Quintas de Melgaço

A sala de provas da Quintas de Melgaço, produtor emblemático da região dos Vinhos Verdes, tem em exibição, durante o verão, a exposição de pintura “Tintas de Melgaço” assinada pela dupla Alua & Pólen. A inauguração está marcada para dia 25 de julho, e vai contar com a presença dos artistas plásticos para orientar um workshop gratuito aberto ao público, mediante inscrição prévia para o e-mail [email protected].

Na tarde de sábado, das 14h às 18h, os visitantes vão poder participar numa pintura colaborativa, orientada por Manuel António e Paula Dacosta Ribeiro, o casal por trás do projeto artístico, testemunhando ao vivo todo o processo criativo – da ideia à tinta. Além do workshop, para completar a experiência, será servido um copo de QM Alvarinho, vinho bandeira do produtor, para degustação.

Há alguns anos a viver em Castro Laboreiro, freguesia de Melgaço, Manuel António e Paula Dacosta Ribeiro têm-se dedicado à promoção da criatividade e da pintura na região. Individualmente foram distinguidos várias vezes por diferentes júris e associações artísticas portuguesas. Enquanto duo, asseguraram a criação de “O Túnel da Cor”, um painel com cerca de 75 mil azulejos que lhes valeu o prémio SOS Azulejo, na Ação Comunitária, em Lisboa.

Veja também: Melgaço em festa, em segurança

Quintas de Melgaço envolve a cultura local no seu reencontro com o público

Esta iniciativa surge da vontade da Quintas de Melgaço de abrir as portas da adega ao público, como mote para conhecer o concelho. A estratégia tem passado por enraizar as sinergias com os produtores e talentos locais, da gastronomia à cultura. “Há muito para descobrir em Melgaço. Além do Alvarinho, ex-líbris da região, queremos mostrar a todos os visitantes a riqueza do nosso património, posicionando a região como um destino de enoturismo de eleição”, refere Pedro Soares, administrador-delegado da Quintas de Melgaço.

No primeiro ano em que abre oficialmente ao público, a Quintas de Melgaço preparou uma agenda alargada de atividades para complementar a oferta de enoturismo. As provas de vinho harmonizadas com queijos e fumeiros de Melgaço, bem como os piqueniques em plena vinha podem ser desfrutados diariamente, mediante marcação prévia (ver mais aqui: quintasdemelgaco.pt).

Veja também: Alvarinho Deu La Deu Selvagem: uma homenagem à região de Monção e Melgaço

De acordo com as indicações da Direção-Geral de Saúde de prevenção ao surto pandémico Covid-19, só se aceitam grupos com o máximo de 8 pessoas, para cumprimento das distâncias mínimas de segurança, e o uso de máscara é obrigatório.

Sobre as Quintas de Melgaço

A Quintas de Melgaço é um projeto único em Portugal. Os primeiros capítulos foram escritos por Amadeu Abílio Lopes, um filho da terra de espírito empreendedor que rumou ao Brasil, em meados do séc. XX, para crescer e se afirmar como empresário industrial de referência.

O sucesso que viria a conhecer nunca o impediu de recordar a terra que o viu nascer, tendo voltado, anos mais tarde, para instalar os seus negócios no concelho de Melgaço e potenciar o crescimento da própria região. Com uma visão arrojada e inovadora, desafiou centenas de pequenos e médios produtores vitivinícolas a juntarem forças e a trabalharem em conjunto para promover, em uníssono, o potencial dos vinhos da região e da casta Alvarinho, a base de todas as receitas. Nascia assim a sociedade da Quintas de Melgaço, constituída por mais de 500 membros acionistas. O projeto rapidamente ganhou escala e se tornou num importante motor de desenvolvimento para a comunidade e para a região de Melgaço, colocando-a no atlas mundial.

Para mais informações

Alice Santos – SILVER LINING – Consultoria de Comunicação

Tlm.: +351 932 510 139 | E-mail: alicesantos@silver-lining.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome