
A “Singularidade na Saúde” é o grande tema da próxima edição do C-Health Congress, que se realiza no Centro Cultural de Belém, no dia 22 de outubro. Organizado pela IFE By Abilways, o evento anual, que conta agora com a sua 4.ª edição, pretende dinamizar o diálogo e criar proximidade entre as várias partes que compõem o ecossistema da saúde, incluindo doentes, médicos, profissionais de saúde, investigadores, indústria e área da tecnologia.
O C-Health Congress terá a tecnologia como um dos pontos centrais
A Incorporação da Tecnologia no Ecossistema da Saúde é um dos temas principais, abordado em formatos de mesa redonda ou pitch inovação. Vão ser abordados os problemas do setor que se pretendem resolver com ferramentas tecnológicas. A Inteligência Artificial, e como esta pode combinar dados com pensamento clinico, será apresentada por Pedro Gouveia, da Fundação Champalimaud. Já Teresa Magalhães, Presidente da Comissão Executiva do Hospital da Cruz Vermelha e coordenadora na APAH, apresenta o recente estudo desta entidade sobre Business Intelligence no setor da saúde.
Investimento e Ética na Inovação em Saúde é outro dos temas principais, que vai abordar precisamente o investimento em soluções de saúde e o papel das startups no setor.
Sofia Couto da Rocha, Unit Manager nas Lusíadas Clínicas e CEO na SkinSoul, vai apresentar a responsabilização sobre os dados, com foco em APP’s e robótica, qualidade e segurança dos dados e validação científica de conteúdos.
O C-Health Congress explora ainda a Construção de Proximidade entre médicos e pacientes, abordando a importância do paciente enquanto pessoa colaborativa na avaliação e processo de tratamento da sua doença. Uma das abordagens deste tema será uma mesa redonda, com a participação de João Pedro Bello, doente de Parkinson e autor de livro sobre a doença; Luís Duarte Costa, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e Margarida Lobo Antunes, diretora-clínica no Hospital Lusíadas de Lisboa.
«Um dos objetivos principais do C-Health Congress é reunir as várias partes envolvidas no setor da saúde e potenciar o diálogo entre as mesmas, de forma a identificar desafios e pensar conjuntamente nas soluções de desenvolvimento que cabem a cada um. Nas últimas edições temos desenvolvido esta proximidade, no sentido de interligar conhecimento, inovação, investimento e recursos» refere a coordenadora do evento, Irene Moreira, da IFE By Abilways.
Entre os oradores confirmados, encontram-se ainda:
- Pedro Souto, Presidente da APELA; Mamede de Carvalho, Neurologista e Neurofisiologista IMM e Presidente do Conselho Cientifico da APELA;
- Ricardo Pereira, responsável da agenda ”Saúde, Investigação Clínica e de Translação”, da Fundação para a Ciência e Tecnologia;
- João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga;
- Carlos Alberto, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa;
- João Moutinho, Head of Development no Centro de Computação Gráfica (moderador);
- Francisca Leite, Diretora-executiva do Grupo Luz Saúde;
- Joana Camilo, Diretora-executiva no Creating Health Research and Innovation Funding;
- Vasco Vilela, Vice-presidente executivo na PME investimentos;
- Óscar Gaspar, Presidente da APHP (moderador).
Consulte o programa completo.
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
PURE
Ana Oliveira
TM. 91 802 81 01 | an**********@pu**.pt | Skype: ana.oliveira_197
LISBOA – R. Diogo Couto, 1B 2799-537 Linda-a-Velha
PORTO – Rua Gonçalo Cristóvão nº 185 – 7º piso, 4049-012 Porto