A digitalização do calçado português – um dos eixos estratégicos da fileira para os tempos mais próximos – é um dos temas em agenda na Conferência Tudo sobre Ecommerce 2020, que decorrerá a 18 de abril próximo no Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, no Porto. Na tribuna estará a renovada estratégia de uma das mais conhecidas redes de sapatarias do nosso País, a PROF Shoes, que, em 2019, viu o crescimento do seu negócio eletrónico mais do que duplicar face à média dos últimos três anos.

Que passos estão a dar os fabricantes e os retalhistas nacionais de calçado no sentido da digitalização do negócio? Que estratégias de comércio eletrónico estão a seguir, quer para o mercado interno quer para o externo? E com que resultados? Estão as marcas lusas a palmilhar as melhores práticas internacionais no domínio do marketing online? Que desafios, inclusive internacionais, têm pela frente e como contam ultrapassá-los? – serão algumas das questões em agenda.

Com a trajetória da loja online da PROF Shoes no foco, a 3.ª edição desta jornada de reflexão setorial procurará ir ao encontro de um dos maiores anseios dos marketeers e demais profissionais da área: como otimizar a conversão em ecommerce.

No caso da PROF Shoes, a evolução do último ano deveu-se, sublinha Samuel Costa Marques, Head of Ecommerce & Marketing da PROF Shoes, a quatro linhas de atuação principais: captação de clientes, comunicação, usabilidade online e serviço de apoio ao cliente.

Samuel Costa Marques é precisamente o segundo orador que a organização da Conferência TSE 2020 tem já confirmado, para abordar o “paradigma de um modelo de negócio com raízes muito tradicionais – lojas físicas multimarca – que cada vez mais se aproxima de um negócio online, de venda de marca própria, direct to consumer, fundamenta Vera Maia, mentora da plataforma Tudo Sobre eCommerce, que organiza o evento e é uma das consultoras de referência no desenvolvimento de projetos de comércio eletrónico em Portugal.

PROF Shoes: uma questão de growth hacking, internacionalização e marcas próprias

Samuel Costa Marques Prof Shoes
Samuel Costa Marques, PROF Shoes

Em 2019, a PROF Shoes “mais do que duplicou a captação de clientes”, revela Samuel Costa Marques, que aponta créditos à estratégia e à mentalidade de “growth hacking” empreendida e “partilhada por toda a equipa”.

No médio prazo, as metas do negócio online da insígnia passam, essencialmente por dois vetores: fidelização da base de clientes e a “implementação de um plano de internacionalização que permita afirmar a marca em alguns países onde hoje já está presente”, explica o responsável de ecommerce e marketing da empresa.

Para a especialista de comércio eletrónico Vera Maia, do TSE, a PROF Shoes fornece o exemplo perfeito “da fusão entre grandes marcas e o desenvolvimento de marcas próprias para, assim, fazer crescer o negócio como um todo, também graças à automatização de processos, conseguido através da integração de novas tecnologias”. Daí o grande crescimento em vendas em 2019.

Fazedores, case studies e estratégias

A Conferência TSE leva à tribuna fazedores e empreendedores – nacionais e estrangeiros – no domínio do ecommerce, para uma jornada de informação e debate (de um dia), que coloca em agenda fórmulas vencedoras e intervenções muito práticas, frequentemente em formato de case studies, com dicas e estratégias que podem ser adaptáveis no terreno pelos profissionais do setor.

A realidade dos acessórios de moda, tais como os óculos e os relógios, consta igualmente do programa da Conferência TSE2020, com o estudo de caso da Meller – marca espanhola que surgiu há uma mão cheia de anos e que estará a faturar atualmente cerca de 10 milhões, graças apenas à loja online. Christian Erthel, um dos fundadores da insígnia e o estratega de publicidade nas redes sociais, é o orador confirmado pela Organização do evento.

Da 1.ª para a 2.ª edição, a Conferência Tudo Sobre Ecommerce cresceu 125% em número de participantes (450 em 2019). E foi também por isso que o palco do acontecimento mudou para o Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, um dos maiores da cidade “Invicta” e uma das “jóias da coroa” do edifício da instituição, com uma capacidade total de 1.150 lugares (600 em plateia).

Os bilhetes para a Conferência TSE 2020 já estão à venda, e a modalidade promocional Early Bird, com um custo de 79€, foi prolongada até 12 de janeiro de 2020.

A propósito do Tudo sobre eCommerce:

O Tudo sobre eCommerce é uma plataforma de consultoria desenvolvida por uma equipa de profissionais especializados, que se juntaram com o objetivo de tornar o mercado português numa referência em projetos de comércio electrónico. Dedica-se a ensinar tudo o que existe sobre o mercado das vendas online. E direciona-se a empresas e empreendedores que pretendem criar ou desenvolver uma loja online de raiz. Overcube (venda de calçado e acessórios multimarca), PROF Shoes (calçado), Play Up (moda infantil sustentável e consciente), Lemon Jelly (calçado), Wock (socas, sapatos e calçado profissional), Hoooked (fio para crochê e tricô 100% reciclado), entre outros, são alguns exemplos recentes com o cunho desta aceleradora de projetos de ecommerce.




Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Alberto Moreira
Assessoria de Imprensa :::

ja***************@gm***.com











::: + 351 93 703 35 88

FONTETudo Sobre Ecommerce
Artigo anteriorProgramas de São Valentim evocam o amor de Pedro e Inês na Quinta das Lágrimas
Próximo artigo“Startups” investem em governança corporativa para atrair investidores
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".