A Ocean Network Express (ONE), em conjunto com a Hapag-Lloyd, aderiu à TradeLens, a plataforma de transporte digital de blockchain, desenvolvida em conjunto pela A.P. Moller – Maersk e pela IBM, para beneficiar os transportadores e impulsionar uma maior inovação. A CMA CGM e a MSC Mediterranean Shipping Company também anunciaram recentemente a adesão à TradeLens.
A ONE está constantemente a fortalecer e a expandir a sua cobertura para atender às exigências desafiadoras do mercado crucial da Ásia, e reconhece que a expansão da colaboração digital é fundamental para a evolução da indústria do transporte marítimo de contentores.
Com cinco das seis maiores operadoras do mundo a colaborar, o espectro da plataforma estende-se agora a mais da metade da carga mundial de contentores oceânicos. Os transportadores podem esperar uma maior transparência, assim como uma eficiência acelerada nas cadeias de fornecimento, para acompanhar o comércio global.
Plataforma TradeLens trará novas oportunidades a todo o ecossistema
Múltiplos processos de transporte e comércio de mercadorias são dispendiosos, em parte, devido a sistemas manuais e baseados em papel. Substituindo essas trocas de informações par-a-par e muitas vezes não confiáveis, a TradeLens facilitará à ONE conectar-se digitalmente, a compartilhar informações e a colaborar com todo o ecossistema da cadeia de fornecimento de envio. Esta ação providenciará à ONE uma maior colaboração na digitalização e trará novas oportunidades, anteriormente indisponíveis.
“Acreditamos que essa abordagem inovadora baseada em padrões e governação abertos pode beneficiar toda a indústria e, ao mesmo tempo, beneficiar os nossos clientes que dependem da indústria mundial de transporte marítimo para movimentar um volume de mais de 120 milhões de TEU por todo o mundo”, afirmou Noriaki Yamaga, Diretor Administrativo, Corporativo e de Inovação da Ocean Network Express, acrescentando ainda que, “as oportunidades para impulsionar uma maior inovação em toda a cadeia de fornecimento de transporte são enormes e estamos entusiasmados com a oportunidade de fornecer a nossa liderança e conhecimento para ajudar a plataforma a evoluir”.
A ONE e a Hapag-Lloyd irão operar em nó de blockchain, participar em consenso para validar transações, armazenar dados e assumir um papel crítico de agir como âncoras de confiança, ou validadores, para a rede. Ambas as empresas estarão representadas no Conselho Consultivo da TradeLens, que incluirá membros de toda a cadeia de fornecimento, para aconselhar sobre padrões de neutralidade e abertura.
Sobre a TradeLens:
A plataforma TradeLens foi desenvolvida em conjunto pela Maersk e pela IBM. A TradeLens é uma plataforma de indústria aberta e neutra, sustentada pela tecnologia blockchain, apoiada pelos principais players da indústria global de navegação. A plataforma promove a troca eficiente, transparente e segura de informações, a fim de promover uma maior colaboração e confiança em toda a cadeia de fornecimento global.
Sobre a ONE Portugal:
A ONE SHIPPING PORTUGAL iniciou o seu negócio de transporte de contentores no dia 1 de abril de 2018, resultando de uma joint venture entre a OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE) e a Garland Laidley. Surge na sequência da fusão de três importantes armadores japoneses – KAWASAKI KISEN KAISHA (K. LINE), MITSUI O.S.K. LINES (MOL) e NIPPON YUSEN KABUSHIKI KAISHA (NYK). A fusão entre as três empresas nipónicas no negócio de transporte de contentores (mantêm as marcas independentes nos restantes negócios que operam) visou essencialmente a origem de uma única companhia com a dimensão e a competitividade necessárias para operar neste mercado global. Juntamente com a Hapag Lloyd e a Yang Ming forma a rede THE Alliance, que disponibiliza 34 serviços em 81 portos diferentes: 19 na ÁsiaExtremo Oriente, sete no subcontinente Indiano, sete no Médio Oriente e Mar Vermelho, 24 na Europa, 21 nos Estados Unidos da América e Canadá e sete na América Central e Caraíbas. Em breve, a ONE terá uma frota total de 240 navios com uma capacidade de 1,44 milhões de TEU, alcançando o quarto lugar do ranking das maiores companhias internacionais de contentores. Com sede em Singapura, a ONE está presente em 108 países dos cinco continentes. Em Portugal tem escritórios em Lisboa e Porto, sendo este último a sede da empresa.
Para mais informações:
Natália Sousa
TM. 913 663 907 | na***********@pu**.pt | Skype: nat.pereira.sousa