ssaude mental teletrabalho
Plano formativo da Adecco está pensado para apoiar os líderes na atuação preventiva, ao nível da saúde mental em teletrabalho, e não só

Com um novo paradigma de trabalho imposto pela pandemia, as situações de solidão, ansiedade e stresse agravaram-se e tornaram evidente a importância de atuação num contexto que promova a saúde mental em teletrabalho. E foi por isso que a Adecco Training criou um plano inédito de formação que visa, precisamente, apoiar os líderes das organizações na atuação preventiva e promocional da saúde mental e bem-estar das suas equipas.

MIND FLOW’ é um ciclo de cinco workshops online, desenhado à medida dos desafios e das oportunidades que as empresas enfrentam neste período. A prioridade é prevenir a doença mental altamente incapacitante para os indivíduos, em termos pessoais e profissionais.

Para enquadrar as empresas sobre a importância da saúde mental dos seus funcionários, a Adecco Training promove um webinar sobre o tema, que esta terça-feira (9 de março), às 10 horas, com acesso através deste link.

Pandemia potenciou importância da saúde mental em teletrabalho

Um estudo da Institute for Health Metrics and Evaluation refere que 10,7% da população mundial vive com uma doença mental ao longo do seu percurso. Isto significa que uma em cada 10 pessoas sofre com alguma condição, como a ansiedade ou a depressão.

Os desafios da pandemia potenciaram estas ocorrências, e colocaram em evidência a importância de prevenir e promover a saúde mental em teletrabalho e nas empresas: a privação da liberdade a que as pessoas têm sido sujeitas reforça situações de solidão, ansiedade e stresse, que foram desencadeadas pelas medidas de isolamento e distanciamento social essenciais para a proteção e segurança da população.

Em janeiro, Miguel Ricou, presidente do Conselho de Psicologia Clínica da Ordem dos Psicólogos, referiu publicamente não ter dúvidas em antever que o número de casos de pessoas em sofrimento psicológico vai aumentar em contexto de pandemia. Ora, só nos primeiros três meses da pandemia, de acordo com dados do Infarmed, venderam-se mais 400 mil embalagens de ansiolíticos e antidepressivos do que no mesmo período em 2019.

Portugal está, de acordo com a OCDE, no quinto lugar entre os países que mais consome aquele tipo de medicação.

LEIA TAMBÉM: Teletrabalho: estudo revela que empresas podem perder talentos se não estiverem preparadas

Que consequência traz este cenário para o mundo do trabalho? Os problemas de saúde mental podem afetar negativamente os indivíduos em todos os campos da vida, inclusivamente no campo profissional: stresse elevado, perda de produtividade, turnover e burnout são algumas das consequências que podem vir a enfrentar.

A depressão reduz o desempenho cognitivo em cerca de 35% das vezes que desempenhamos uma tarefa. Em 12% dos casos, o absentismo tem raízes em problemas de saúde Mental.

A tempestade perfeita se não atuarmos…

Estando boa parte da população ativa a trabalhar em regime remoto, num cenário de insegurança que é a ‘tempestade perfeita’ para o agravamento do sofrimento psicológico, como podem as empresas atuar preventivamente em relação ao bem-estar e saúde mental em teletrabalho – e na empresa – das suas equipas?

Com base nesta premissa, a Adecco Training criou um plano pensado para apoiar os líderes na atuação preventiva. ‘Mind Flow ‘é um ciclo de cinco workshops online desenhados à medida daqueles que são os seus desafios e as oportunidades de cada empresa.

Infelizmente, a saúde mental é ainda um tabu, pelo que são poucas as pessoas que se sentem confortáveis em ser associadas a este conjunto de palavras e as próprias empresas podem sentir-se vulneráveis em assumir, também, que os seus funcionários precisam de intervenção neste contexto”, diz Patrícia Andrade, responsável pela unidade de Training da Adecco Portugal. “Porém, se definirmos que saúde mental é um estado de arrumação da nossa casa, seremos então capazes de assumir que há divisões por organizar?”, questiona a responsável.

LEIA TAMBÉM: Saúde mental dos jovens: estudo conclui que a pandemia teve impacto negativo

Assim, partindo da analogia da ‘arrumação da casa’, dividida em cinco divisões (temas dos cinco Workshops) – ‘Como Potenciar o Engagement, ‘Mindfulness’, Inteligência Emocional, Felicidade na Vida e na Carreira, e ‘Resiliência & Estratégias de Coping’ –, a Adecco Training desenvolveu um plano de formação flexível, com um total de 22 horas, em que cada empresa pode construir o seu percurso de acordo com as suas necessidades.

Saúde mental em teletrabalho: ferramentas que dão respostas

“Essencialmente, são ferramentas que pretendem dar resposta ao contexto que estamos a viver e a promover de forma consciente e intencional ações sobre a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho, sem do que o objetivo último é reduzir índices de stress, ansiedade, turnover e absentismo”, elucida Patrícia Andrade. Todos ganhamos quando a nossa equipa está no seu melhor, para isso devemos questionar-nos se estamos a proporcionar os recursos necessários nesta nova realidade. O programa Mind Flow vai dar às empresas as ferramentas imprescindíveis para ter uma equipa mais robusta, sólida e saudável, esclarece ainda a responsável.

LEIA TAMBÉM: Teletrabalho: como trabalhar em casa com filhos

Como promover a saúde mental em teletrabalho diante dos desafios impostos pela pandemia? Que ações estão ao seu alcance para dar suporte e apoio à equipa?  O que cada colaborador pode fazer para manter estável a sua saúde física, mental e emocional? São as respostas que o ‘Mind Flow’ irá dar às empresas contratantes deste plano de formação, que irá apoiar no ‘terreno digital’ as equipas nesta mudança de paradigma que a pandemia trouxe ao mundo do trabalho.

Para mais informações:

Inês Maia e Silva

967 521 865

[email protected]

FONTEAdecco
Artigo anteriorEmpreendedorismo feminino derruba barreiras e prospera durante a pandemia
Próximo artigoConfinamento cria maior tendência para fazer obras em casa
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".