Câmara 360 graus mais pequena do mundo já viaja pelo espaço

Resultado da parceria entre a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa e a Ricoh Company, o novo equipamento já viaja - e trabalha - no espaço sideral.

57
camara 360
A nova câmara 360 irá capturar imagens e vídeos do Módulo Experimental Japonês

A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) e a Ricoh Company desenvolveram a nova câmara 360 graus mais pequena do mundo, projetada para uso no espaço sideral, lançada no passado dia 11 de setembro.

Este modelo, com base num produto de consumo, como a câmara Theta da Ricoh, pode ser usado fora das aeronaves e permite capturar imagens em 360º com um só clique. Esta é a primeira vez que uma câmara esférica baseada em produtos de consumo de uma empresa japonesa é usada para capturar imagens esféricas no espaço.

O novo equipamento irá capturar imagens e vídeos do Módulo Experimental Japonês (JEM), conhecido como ‘Kibo’, e enviá-los às estações terrestres. Desta forma, permitirá monitorizar a operação do cardan biaxial SOLISS (um pequeno sistema ótico instalado na Estação Espacial Internacional). O transportador de carga H-II (HTV8) ‘KOUNOTORI-8’ foi usado para transferi-lo para a estação internacional.

Câmara 360 graus consegue suportar calor e radiação ambiente

A JAXA e a Ricoh desenvolveram esta câmara 360 graus como resultado de um Memorando de Entendimento (MOU), assinado em 2018. Tendo como modelo a câmara compacta RICOH THETA2 e a tecnologia JAXA para operar no espaço, pode suportar o calor e a radiação do ambiente. A leveza, o tamanho compacto e a capacidade de capturar imagens esféricas de 360º em apenas uma foto tornam o dispositivo ideal para obter informações sobre o espaço sideral.

A JAXA pretende usar esta tecnologia para fins de monitorização, colocando a câmara 360 graus na parte externa da aeronave. Já a Ricoh, quer levar o uso das destes seus equipamentos e serviços associados ainda mais longe, expandindo-os para diferentes setores. Além disso, esta tecnologia também contribuirá para o desenvolvimento científico e social, incluindo o campo espacial, promovendo a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

Sobre a Ricoh:

A Ricoh é líder em transformação dos locais de trabalho e ao nível da colaboração empresarial, utilizando tecnologias e serviços inovadores que permitem às pessoas trabalhar de modo mais eficaz. Durante mais de 80 anos, a Ricoh impulsionou a inovação e atualmente desenvolve soluções de gestão documental, serviços de TI, soluções de impressão comercial e industrial, câmaras digitais e sistemas industriais. Com escritórios centrais em Tóquio, o Grupo Ricoh opera em 200 países e regiões. No ano fiscal terminado em março de 2019, as vendas mundiais do Grupo Ricoh somaram 2013 mil milhões de yenes (aproximadamente 18 100 milhões de dólares).

A Ricoh Portugal e Espanha iniciaram a sua atividade há mais de três décadas. Hoje, a companhia, com sede central em Sant Cugat del Vallés (Barcelona), conta com 17 delegações, 2000 profissionais, mais de 100 distribuidores e 50 000 clientes. Existem 3 eixos sobre os quais a Ricoh se debruça no desenvolvimento do seu negócio em Portugal e Espanha: impressoras de escritório, serviços de escritório e a indústria de impressão comercial. Para mais informações, visite www.ricoh.pt e www.ricoh.es.




Informações adicionais:
Ricoh Portugal
Marisa Pinho – Digital Marketing Specialist
[email protected]
Tlf.: +351 226083800| Tlm.: +351 937205520

Gabinete de Imprensa:
YoungNetwork Group
Andreia Martins – Senior Communication Consultant
[email protected]
Tlf.: +351 22 6 180 4 51 | Tlm.: +351 91 677 84 35

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome