coronavírus no norte

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) reuniu, a 13 de março, com associações representativas dos setores do turismo, hotelaria e restauração, para avaliar o impacto do coronavírus no Norte, especificamente na atividade do setor do turismo. No final do encontro, que decorreu no Porto, o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, revelou que “o objetivo foi ouvir associações que representam o setor do turismo na região, para que todos possamos atuar de forma articulada”.

Quisemos ouvir as preocupações de quem trabalha neste setor para, no âmbito daquilo que nos compete, levá-las à Secretaria de Estado do Turismo e ao senhor ministro da Economia”, acrescentou.

Apostar na antecipação e num fluxo eficiente de informação, para amenizar o impacto do Coronavírus no Norte

Luís Pedro Martins sublinhou, ainda, “a importância de uma atuação articulada, com partilha de informação relevante, envolvendo, nomeadamente, as entidades regionais, o Turismo de Portugal, as associações do setor e os municípios para, em conjunto, serem tomadas as melhores medidas de atuação em duas frentes”.

Por um lado, fazer o que Portugal já está a realizar, ou seja, tentar mitigar o impacto que o COVID-19 está a ter nas empresas do setor do turismo. Por outro, começar a preparar, desde já, o dia seguinte, porque ele vai acontecer”, disse.

O presidente da TPNP salientou, a propósito, a convicção de que “vamos vencer esta batalha e, mais uma vez, o setor do turismo vai dar uma resposta em força e vai estar na linha da frente na recuperação económica e social do País”.

Luís Pedro Martins sublinhou que, nesta fase, “os números do impacto do COVID-19 evoluem a todo o momento, registando-se já quebras acentuadas na região, designadamente ao nível da hotelaria, da restauração e da animação turística, e com grande impacto desde as micro às pequenas e médias empresas”.

Na reunião de hoje, além da TPNP, participaram as seguintes associações: Federação Portuguesa de Turismo Rural, Associação de Hotéis Rurais de Portugal, ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, Associação Fórum Turismo, Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, PRO.VAR – Promover e Inovar a Restauração Nacional e AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes. A TPNP tem, igualmente, mantido um acompanhamento próximo e diário com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e com a AHPORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo.

Para mais informações

Pedro Bessa – MSimpacto

E. [email protected] | T. +351 963021181 

FONTETurismo do Porto e Norte de Portugal
Artigo anteriorOriental Talks regressam ao Hotel Oriental: uma viagem pela arte e cultura do sul de Portugal
Próximo artigoEmpresas de transporte de passageiros estão em rutura e pedem medidas urgentes ao Governo
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".