producao de hidrogenio
Unidade aumenta em 50% a capacidade de produção de hidrogénio na fábrica de Bécancour

A Air Liquide finalizou a construção do maior eletrolisador de Membrana Permutadora de Protões (PEM, na sigla inglesa) do mundo. Alimentada por energia renovável, esta unidade fabrica a partir de agora até 8,2 toneladas por dia de hidrogénio com baixo teor de carbono em Bécancour, no Quebeque. Com este novo investimento de grande escala, o Grupo confirma o empenho de longo prazo nos mercados de produção de hidrogénio como fonte de energia e a ambição de ser protagonista no fornecimento de hidrogénio com baixo teor de carbono.

Com uma capacidade de 20 megawatts (MW), este novo eletrolisador PEM, dotado de tecnologia da Cummins (empresa onde a Air Liquide elevou a sua participação para 19 %, depois de adquirida a Hydrogenics), é a maior fábrica deste tipo a operar atualmente em todo o mundo – o que permite responder à crescente procura de hidrogénio com baixo teor de carbono na América do Norte.

A proximidade de Bécancour aos principais mercados industriais do Canadá e dos Estados Unidos vai contribuir para assegurar o abastecimento de hidrogénio com baixo teor de carbono para fins industriais e para a mobilidade.

Nova unidade de produção de hidrogénio evita emissões equivalentes a 10 mil viaturas

A entrada ao serviço desta unidade de eletrólise aumenta em 50% a capacidade de produção de hidrogénio da Air Liquide na fábrica de Bécancour.

Em comparação com um processo de produção de hidrogénio tradicional, esta nova unidade de produção vai permitir evitar a emissão de cerca de 27.000 toneladas/ano de CO2, ou seja, as emissões anuais aproximadas de 10.000 viaturas.

A escolha de Bécancour está ligada a duas características da fábrica: por um lado o acesso a uma energia renovável abundante fornecida pela Hydro-Québec, e, por outro lado, a proximidade ao mercado da mobilidade do hidrogénio no nordeste do continente.

LEIA TAMBÉM: Carregamento de carros elétricos: Miio disponibiliza opção digital em toda a rede Mobi.E

Susan Ellerbusch, Diretora geral da Air Liquide América do Norte e membro da Comissão Executiva, declarou: «A luta contra as alterações climáticas está na essência da estratégia do Grupo Air Liquide. A inauguração da fábrica de Bécancour, no Canadá, marca uma etapa importante na execução desta estratégia. Com esta estreia mundial, a Air Liquide confirma o empenho na produção de hidrogénio com baixo teor de carbono à escala industrial e a capacidade de implementar desde já soluções tecnológicas relevantes. O hidrogénio irá desempenhar um papel decisivo na transição energética e na emergência de uma sociedade de baixo teor de carbono».

O empenho da Air Liquide em prol da fileira do hidrogénio

    Há 50 anos que a Air Liquide domina o conjunto da cadeia de abastecimento e produção de hidrogénio, até à armazenagem, passando pela distribuição e o desenvolvimento de aplicações para os utilizadores finais. Graças aos seus conhecimentos especializados, o Grupo contribui para generalizar a utilização do hidrogénio como fonte de energia limpa, nomeadamente para a mobilidade.

Atualmente, o Grupo projetou e instalou mais de 120 estações de enchimento de hidrogénio em todo o mundo. O hidrogénio constitui uma solução para dar resposta ao desafio do transporte limpo, contribuindo assim para melhorar a qualidade do ar.

LEIA TAMBÉM: Docente da Universidade de Coimbra nomeado para grupo de peritos da União Europeia no domínio da energia nuclear

Utilizado numa pilha de combustível, o hidrogénio combina-se com o oxigénio do ar para produzir eletricidade, rejeitando apenas água e não criando qualquer poluição no ponto de utilização: zero gases com efeito de estufa, zero partículas e zero ruído. A produção de hidrogénio dá uma resposta concreta aos desafios colocados pela mobilidade sustentável e a poluição local em zonas urbanas.

Sobre a Air Liquide no Canadá:

     A Air Liquide está presente no Canadá desde 1911 e conta com mais de 2.500 colaboradores e mais de 200.000 clientes e pacientes. Presente em toda a extensão do território nas principais regiões industriais do país, a Air Liquide Canadá oferece soluções inovadoras — gases, equipamentos e serviços — aos seus clientes nos setores da aeronáutica, do automóvel, do agroalimentar, da química, da defesa, da energia, da metalurgia, da exploração mineira, do fabrico de metais e da saúde.

A Air Liquide é líder mundial de gases, tecnologias e serviços para a indústria e a saúde. Presente em 80 países com cerca de 67 000 colaboradores, o Grupo serve mais de 3,7 milhões de clientes e doentes. Oxigénio, azoto e hidrogénio são pequenas moléculas essenciais para a vida, a matéria e a energia. Estas moléculas representam o território científico da Air Liquide e são a essência da atividade do Grupo desde a sua criação em 1902.

A Air Liquide ambiciona ser líder do seu setor, ser eficaz no longo prazo e contribuir para um mundo mais sustentável. A sua estratégia de transformação centrada no cliente visa um crescimento rentável, regular e responsável ao longo do tempo, apoiando-se na excelência operacional e na qualidade dos seus investimentos, tal como na inovação aberta e na organização em rede implementada pelo Grupo à escala mundial. Graças ao empenho e à capacidade inventiva dos seus colaboradores para dar resposta aos problemas da transição energética e ambiental, da saúde e da transformação digital, a Air Liquide cria ainda mais valor para o conjunto de todas as partes interessadas.

O volume de negócios da Air Liquide ascendeu a 22 mil milhões de euros em 2019. As soluções que o Grupo apresenta para proteger a vida e o ambiente representam mais de 40 % das vendas. A Air Liquide está cotada na Bolsa Euronext de Paris (compartimento A) e faz parte dos índices CAC 40, EURO STOXX 50 e FTSE4Good.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Andreia Ramos

EDC

T: +351 211 913 070  |  M: +351 936 101 395

Direção de Comunicação Air Liquide: [email protected]

 

FONTEAir Liquide
Artigo anteriorOs melhores presentes para o dia do pai, nos tempos que correm
Próximo artigoJantar do dia dos namorados no Algarve, em casa mas com a qualidade da Quinta do Lago
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".