A pandemia trouxe novos desafios para as atividades do dia a dia, e, para conciliar trabalho, estudos e vida pessoal dentro de casa, é necessário ter organização e não deixar as tarefas fugirem do controle. Com o isolamento social e a preocupação de quando poderemos voltar à nova realidade, muitas pessoas acabam adiando os estudos e as obrigações durante este período. No ensino a distância, apesar do aluno ter flexibilidade para estudar, é preciso ter concentração para cumprir as disciplinas do curso. Essa modalidade se tornou uma alternativa para que os alunos continuassem com o aprendizado, mas a dúvida é frequente: como ser produtivo nos estudos, sobretudo quando o ensino acontece a distância?

Consultamos a diretora da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) – a maior faculdade interativa do Brasil -, em São José dos Campos, Janet Navarro, e listamos abaixo algumas dicas para conseguir realizar as atividades neste momento de quarentena.

Defina um local para estudar, se não sabe como ser produtivo nos estudos

Para ajudar a manter o foco e a concentração, o ideal é que o aluno escolha um lugar dentro de casa para ser seu espaço de estudo. Se possível, com uma mesa de apoio e uma cadeira confortável para ajudar na postura. “Dentro de casa temos diversas distrações como o celular, barulho de televisão, conversas dos familiares, por isso é importante o estudante ter um espaço para se concentrar nas atividades”, afirma Janet.

Estruture uma rotina de estudos

Para saber como ser produtivo nos estudos é importante fazer uma lista em um bloco de notas, planilha ou através dos aplicativos, com todas as atividades que precisam ser concluídas por ordem de prioridade.

Ter um planejamento do que precisa ser feito ajuda a manter o ritmo nos estudos. “Ter uma agenda para organizar seu plano de estudos é essencial para cumprir as metas. Com essa lista, o estudante consegue visualizar o quanto ele progrediu e isso ajuda a manter a disciplina”, pontua.

Como ser produtivo nos estudos é, também, saber quando fazer pausas

Quando o rendimento não está sendo como o esperado é importante que o aluno faça pausas entre os estudos. Procure movimentar o corpo e deixar a mente descansar por alguns minutos, isso pode fazer diferença na hora de absorver o conteúdo das matérias do curso.

Cuidado com as redes sociais

O aluno de ensino a distância geralmente precisa estar conectado para ter acesso aos estudos, porém, o uso excessivo das redes sociais pode ser uma distração para quem precisa manter o foco e não sair dos trilhos de como ser produtivo nos estudos.

Uma alternativa é utilizar essa ferramenta de forma adequada para não prejudicar o aprendizado. “Através das redes sociais é possível montar um grupo com os amigos para tirar dúvidas dos conteúdos, sugerir material de apoio, discutir temas relacionados ao estudo”, ressalta Navarro.

Informações adicionais para media:

Pilares – Relações Públicas

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome