alimentação mais saudável

As mudanças de hábitos, geradas pelo desenvolvimento tecnológico e social, têm desencadeado novas tendências de consumo que atingem os mais variados segmentos e áreas de atuação. No setor alimentício, os consumidores mostram-se cada vez mais preocupados com um alimentação mais saudável e o efeito que ele terá em sua saúde e no planeta.

Nos últimos cinco anos, o segmento de alimentação saudável registrou um crescimento médio de 12,3% ao ano e a estimativa é de que esse setor continue crescendo cerca de 4% ao ano até 2021, segundo a Euromonitor. Atualmente, sendo o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo, o Brasil também vê um crescimento no número de vegetarianos entre seus habitantes. De acordo com pesquisa Ibope, o País possui 14% de vegetarianos – em 2012 apenas 8% se declararam vegetarianos – o que representa 30 milhões da população.

A demanda por uma alimentação mais saudável constitui um grande desafio para os produtores

Diante deste cenário, atender às novas tendências de consumo é um grande desafio para as marcas. Para estas, acompanhar essa evolução significa criar uma experiência positiva de consumo, com opções para uma alimentação mais saudável, sobre o pressuposto da sustentabilidade e prescrições ambientais. Pensando nisso, a Sodexo On-site, desenvolveu o Gourmand, um restaurante corporativo que atua com princípios e práticas sustentáveis, procurando oferecer uma experiência gastronómica que concilia as questões ambientais, o bem-estar animal, o estímulo aos produtores locais, para além de soluções tecnológicas.

Os hábitos de consumo estão mudando e os consumidores vêm buscando, cada vez mais, práticas sustentáveis e produtos que proporcionem experiências autênticas e únicas. Além da excelência gastronómica, o Gourmand proporciona um ambiente diferenciado e contribui para consciencialização das pessoas, na busca de um mundo mais sustentável“, afirma Tomaz Peeters, Diretor de Marketing e de Estratégia e Relacionamento com o cliente da Sodexo On-site.

Princípios e Práticas Sustentáveis

O Gourmand foi pensado para oferecer uma alimentação leve e afetiva, inspirada nos conceitos de comfort food – que desperte emoções e sensações através do paladar, com pratos que remetem para momentos especiais, vividos com amigos e familiares.

Visando uma política de sustentabilidade de “360º”, o seu desenvolvimento assentou em três pilares:

  • Desenvolvimento social para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade;
  • Desenvolvimento económico, baseado na produção e consumo consciente;
  • Proteção ambiental que garante a sobrevivência dos recursos naturais do planeta.

O propósito do Gourmand é proporcionar mais do que uma alimentação saudável, diversificada e de qualidade. Com o desenvolvimento de ações que priorizem os recursos naturais, o controle de desperdício e a diminuição dos resíduos, almeja gerar o menor impacto ambiental possível.

Para a produção, por exemplo, são utilizadas cisternas para a reutilização da água da chuva, para além de outros equipamentos para redução do consumo de elétrico e hidráulico.

Os cardápios são compostos com hortaliças de cultivo próprio e temperos naturais.

Nos processos de higienização e limpeza, são usados produtos biodegradáveis e os resíduos líquidos, como óleos de cozinha, e sólidos, como pilhas e baterias, são coletados e separados do descarte comum.

Todos os processos realizados no Gourmand são certificados com o Green Kitchen, que reconhece os restaurantes com boas práticas sociais e ambientais, e com o selo Eu Reciclo, que conecta marcas de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, por meio da compensação ambiental“, finaliza Tomaz Peeters.

Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país.

Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho e segurança dos alimentos. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

Para mais informações contactar por favor:
Leonardo Nascimento| TM. 11 3031-2388 – ramal 221 | [email protected]

FONTESodexo On-site
Artigo anteriorResidências para estudantes no Porto: Garcia Garcia aposta no mercado “hospitality”
Próximo artigoSão Paulo sediará encontro de negócios com empresas de tecnologia de Taiwan
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome