Quem chega à academia decidido a conquistar mais saúde, a melhorar o condicionamento físico, ou a perder peso, nem sempre tem a consciência real da sua composição corporal. Isto porque para grande parte da população, o peso que a balança mostra ainda é a principal medida para avaliar a saúde e a estética, assim como o ponto de partida para definir treinos e dietas. Mas cuidado! A balança não diz tudo e uma avaliação física completa é deve ser o ponto de partida para definir objetivos na academia.

Uma avaliação física completa pressupõem aferir vários indicadores para além do peso

O peso total do corpo está dividido entre, massa magra, gordura total, hidratação, entre outros parâmetros que detalham a constituição do corpo. Todos estes dados podem ser obtidos por meio da balança de bioimpedância, um equipamento que mede por corrente elétrica (imperceptível e indolor) resultados precisos sobre a composição corporal. “A balança SECA, utilizada em todas as unidades da Cia Athletica no programa Cia Results, tem uma tecnologia que combina 4 métodos de medição para uma precisão de 98% nos dados“, conta Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da rede.

Segundo o educador físico, com a avaliação física completa de bioimpedância é possível saber em quais partes do corpo a pessoa precisa melhorar a massa muscular, fazendo com que o treino se torne mais personalizado. Além disto, se os níveis de gordura corporal e a quantidade de gordura visceral estiverem elevadas é possível o encaminhamento do aluno para o nutricionista. “Nem sempre uma pessoa magra tem percentuais de gordura baixos, pois ela geralmente tem baixa massa muscular também.“, esclarece Cacá.

E afinal, qual é o modelo de constituição corporal saudável?

O ideal é que se tenha mais de 30% do peso corporal de massa muscular, e que a gordura não ultrapasse 30% do peso corporal. Lembrando que esta faixa de classificação varia de sexo e idade também. A OMS indica ainda que, em pessoas de peso considerado normal, o tecido adiposo deve corresponder de 20% a 25% do peso corporal nos homens, e de 15% a 20% nas mulheres.

O ideal é que a avaliação física completa seja refeita todos os meses, assim o profissional de educação física que estiver acompanhando pode readequar seus treinos de acordo com os resultados“, reforça Cacá, especialista em treinamento desportivo pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).”

Para mais informações contactar:
Camila Lisboa – Cia Athletica
[email protected]

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