sociedade do conhecimento

Com a missão de transformar Portugal numa sociedade do conhecimento, a Fundação José Neves fez uma parceria com a OutSystems para o desenvolvimento das aplicações ISA FJN e Brighter Future. Estas plataformas permitem que todos os portugueses interessados em fazer reskill ou upskill das suas competências possam candidatar-se às bolsas reembolsáveis da Fundação. Permite ainda que possam tomar decisões para o seu futuro académico e profissional com base em dados e informação relevante sobre Emprego, Competências e Educação em Portugal.

User experience ao serviço de uma sociedade do conhecimento

A parceria com a OutSystems permitiu-nos resolver muitos dos desafios que tínhamos pela frente. Reduzimos o esforço de desenvolvimento graças à reutilização e ao design visual mais rápido e conseguimos concentrar os nossos esforços na experiência do utilizador e nos recursos, em vez dos desafios da codificação. A plataforma forneceu a escalabilidade e segurança necessárias para duas aplicações fortemente orientadas para o cidadão. O feedback dos utilizadores tem sido muito positivo e a procura elevada“, afirma Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

A Askblue foi o parceiro da OutSystems selecionado para apoiar no desenvolvimento da aplicação ISA FJN, com o apoio de quatroprogramadores que se juntaram à equipa de projeto. Em três meses, a equipa entregou o portal de parceiros de educação para a aplicação ISA FJN, o que permitiu que universidades e outras instituições de ensino registassem as suas instituições e respetivos cursos no sistema. Paralelamente, permitiu à FJN validar e aprovar as Instituições e cursos que correspondiam aos seus critérios orientados para o futuro.

Nos três meses seguintes, a equipa conseguiu também entregar a experiência de aplicação do candidato, incluindo a verificação de identidade KYC, para prevenir que o risco de fraude possa sabotar os alicerces de uma sociedade do conhecimento.

Leia também: Reskilling: os benefícios segundo a Spring Professional

As duas plataformas permitem à Fundação José Neves contar com um processo de integração totalmente digital para instituições de ensino e candidatos aos ISA. O sistema proporciona também a gestão segura de contas, pagamentos e cobranças de bolsas de estudo, integrado no banco da FJN.

Perto da data de conclusão da aplicação ISA FJN, a Fundação José Neves começou a desenvolver a segunda aplicação Brighter Future, um portal de informação inovador que faz a radiografia do Emprego, Formação e Competências em Portugal. Neste projeto,a FJN tinha como objetivo criar uma experiência de utilizador ‘elegante’ para ajudar os utilizadores a explorar e obter informação de duas fontes: a plataforma BI da Microsoft e o sistema de gestão de conteúdo ‘Contentful’.

Com um impacto significativo no ambiente educativo do nosso país e na robustez de base de ums sociedade do conhecimento, ou que assim se pretende, os dois programas da FJN  tiveram desde o seu lançamento público uma elevada procura, com o ‘Brighter Future’ a somar 400 utilizadores simultâneos, somando já cerca de 7000 pageviews; um número que tem vindo a aumentar ao longo do tempo. Por sua vez, a aplicação ISA ajudou a processar cerca de 400 candidaturas para as bolsas reembolsáveis ISA FJN apenas no primeiro mês e meio. Os candidatos aprovados estão agora a beneficiar de cursos e formação através do FJN ISA.

Este acesso universal à educação é um bem social muito importante para o nosso país“, afirma Paulo Rosado, CEO da OutSystems. “Foi por sabermos o impacto que a Fundação José Neves pode ter no futuro da educação em Portugal que desde logo quisemos contribuir com a nossa tecnologia para dotar a fundação das ferramentas necessárias para integrar os vários fornecedores de educação e também disponibilizar insights relevantes a potenciais alunos“.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Cátia Gil – CorpCom

t: +351 213 026 150 | m:+351 96 550 02 07 | Mail: [email protected]