como manter a concentração nos estudos

Saber como manter a concentração nos estudos, particularmente quando estudamos em casa, é o primeiro grande desafio que enfrentamos na persecução das metas a que nos propomos. Para além das distrações com a família, há também o ruído, o apelo das redes sociais e do telefone, elemento com potencial para prejudicar o nosso rendimento. É precisamente no sentido de contrariar esses elementos perturbadores que podemos e devemos criar uma rotina e organizar todas as nossas atividades curriculares.

Pensando nisso, a diretora da Faculdade FAEL SJC (Faculdade Educacional da Lapa) Janet Navarro partilhou algumas dicas e estratégias, para manter a concentração durante os estudos em casa.

4 dicas sobre como manter a concentração nos estudos

Reservar um local adequado para estudar

É importante manter um local próprio e silencioso para se dedicar aos estudos. Procure estudar com o auxílio de uma mesa e cadeira confortável, se possível longe de distrações como a televisão e o telefone.

Para que o estudante se consiga concentrar nos estudos é fundamental que a família respeite o seu espaço de estudo. Nesse caso, é importante avisar os membros da casa sobre o horário em que o aluno estará em aula ou a estudar. Manter o local de estudos organizado também contribui para a motivação do estudante”, afirma Navarro.

Leia também: Como ser produtivo nos estudos e no ensino à distância

Praticar o conteúdo das aulas

Além de assistir às aulas online e pesquisar sobre as disciplinas, é importante que o estudante coloque em prática toda a teoria aprendida nas aulas. Uma forma de praticar o conteúdo e absorver a matéria é fazendo simulações e exercícios sobre os temas abordados. Não apenas sobre como manter a concentração nos estudos em casa, esta máxima aplica-se a qualquer contexto de estudo.

Quando o estudante se concentra no conhecimento e procura entender o que está sendo estudado, as notas serão apenas uma consequência desse esforço. É importante demonstrar esse interesse para não perder o foco nos estudos”, pontua.

Manter uma rotina

Um dos motivos que prejudicam a concentração nos estudos é a falta de rotina. Sem um cronograma e um planeamento das atividades, é comum deixar os trabalhos, seminários e conteúdos para depois, acumulando as matérias e prejudicando os estudos.

Para manter a organização nos estudos e ter mais produtividade, o estudante pode organizar uma agenda ou uma tabela com as disciplinas do curso. Reservar um horário para realizar essas atividades ajuda a criar o hábito de estudar com mais dedicação”, ressalta Janet.

Fazer intervalos nos estudos

Assim como ter os horários programados para estudar, é importante fazer algumas pausas. É difícil manter a concentração durante um longo período de tempo, por isso é necessário descansar e fazer alongamentos para ajudar na circulação e na postura.

Para mais informações

Michelle Laboissiere – Pilares RP
[email protected] | (12) 3921-4071 ou 99135-9632

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome