A pandemia de 2020 obrigou-nos a adaptarmo-nos a uma nova normalidade para a qual não houve formação prévia, e de um dia para o outro! Entre aqueles que mais sofreram estão os pais que tiveram de recorrer ao teletrabalho e de descobrir como trabalhar em casa com filhos ao seu cuidado.

Uma das principais preocupações na realização desta “missão impossível” é saber como fazê-lo sem ficar louco. A TP-Link, fornecedor líder de soluções de conectividade fiáveis para empresas e consumidores, disponibiliza este pequeno manual de sobrevivência para teletrabalho com miúdos.

4 dicas sobre como trabalhar em casa com filhos

Organize os seus horários. Um dos inconvenientes do teletrabalho é que a linha do tempo se tornou indistinta. É por isso que é tão importante planear as suas atividades durante o dia. Como pode fazer isso? Para começar, recomendamos que determine quais serão os seus horários familiares e de trabalho e tente cumpri-los tanto quanto possível. Não há como trabalhar em casa com filhos sem apoio familiar, é essencial. Nesse sentido, sugerimos que se reveze com a sua parceira a tomar conta das crianças. Sugerimos também que aproveite ao máximo o tempo de sono dos seus filhos, para que de manhã (antes de acordarem), durante a sesta ou quando vão para a cama, possa ser a melhor altura para despachar algum do trabalho que tem para fazer.

– Assegure uma boa rede Wi-Fi. Um recurso obrigatório durante esta época é ter uma boa ligação à Internet. Numa sociedade em que o tempo nunca chega, ter uma boa ligação garante uma maior eficiência no trabalho. Alguns estudos indicam que não ter uma boa ligação pode fazer com que percamos até 30 minutos por dia, em média.

Leia também: Teletrabalho: estudo revela que empresas podem perder talentos se não estiverem preparadas

Se a videochamada com os seus colegas sofrer cortes ou problemas de qualidade de imagem, se demorar demasiado tempo a descarregar um documento ou se perder o sinal quando se desloca pela casa, provavelmente precisará de melhorar a sua ligação à Internet.

Atualmente, a melhor e mais avançada tecnologia para o teletrabalho é a Wi-Fi mesh, que lhe permite criar uma rede única com a melhor cobertura e velocidade e latência ultra baixa. Um exemplo é o Deco X20 (com a nova norma WiFi 6), que graças à sua cobertura contínua melhorada e latência reduzida o ajuda a não ter de passar mais por situações de falha de rede e a aproveitar o tempo para estar com a sua família. Além disso, oferece controlo parental, criação de rede de convidados ou prioridade ao acesso à Internet em certos dispositivos ou serviços quando considerar conveniente. Além disso, este sistema inteligente, com a mais recente tecnologia sem fios Wi-Fi 6, permite-lhe desfrutar de velocidades muito mais elevadas, maior capacidade e estabilidade com muitos mais dispositivos ligados, bem como poupança de energia em relação à norma anterior.

– Supervisão dos mais novos. Descobrir como trabalhar em casa com filhos poderá passar por momentos de separação física monitorizada. Compreendemos que não terá tempo para estar sempre com as crianças, pelo menos não fisicamente, mas com a ajuda de uma câmara inteligente como a Tapo C200, não será necessário. Pode garantir a segurança dos seus filhos graças à sua funcionalidade de deteção de movimento que lhe enviará uma notificação, caso detete movimento. Este equipamento também tem áudio bidirecional, para que possa estar em comunicação com os mais novos em qualquer altura, sem ter de quebrar o ritmo do seu tempo de trabalho.

Leia também: Burnout parental: os efeitos da pandemia nos portugueses

Defina um espaço de trabalho. Trabalhar com filhos em casa será muito mais simples se definir um espaço de trabalho que seja adaptado às necessidades básicas dentro de casa. Recomendamos que seja um lugar longe de distrações físicas e sonoras, para que tenha privacidade para ter reuniões ou chamadas de trabalho. Além disso, deve ter em conta que estar em frente do computador, repetindo movimentos praticamente automatizados durante longos períodos de tempo, pode ser prejudicial à sua saúde, pelo que é essencial ter mobiliário ergonómico que reduza possíveis efeitos negativos. Finalmente, considere uma boa iluminação, ventilação e temperatura adequada – são fatores que melhoram a concentração e produtividade no teletrabalho.

Para mais informações

João Trigo | [email protected] | 965 826 506

Frederico Rocha | [email protected] |936 101 392

 

FONTETP-Link
Artigo anteriorPmarché: a nova loja “online” onde encontra tudo o que precisa
Próximo artigoCampanha contra o plástico: Maiambiente compromete-se com a “luta”
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".