Se nunca testemunhou a tradição das vindimas no Dão, este ano é a oportunidade de viver esta experiência única. Isto porque cinco produtores da região da Rota dos Vinhos do Dão prepararam programas especiais que não vai querer perder.

Já no dia 11 de setembro começa a azáfama na Quinta da Teixuga (do produtor Caminhos Cruzados). Sob o mote “Até ao lavar dos cestos é vindima”, o programa consiste em participar na vindima de tesoura nas mãos, passear pela quinta, conhecer as diferentes castas e o processo de vinificação, para repor as energias têm ainda direito a um almoço típico, harmonizado com vinhos da gama Titular. Este programa, que estará em vigor entre o dia 11 de setembro e o dia 23 de outubro, e que faz parte da Rota dos Vinhos do Dão, tem o custo de 55 euros por pessoa, quem desejar também pode adicionar o piquenique aos planos (25 euros por pessoa).

A Quinta da Espinhosa, por sua vez, tem à disposição dois pacotes para a última quinzena de setembro: “Vindima com Amigos” (10 euros por pessoa), que inclui pequeno-almoço na quinta, vindimas e acompanhamento na adega e prova de dois vinhos; ou “Vindimas na Vila” (25 euros por pessoa com possibilidade de alojamento por mais 17,50 euros por pessoa) que inclui pequeno-almoço na quinta, vindimas e acompanhamento na adega, almoço na sala de provas (com a inclusão da prova de três vinhos) e para terminar o dia em beleza haverá ainda um lanche junto à piscina.

Rota dos Vinhos da região: São Francisco, Monteirinhos e Soito Wines também abraçam a tradição

rota dos vinhos daoA Quinta de São Francisco propõe uma vindima no “berço” dos vinhos Chão da Quinta, entre 16 e 23 de setembro. No programa – que tem o custo de 30 euros por adulto e 15 euros por criança (dos 6 aos 14 anos) – está previsto a apanha da uva, acompanhamento da uva à adega, processo de seleção das uvas na mesa de escolha e a sua transformação subsequente. Esta experiência na Rota dos Vinhos do Dão termina com um almoço ou piquenique com prova de vinhos Chão da Quinta.

Já na Quinta dos Monteirinhos pode escolher entre três opções. A Vindima do Espumante realiza-se a 31 de agosto, quando a vindima se prolonga durante todo o dia com pausas para merenda e almoço. Para o dia 28 de setembro, durante a tarde, está planeada a Vindima do Encruzado e inclui vindimas e jantar vínico com animação.

Por fim, pode ainda participar na Vindima do Touriga Nacional no dia 5 de outubro, além da vindima estão incluídos uma merenda e um almoço. Estes pacotes da Quinta dos Monteirinhos têm o custo de 25 euros por adulto e as crianças (dos 7 aos 12 anos) pagam 10 euros. Para quem quiser usufruir de qualquer destas experiências em família está disponível o pack família (dois adultos e duas crianças) pelo valor de 60 euros.

De 21 de setembro a 5 de outubro, o espírito das vindimas promete contagiar todos na Soito Wines. Para partilhar esta experiência, o produtor do Dão organiza duas opções: o Programa Normal (15 euros por pessoa) inclui a participação em todo o processo – desde a apanha da uva até à vinificação – e uma prova de vinhos acompanhada de degustação de produtos regionais; ou o Programa Kit de Vindima (30 euros por pessoa) além de toda a experiência este pacote inclui um kit de vindima – tesoura, t-shirt, chapéu de palha, luvas, uma garrafa de água e material de merchandising alusivo à Soito Wines.

Para mais informações poderá contactar a Rota dos Vinhos do Dão através do: 232410060 ou [email protected] Depois é só arregaçar as mangas e meter as mãos nas vinhas.

Sobre a CVR do Dão:

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas atividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.
Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.

Sobre a Rota dos Vinhos do Dão:

A Rota dos Vinhos do Dão, promovida pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, tem como objetivo promover o Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão. A sede da Rota dos Vinhos do Dão situa-se no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, num espaço designado “Welcome Center”, que acolhe o enoturista e proporciona-lhe uma experiência de prova de vinhos dos diferentes aderentes da Rota, a possibilidade de compra de vinhos, visionamento de filmes promocionais e exposições de arte.

Para mais informações contactar:
Andreia Martins – Senior Communication Consultant
[email protected]
Tlf.: +351 22 6 180 4 51 | Tlm.: +351 91 677 84 35

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome