treetop walk de serralves
Fernando Guerra FG+SG, © Fundação de Serralves

Após terem publicado um vasto artigo sobre o Treetop Walk do Parque de Serralves em outubro passado, os editores da Architectural Record selecionam agora este projecto assinado pelo arquiteto Carlos Castanheira, como um dos mais relevantes projetos paisagísticos do mundo, em 2020.

Treetop Walk foi inspirado no próprio local onde veio a ser

Num texto pontuado por imagens do fotógrafo Fernando Guerra que destacam o diálogo impressionante entre o Treetop Walk e a paisagem densamente arborizada do Parque de Serralves, Carlos Castanheira explica que foi buscar a sua inspiração a essa mesma densidade arbórea. “A ideia já estava no local. Só precisava de a encontrar“. Da mesma forma, o arquiteto descreve a sua satisfação por esta estrutura elevada, tirando partido da topografia irregular, permitir a experiência de ver o chão do alto como que transmitindo uma sensação de profundidade em vez de altura. “É quase como se fosse a terra que escapa aos nossos pés”, descreve Carlos Castanheira.

Leia também: Serralves entre os 10 melhores museus de arte contemporânea na Europa

Questionado sobre o desafio de construir uma estrutura destas dimensões e complexidade numa zona verde tão densa, Castanheira realça ter sido “uma operação cirúrgica“, não tendo sido derrubadas árvores no local. “Para mim, parece que (…) sempre esteve ali presente“, referiu o arquiteto. “E era essa a intenção“.

A Architectural Record destacou ainda a intenção de Serralves em explorar o Treetop Walk fundamentalmente como uma  ferramenta didática, na esperança de que os visitantes apreendam mais sobre a biodiversidade do parque,  a partir de uma perspetiva única.

Para mais informações

Fernando Rodrigues Pereira

Telm.: (+ 351) 92 5409295 | Skype: fernandorodriguespereira | [email protected]

FONTESerralves
Artigo anteriorPraça Al-Muthamid será o palco do XVIII Encontro de Janeiras
Próximo artigoMestrados em Portugal: UrMaster agrega toda a informação
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".