equipamentos da gama de iluminação da SPC incluem também a função calendário e agrupamento, de forma a mudar o ambiente de uma forma rápida e/ou programada, o que também é útil para apagar las luzes de forma automática quando não as está a utilizar, garantindo assim uma utilização indispensável da energia.
A SPC tem uma linha de iluminação LED inteligente disponível com várias soluções disponíveis por um preço recomendado de 14 euros.
2. Tomadas inteligentes: um gesto simples para um lar sustentável
Além dos benefícios relacionados ao conforto e à conveniência, as tomadas inteligentes também permitem economizar na conta de luz, uma das principais preocupações da economia doméstica, e consumir assim menos energia ao mesmo tempo que protege o meio ambiente.
Com soluções como o Clever Power Strip, a partir do Dia Mundial da Eficiência Energética, é possível escolher quais os dispositivos que estão a funcionar em simultâneo e reduzir a exigência da rede ao definir quando controlar os dispositivos. Por exemplo, é possível impedir que equipamentos como a televisão, as aparelhagens ou os monitores estejam em modo de repouso, ou desliga-los automaticamente quando sair de casa ou quando está a dormir. Existem outras opções, como o Clever Plug Mini, que também ajudam a monitorizar o consumo de energia para determinar a eficiência dos diferentes dispositivos conectados.
As tomadas também podem ser muito úteis a nível de aquecimento. Caso possua aquecedores elétricos, pode programar quando os mesmos devem ser ligados. Pode inclusive calendarizar remotamente a altura em que estes devem estar a aquecer a casa. Além de manter a casa sempre
na temperatura que pretende, consegue grandes poupanças a nível da conta de eletricidade.
Clever Power Strip – PVP recomendado de 54 euros
Clever Plug Mini – PVP recomendado de 21 euros
3 – Climatização – O controlo das janelas e das portas é crucial
É na climatização doméstica onde está grande parte da fatura mensal da manutenção da casa. Se está frio, liga-se o aquecimento central. Se está calor, liga-se o ar condicionado. Mas a verdade é que grande parte da temperatura ambiente perde-se pelas janelas, sobretudo quando deixamos as mesmas abertas. Neste caso, há que ter cuidado em manter as janelas sempre fechadas quando queremos climatizar uma casa. A SPC neste caso possui a solução SPC APERIO, um sensor que controla o estado das portas e das janelas de sua casa, permitindo saber a partir do smartphone se as mesmas estão abertas ou fechadas. Assim consegue ter noção se a climatização que está a fazer está a ser eficiente e, caso tenha uma janela ou porta aberta, sabe se está a gastar mais do que devia.
SPC APERIO – PVP recomendado de 29 euros
4 – Tenha um único ponto de controlo para ligar ou desligar os seus equipamentos
Pode ter vários equipamentos em casa. Todos podem estar ligados. Mas quantas vezes sai de casa e pensa: será que deixei o ar condicionado ligado?
Para ter a verdadeira casa inteligente deve ter todos os dispositivos interligados. No entanto, não deve desperdiçar todos os euros que já investiu em soluções que estão a funcionar bem mas que não têm a “inteligência” que necessita. Ciente disso, a SPC apresentou o SPC HORUS, um controlador remoto que serve para gerir todos os dispositivos infravermelhos que tem em sua casa, dotando-lhes de inteligência para uma maior comodidade, o qual é compatível com Android, iOS, Amazon Alexa e Google Assistant. Oferece um controlo 360º, por toda a casa, com um comando à distância via infravermelhos que pode ser usado até 10 metros. Com esta solução, pode definir o que está ou não ligado, poupando energia sem ter de afetar a sua comodidade.
Por outro lado, pode também ter um interruptor central para acender e apagar as luzes da sua casa, independentemente de onde está. A solução SPC HERA permite-lhe isso mesmo, possibilitando assim ter a certeza de que tudo está desligado.
SPC HORUS – PVP recomendado 29 euros
SPC HERA – PVP recomendado 32 euros
SPC: o catálogo Smart Home mais completo da Europa
Desde o lançamento da linha Smart Home, em setembro de 2018, que a SPC mantém um firme compromisso em aumentar e diversificar o seu catálogo Smart Home. Um ano após o lançamento, esta nova gama apresenta-se como a maior variedade de produtos, prevendo novos lançamentos dentro em breve. Composta por produtos conectados e focados em melhorar a vida cotidiana dos seus utilizadores, possui uma grande vantagem: necessita apenas de uma única app para controlar todos os dispositivos – a app SPC IoT.
Além disso, a marca oferece uma variedade de kits que permitem adquirir vários dispositivos inteligentes que interagem entre si, que são fáceis de conectar e que permitem criar um verdadeiro ecossistema Smart Home. É precisamente aí que está a principal diferença das soluções SPC: graças à utilização de um standard tecnológico, os dispositivos inteligentes da SPC podem interagir entre si e oferecer uma experiência muito mais enriquecedora e abrangente ao utilizador, que pode controlar todos os seus dispositivos a partir de uma única app. O presente ideal para si e para o ambiente, no Dia Mundial da Eficiência Energética.
Contacto para a imprensa:
EDC | Comunicação e Design – João Trigo / Frederico Rocha
T. 935 826 506 / 936 101 392 | E. [email protected] / [email protected]