Zona Industrial e Logística de Sines: investimentos em energia solar e uma localização privilegiada para projetos de hidrogénio e lítio

Cluster Energético de Sines na vanguarda das “novas energias”

O abastecimento energético nacional e de parte das matérias-primas para a indústria transformadora em Portugal dependem das atividades de produção elétrica, regasificadora, refinadora e petroquímica da Zona Industrial e Logística de Sines, que tem também uma localização privilegiada para captar investimentos da fileira da mobilidade verde: elétrica e hidrogénio.

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A. e os seus clientes instalados na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines estão a investir em novas tecnologias, na modernização das suas unidades produtivas e também em infraestruturas de produção de energias renováveis, tudo com o objetivo de reduzir e compensar as emissões de carbono do complexo de Sines.

Uma Zona Industrial e Logística de Sines cada vez mais “verde”

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, gestora da ZILS, está a instalar um parque fotovoltaico com 270 painéis policristalinos instalado nas coberturas do parque de estacionamento do Centro de Negócios da ZILS. Produzirá energia elétrica com uma potência de 74,25 kWp (65 KWn), implementada numa área aproximada de 486 m2. Com esta instalação estão previstas as seguintes reduções de emissões: o 111.071 (kWh/Ano); o 0,36 [kg eq CO2/kWh (segundo a média europeia)]; o 39.986 kg eq CO2/Ano; o 39,99 Ton eq CO2/Ano.

Para Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, “A gestão da Zona Industrial e Logística de Sines está a promover o reforço do investimento na infraestrutura elétrica para uma maior eficiência energética; na produção de energia de fontes renováveis; e em monitorização e recuperação ambiental.”

Sobre a aicep Global Parques

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A., tem sob gestão direta três soluções de localização empresarial distintas que conseguem acolher projetos de todos os tipos e dimensões: a ZILS Global Parques em Sines, o BlueBiz Global Parques em Setúbal e o Albiz Global Parques em Albarraque, concelho de Sintra. A ZILS Global Parques – Zona Industrial e Logística de Sines oferece uma localização com clara vocação intercontinental e com fácil e rápido acesso a vias de comunicação nacionais e internacionais devido à proximidade ao Porto Marítimo de Sines.

A ZILS Global Parques dispõe de 2.375ha de áreas vocacionadas para atividades industriais, logísticas e de serviços, contando já com grandes empresas como GALP, Repsol, Indorama, Air Liquide, Sonae e EDP.

O BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal tem vindo a afirmar-se como inovador e atrativo para diversos sectores de atividade, com destaque o aeronáutico, o automóvel e o agroindustrial. As acessibilidades são sem dúvida uma mais-valia: está situado na Península de Setúbal, na Área Metropolitana de de Lisboa, junto ao Porto Marítimo de Setúbal, com acesso direto à rede de autoestradas, a 300m de um terminal de carga ferroviário e a 46km do Aeroporto de Lisboa.

A aicep Global Parques presta ainda serviços de localização industrial, logística e serviços on-line em Portugal: portugalsiteselection.pt. O Portugal Site Selection é uma plataforma com base em sistemas de informação geográfica que está disponível gratuitamente na web e identifica soluções de localização em Portugal em função dos requisitos de determinado projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome