
O ISCAL é uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas 2019-2020. O Dia das Bandeiras Verdes 2020 será no próximo dia 13 de Novembro, com transmissão em direto e online no YouTube ABAE e Facebook Eco-Escolas.
Nas palavras de Margarida Piteira, Pró-Presidente do ISCAL para as Relações com a Comunidade “É com satisfação que comunicamos a obtenção da Bandeira Verde no primeiro ano em que participamos no programa Eco-Escolas, fruto de um trabalho colaborativo que envolveu alunos, funcionários e docentes. 2020 Foi o ano no qual o ISCAL começou a consolidar a sua consciência ambiental, coincidindo com a sua participação no programa Eco-Escolas. Esforço, este, reconhecido pela atribuição do galardão Bandeira Verde, pela primeira vez à nossa instituição. O ISCAL, também é verde, sendo hoje uma Eco-Escola. Constituir o ISCAL uma instituição de ensino, mais sustentável e amiga do ambiente, é uma das nossas apostas. Não obstante, esta área encerra alguns desafios. Por um lado, as caraterísticas arquitetónicas e de logística do edifício que nos acolhe; por outro lado, a organização e compatibilidade das agendas, e dos tempos, da comunidade ISCALina. Não obstante, há uma equipa motivada, que abraça a causa, abrindo caminho para que o ISCAL exerça a sua missão de cidadania ecológica; trabalhando e implementando projetos anuais, nesta área de responsabilidade social.”
O ISCAL, enquanto instituto de ensino superior público, aposta num conjunto de princípios que promovam as boas práticas, tais como a inclusão, igualdade, diversidade, a abertura e participação da população académica na responsabilidade social, assim como a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente. É neste enquadramento que, preocupado com o desenvolvimento sustentável dos estudantes, funcionários e docentes, foram promovidas um conjunto de iniciativas inseridas no Programa Eco-Escolas, que incentivam à redução do consumo de água, à gestão eficiente da energia, à reutilização, à redução do consumo de plástico, à reciclagem e à separação do lixo, como pequenos contributos para ajudar a melhorar o ambiente e a qualidade de vida de toda a comunidade ISCALina.
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Para a obtenção do prémio, o ISCAL teve de introduzir o programa Eco-Escolas no seu campus e na vida diária de toda a sua comunidade. A implementação deste programa obrigada à execução de uma metodologia de sete passos, que visam garantir a participação de todos na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de um instituto e de uma comunidade mais sustentáveis. Os sete passos são: a formalização de um Conselho Eco-Escola; a realização de uma Auditoria Ambiental; a construção de um Plano de Ação; a Monitorização e Avaliação; o Trabalho Curricular; a Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local; e o Eco-Código.
Ações que contribuiram para o galardão do programa Eco-Escolas
Das práticas desenvolvidas, para além da constituição dos Conselhos (permanentes e geral), começou-se por dinamizar a comunidade ISCALina, criando massa crítica entre docentes, não docentes e estudantes. Deste primeiro ano de experiência, uma das mais valias foi uma tomada de consciência, entre o que existe e o que falta fazer, através do inquérito-diagnóstico de auditoria ambiental.
Em paralelo, como exemplo de outras ações concretas, apresentam-se alguns projetos submetidos ao programa do galardão, a saber: um ao Collage no âmbito da economia circular, do aluno Bruno Silva, com o projeto Brocolis; um à Horta Bio em Casa, um aos Suspeitos do Costume (na gestão de resíduos) e um para As aves que me rodeiam, todos estes da aluna Ana Beatriz Santos; e, um outro para a Espiral das ervas aromáticas, com os alunos Mariana Santos e João Caetano, com a co-autoria da conselheira Filomena Borba, do grupo dos não docentes. Salienta-se que o projeto para os Suspeitos do Costume alcançou o segundo lugar nacional.
Outra ação realizada foi um (web)seminário no âmbito dos Global Action Days, onde se debateram as alterações climáticas (juntando a problemática do ODS 13); contando com presenças de oradores externos, entre os quais: Álvaro Pimpão Silva, Investigador do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e David Avelar, Investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
“Estes foram apenas os primeiros passos, num primeiro ano muito atípico; que também o foi para o trabalho de uma potencial Eco-Escola. Muito haverá, certamente, a fazer. O ISCAL continuará a trabalhar para que a sua comunidade, e para a comunidade onde se insere, sejam melhores lugares para se viver; ambicionando, assim, deixar a sua marca num mundo melhor! Mais do que um galardão, a Bandeira Verde é um comprometimento com as questões ambientais e da sustentabilidade, a qual honraremos da melhor forma que conseguirmos! Continuaremos a trabalhar para sermos, efetivamente, uma organização de cidadania ambiental.” Acrescenta Margarida Piteira, Pró-Presidente do ISCAL para as Relações com a Comunidade.
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Sobre o Eco-Escolas
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Este programa atualmente envolve: 220 Municípios, 1.625 Escolas, 3.320 Professores e 435.000 Alunos.
Para mais informações
Sérgio Marçalo | Tlm: +351 93 809 03 00 | E-Mail: [email protected]