banho do recém-nascido

Para alguns pais, a hora do banho do recém-nascido pode representar alguns receios, no entanto é comum que o bebé se sinta confortável no banho, mais relaxado, como se ainda estivesse no ventre da mãe. A Weleda, fabricante líder mundial de produtos de cosmética, higiene e bem-estar naturais, dá-lhe algumas dicas para que esta hora esteja repleta de relaxamento para ambos.

Um bom banho começa com a temperatura certa. A temperatura da casa de banho deve ser agradável, especialmente se for Inverno. A temperatura ideal é de cerca de 24ºC para que o bebé não apanhe frio.

Tenha tudo o que precisa antes de colocar o seu bebé no banho, para não ter de deixar o seu bebé sozinho na banheira. Vai precisar de uma toalha ou capa, produtos naturais como o Champô e Gel de Banho ou Calêndula, uma esponja, uma fralda limpa, o Creme de Fraldas de Calêndula e a roupa. Lembre-se de verificar a temperatura da água com o interior do pulso antes de dar banho ao seu bebé: idealmente, deve ser cerca de 37°C para o bebé estar confortável, pois é uma temperatura semelhante à temperatura interna do corpo da mãe.

Leia também: Greensense tem o primeiro champô sólido exclusivamente para bebés e crianças

Uma boa posição é aquela em que ambos estejam confortáveis, lembre-se que é importante que, durante o banho do recém-nascido, segure bem a cabeça com uma mão, para que a outra mão seja livre para o lavar. Para bebés mais velhos, o nível da água no banho não deve exceder o seu tamanho. De notar que a maioria dos bebés fica mais confortável quando podem tocar no fundo do banho com os pés. Um ambiente de banho descontraído é a garantia de um bom momento a partilhar com o seu bebé, que apreciará a sua atenção e a sensação de segurança que lhe transmite.

Depois do banho, envolva o bebé numa toalha ou capa e seque-o suavemente.

O banho do recém-nascido dever ser dado de manhã ou ao final do dia?

O banho é um momento maravilhoso de que pode tirar partido para se divertir com o seu bebé. É aconselhável escolher um momento em que nada a incomode, para que possa dedicar-se completamente ao bebé. Embora seja a norma, o banho não deixa todos os bebés adormecidos – alguns ficam mesmo bem acordados depois de um bom banho! O momento ideal, portanto, depende principalmente do ritmo da sua família e das preferências do bebé. Se o banho tiver um efeito relaxante, pode tornar-se um ritual de boa noite.

Leia também: Como ensinar um bebé a comer sozinho? O guia prático “Sem Dentes e aos Bocados” explica tudo

O banho do recém-nascido também é uma oportunidade para que outros membros da família participem na rotina diária. Muitos pais e irmãos mais velhos gostam de mimar o bebé no banho. Fica apenas um conselho: os bebés gostam de regularidade. Quando tiver encontrado a melhor altura para lhe dar banho, tente mantê-la. A hora do banho é o momento ideal para partilhar um momento de ternura com o seu bebé e nada é mais precioso para eles do que o calor reconfortante dos braços dos seus pais.

Para mais informações

Andreia Ramos – EDC | 936 101 395 | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome