Estamos, neste momento, a atravessar uma situação pela qual nunca pensámos passar. Com o período de isolamento social é natural que recorra a atividades que, a longo prazo, possam vir a prejudicar a sua visão. Agora que passamos mais tempo online, a ver televisão ou ler, as Ópticas Conselheiros da Visão enumeram alguns dos cuidados a ter com os olhos.

A utilização frequente de computadores, tablets e smartphones constitui uma preocupação para todos a nível do esforço ocular. A verdade é que hoje em dia as radiações são já menos nocivas, uma vez que todos os ecrãs estão perfeitamente adaptados de forma a não provocar danos na estrutura ocular, mesmo que exista aquela sensação de fadiga ocular.

Essa mesma fadiga pode-se fazer sentir quando decide ler o seu livro favorito, por exemplo, num local pouco iluminado. Pode sentir alguns sintomas como visão turva ou dupla, olhos secos, dificuldade em focar, entre outros, mas não significa que a sua visão está permanentemente danificada. Por vezes é apenas um alerta para parar e descansar.

Cuidados a ter com os olhos, medidas simples para prevenir danos

  • Regra dos 20-20-20: consiste em, por cada 20 minutos de utilização destes aparelhos, repousar durante 20 segundos, piscar os olhos de forma a lubrificar os mesmos e depois focar-se num objeto a 20 metros.
  • Iluminação adequada: a fadiga ocular é geralmente causada por uma luz excessivamente brilhante, proveniente da luz solar externa que entra pela janela ou de uma iluminação interna severa. Quando usa um computador, deve ajustar a luz ambiente bem como o seu brilho para que não seja demasiado forte. Se estiver a ler um livro, deve utilizar uma lâmpada ou candeeiro que se foque nas páginas, e não junto aos seus olhos. A moderação é a chave.
  • Use lágrimas artificiais para lubrificar os olhos: se sentir que as pausas não chegam, e que mesmo piscando os olhos mais do que o normal eles se mantêm com aquela sensação de secura ou comichão, recorra a gotas oftalmológicas lubrificantes para que se sinta sempre confortável.

As Ópticas Conselheiros da Visão reforçam a importância de #FicarEmCasa e mostram-se disponíveis para qualquer dúvida através de [email protected].

Sobre as Ópticas Conselheiros da Visão

As Ópticas Conselheiros da Visão são constituídas por um conjunto de ópticas, caracterizadas por uma forte especialização nos vários sectores da sua atividade – óptica ocular, optometria, contactologia e ortóptica. As Ópticas Conselheiros da Visão (GCV) possuem uma rede de cerca de 200 lojas em Portugal, algumas já centenárias, caracterizadas por uma localização de proximidade com os seus utentes e um atendimento personalizado, sendo estes os principais fatores de diferenciação. Desde a sua fundação em 1989, foram crescendo de forma sustentável e consolidada, alargando a rede que detêm hoje, distribuída por mais de 130 associados, em 2014.

Para mais informações à imprensa, por favor, contactar:

Andreia Ramos | [email protected] | 936 101 395

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome