Bem-vindos a Abu – o deserto onde vivem homens capazes de voar como os pássaros. Caso não seja capaz de encontrar Abu num mapa comum, saiba que o defeito não é seu ou do mapa. Abu é um sítio que só existe no onírico mundo das marionetas. Para que não se perca mais tempo, Abu é o lugar onde decorre a ação de “Lições de Voo”, a nova criação do Teatro de Marionetas do Porto que estreia amanhã, 29 de março, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery.
Concebido a partir de vinte ilustrações de João Vaz de Carvalho, “Lições de Voo” foi imaginado por Isabel Barros para um público de gente pequena ou, pelo menos, para todos aqueles que, sendo maiores de três anos, alguma vez sonharam que o corpo se libertava do peso e da gravidade, e que podia voar tão levemente como uma folha ou um pássaro. Em palco estarão dois atores-manipuladores e um conjunto de originais marionetas criadas por João Pedro Trindade.
Figuras narigudas e um pouco peculiares, gente que se parece com aviões e aeroplanos que se confundem com pessoas, conduzem a viagem a este extraordinário lugar no deserto, onde toda a gente pode ser um pouco pássaro e um pouco brisa. O desejo do voo e a possibilidade de realizar o irrealizável dão corpo, assim, a um espetáculo que cruza disciplinas, mas também o sonho e a realidade.
Com estreia marcada para as 21h30 de amanhã, “Lições de voo” terá récitas também no sábado (15 horas), no domingo (11 horas) e da segunda e terça-feira (10h30 e 15 horas). O espetáculo, uma produção do Teatro de Marionetas do Porto e do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, conta com música de Carlos Guedes e a interpretação de Micaela Soares e Vítor Gomes.
“Lições de voo”, do Teatro de Marionetas do Porto
Ficha artística e técnica:
Conceito e encenação – Isabel Barros
Marionetas a partir de desenhos de João Vaz de Carvalho
Música – Carlos Guedes
Desenho de luz – Filipe Azevedo
Figurinos – Cláudia Ribeiro
Cenografia – Coletivo
Criação de textos – Isabel Barros, Micaela Soares e Vítor Gomes
Adaptação para Língua Gestual Portuguesa – Joana Cottin
Preparação vocal – Shirley Resende
Interpretação – Micaela Soares e Vítor Gomes
Produção – Sofia Carvalho
Designer gráfico e assistente de produção – Pedro Ramos
Operação de luz e som – Filipe Azevedo
Técnicos de construção – João Pedro Trindade e Hernâni Miranda
Construção de cenografia – Carlos Lima
Confeção de figurinos – Marlene Rodrigues (costureira), Sofia Silva e Inês Mota (aderecistas)
Fotografia de cena – Susana Neves
Duração – 50′, sem intervalo
Coprodução – Teatro de Marionetas do Porto e Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Preço dos bilhetes: 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Jorge Marmelo
Assessor de Imprensa
Telefone: 229 390 900 (ext. 330061)
Telemóvel: 910 730 296
E-mail:
jo***********@cm***********.pt
Web: http://www.cm-matosinhos.pt