A seis meses da realização (de 17 a 19 de Abril, a planta do maior salão automóvel do setor do pós-venda nacional, que volta a acontecer na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, integra já o mesmo número (26) de expositores espanhóis da edição anterior. E, entretanto, há operadores económicos italianos e belgas com reservas de espaço feitas – no total de 157 agentes empresariais do aftermarket que fizeram reserva, até à data.
Na grelha de partida do expoMECÂNICA 2020 deverá perfilar-se mais um recorde de participação espanhola. E internacional, provavelmente. Para o efeito, muito já está a contribuir a decisão da Kikai Eventos, o organizador do maior evento ibérico que espelha a atividade no primeiro semestre de 2020, de reposicionar a feira, alterando a sua periodicidade.
O salão automóvel vai realizar-se de dois em dois anos (pares) a partir de 2020, portanto, alternando com a Motortec Automechanika Madrid.
O acerto de calendário no próximo ano fará a 8.ª edição do certame acontecer só em 2022. Desta forma, o expoMECÂNICA alinha-se com as tendências internacionais do setor, permitindo ainda o seu crescimento no panorama das principais exposições europeias do seu género.
Salão automóvel com novo compromisso com (e em prol) do setor
Depois de uma profunda reflexão e consulta ao mercado, «assumimos um novo compromisso com o setor. A recetividade – nacional e internacional – está a ser muito positiva. Estamos a conseguir excelentes resultados lá fora, sobretudo em Espanha, o que nos leva a crer que vamos ter a melhor participação de sempre», explica José Manuel Costa, director-geral da Kikai.
Esta alteração – «estratégica» e «profunda» – vai ao encontro do que pretende o mercado e a Organização deste salão automóvel. «Colocamos o interesse do setor acima de tudo. Provamos que somos uma alternativa – credível e segura – a todos os que pretendem, tal como nós, crescer e alargar as fronteiras do aftermarket. Adotámos um modelo que funciona em toda a Europa», refere o mesmo responsável.
Força da feira está nos grandes players
A campanha do expoMECÂNICA 2020 prossegue com ganhos nos principais indicadores comerciais. Mais de metade da área expositiva (24 mil metros quadrados) está já ocupada por um total de 157 empresas, evidenciando um forte interesse dos operadores do pós-venda no certame (consultar a planta da feira no website do organizador).
A «força» do salão automóvel está, precisamente, nesta participação – atempada e ininterrupta –de «muitos dos grandes players», refere Sónia Rodrigues, diretora comercial da Kikai.
Com mais 8 mil m2 disponíveis no desenho da sétima edição do expoMECÂNICA, existe assim a expetativa de novos crescimentos em vários indicadores, quantitativos e qualitativos.
«Estamos no bom caminho para obtermos um resultado histórico em termos de área líquida alugada também. Dos quatro pavilhões da EXPONOR alocados ao evento, a nave 5 do recinto está nesta altura praticamente preenchida, o Pavilhão 4 para lá caminha (tem 75% da área reservada) e estamos com uma ocupação de 33% nos dois restantes. E a campanha ainda só vai a meio», salienta Sónia Rodrigues.
Ficha Técnica do salão automóvel:
expoMECÂNICA 2020 – 7.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 17 a 19 de abril
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Pavilhões 2, 3, 4 e 5)
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo
Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização
Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.
Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA),Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA),Associação Nacional dos Profissionais e Empresas do Ramo Automóvel (ANPERE), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE), Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR) e Asociación de Talleres de Santiago (ARA).
Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista PósVenda, Revista PósVenda Pesados, AutoAfterMarketNews, Velocidade Online, SAPO, AutoPos, Infocap, Mundo Recambio y Taller, Revista Posventa,Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica, Jornal de Notícias, Correio do Minho, La Voz de Galicia, Jornal Record, TSF, Antena Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE Vigo.
Assessoria de Imprensa:
Sandra Lima ● 916921689 ● Alberto Moreira ● 937033588
lu************************@gm***.com
●
in**@ki***.pt