expomecanica
O Expomecânica estima fechar a planta da feira nos 300 expositores

O expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, a acontecer em abril próximo (de 17 a 19), na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, será o maior e mais internacional de sempre.  O evento conta atingir máximos no número de expositores, área ocupada, países representados e operadores económicos internacionais presentes.

«Estamos muito bem posicionados para ter o melhor ano de sempre. A sensivelmente dois meses para a abertura das portas, 85% do espaço da feira está já preenchido em planta. Se acrescentarmos as reservas, a efetivar nos próximos dias, restarão, pois, muitos poucos stands para alocar nas próximas semanas», refere Sónia Rodrigues, a diretora comercial da Kikai Eventos, a entidade dinamizadora do certame.

Expomecânica: quatro pavilhões, 300 expositores e nove países representados

A campanha do expoMECÂNICA prossegue, e ultrapassou, entretanto, várias metas definidas. Um dos indicadores mais expressivos é mesmo a participação estrangeira. Naquele que já se posiciona como o melhor ano internacional de sempre, o número de países representados mais que duplicou (para nove), comparativamente com a edição passada.

Para já, a mostra tem garantida a presença de 242 expositores do aftermarket automóvel nacional e o desenho do acontecimento regista um crescimento de 20% (acima de 2019) de área líquida, num total de quatro pavilhões. A Organização estima ultrapassar nos próximos dias o número de expositores de 2019 e que a planta da feira feche nos 300 expositores.

As empresas do pós-venda espanhol continuam a liderar a representação internacional na exposição. Dos 52 expositores estrangeiros confirmados até à data (21% da massa expositiva global), 36 vêm de Espanha, secundados pela Itália (10), França (1), Países Baixos (1), Luxemburgo (1), Bélgica (1), Estados Unidos da América (1) e Japão (1).

Para a Kikai, este indicador «revela que a decisão de alterar a periodicidade da feira», em alternância com a Motortec Automechanika Madrid, foi «muito bem recebida pelos operadores nacionais e internacionais, o que veio validar e reforçar a estratégia», diz José Manuel Costa, diretor-geral da entidade organizadora.

O Salão, recorde-se, anunciou em Outubro último que passaria a realizar-se de dois em dois anos, nos anos pares.

Evento do ano do aftermarket português

A feira de referência do pós-venda automóvel nacional tem muito mais para oferecer. «Estamos a preparar, como é nosso apanágio, um diversificado cartaz de atividades para assinalar o evento do ano do aftermarket luso. Queremos continuar a surpreender os nossos visitantes com novas apostas e reforçar as que já existem e são bem acolhidas pelo setor», adianta ainda José Manuel Costa.

O expoMECÂNICA receberá, por exemplo, pela primeira vez a competição Challenge Oficinas, organizada pelo Jornal das Oficinas (JO) com o apoio da Polivalor. A iniciativa vai ter uma finalíssima disputada entre os vencedores das edições anteriores, no dia 18 de abril, numa sala própria dentro do Salão, onde as equipas vão ser postas à prova.

O Challenge consiste num jogo oficinal dinâmico, no qual é simulado o funcionamento de uma oficina através de diferentes painéis participativos, sendo vencedora a equipa que acumular mais pontos ao longo do jogo.

Expomecânica estreia várias atividades

Outra das estreias é a super-final da competição Melhor Mecatrónico 2020, organizado igualmente pelo Jornal das Oficinas, mas desta feita em parceria com a ATEC – Academia de Formação.

O JO dinamiza ainda, pelo quarto ano consecutivo, o Plateau TV, um fórum de debate dos temas atuais do setor do pós-venda automóvel em Portugal.

O Espaço de Demonstração DEMOTEC by CEPRA mantem a mesma linha de continuidade, com apenas alguns ajustes na forma e no conteúdo.

Será montada também, em exclusivo, uma Estação de Serviço Retro, sob a batuta da Guimabombas, que nos remeterá a um passado aparentemente tão distante…

Em exibição estará ainda a 2.ª Exposição de Miniaturas expoMECÂNICA.

Os parceiros institucionais e associativos preparam a cada nova edição atividades que acrescentam valor à feira. E este ano não é exceção.

A ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel realizará o XVI Encontro Nacional da Reparação Automóvel.  Este ano, o evento vai ter lugar no novíssimo e exclusivo espaço de conferências – o  expoTALKS by PRIO.

Também a ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, que celebra os seus 80 anos, prepara a sua presença no Salão. Será co-organizadora da Exposição Sobre Rodas, que trará à expoMECÂNICA alguns dos Grandes Carros do Século XX. O programa está ainda a ser alinhavado, sendo certo que manterá a aposta na formação e no debate sobre os temas da atualidade do setor.

Já os Jogos Mecânicos, sob a batuta da Divisão de Peças e Acessórios Independentes (DPAI) da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), vão acrescentar à sua vertente lúdica uma área de formação

O mapa das atividades paralelas começa, desde já, a ganhar forma e cor. Muitas demonstrações, formações e várias conferências.  Mas há muitas mais iniciativas que estão a ser preparadas por parceiros e expositores, agora que o evento mais importante do aftermaket nacional entra em velocidade cruzeiro para mais uma edição recordista. 

Ficha Técnica:

expoMECÂNICA 2020 – 7.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 17 a 19 de abril

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Pavilhões 2, 3, 4 e 5)

Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo

Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA),Associação Nacional dos Profissionais e Empresas do Ramo Automóvel (ANPERE), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE), Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR) e  Asociación de Talleres de Santiago (ARA).

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista PósVenda, Revista PósVenda Pesados, AutoAfterMarketNews, Velocidade Online, SAPO, AutoPos, Infocap, Mundo Recambio y Taller, RevistaPosventa,Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica, Jornal de Notícias, Correio do Minho, La Voz de Galicia, Jornal Record, TSF, Antena Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE Vigo.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Sandra Lima ● 916921689 ● Alberto Moreira ● 937033588
LUPA.Comunicação & Assessoria de Imprensa
[email protected][email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome