Desde 2017, a Agência Nacional de Inovação (ANI) já premiou 23 projetos e empresas em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como COTEC, BPI, Super Bock Group, Altice Labs, Serralves e Rock in Rio, através do programa Born from Knowledge (BfK).

Os vencedores dos prémios de inovação, além de receberem a peça de arte “Árvore do Conhecimento”, da autoria do artista Leonel Moura, foram incentivados a manter a sua excelência científica com um total de 34 mil euros até ao momento.

Para reunir e celebrar esta comunidade de projetos e empresas “nascidos do conhecimento” e que se destacam em atividades de I&D com impacto económico e social, a ANI realiza no próximo dia 4 de julho, às 18h30, um sunset e um cocktail.

Prémios de inovação com novas parcerias

Projetos e empresas nas áreas de saúde, indústria agroalimentar, turismo e indústrias criativas, materiais e tecnologias avançadas de produção, energia, transportes e infraestruturas inteligentes, recursos naturais e oceano – eis os vencedores dos prémios de inovação BfK. Só no primeiro ano (2017), foram premiados 12 projetos de I&D colaborativa. Em 2018, os distinguidos foram 11. A iniciativa segue este ano e com novas parcerias, que serão anunciadas em breve.

O Born from Knowledge pretende dotar Portugal de um programa de promoção e valorização de ideias, projetos e empresas “nascidos” do conhecimento científico e/ou tecnológico colaborativo, com impacto na sociedade e no desenvolvimento da economia.

Os prémios de inovação BfK são promovidos no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência do Conhecimento, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

Programa Sunset e Cocktail BfK Awards (versão preliminar):

Alfândega do Porto, 4 de julho, 18h30
18:30 – Abertura
18:45 – Apresentação BfK Awards
19:20 – Keynote speaker (a confirmar)
19:35 – Vencedores BfK Awards 2017-2018
19:50 – Brinde ao Conhecimento com parceiros BfK Awards
20:30 – Encerramento

Vencedores dos prémios de inovação BfK:

2017

Prémio Produto Inovação COTEC
Spinit® – Biosurfit
O produto Spinit®, desenvolvido pela startup Biosurfit, desenvolve testes rápidos de análises ao sangue. Trata-se de uma solução totalmente autonomizada e realizada no local de tratamento. Com apenas uma gota de sangue, fornece resultados que, usando uma variedade de métodos de diagnóstico diferentes, permitem combinar produtos de imunoensaios, hematologia e química clínica no mesmo painel. Isso fornece os resultados que os médicos realmente precisam para situações clínicas.

Prémio Innovation Music Challenge
MusicVerb
Software de inteligência de marketing dirigido à indústria da música ao vivo.

Prémio PT Inovação
Qstamp® – Mater Dynamics
A Mater Dynamics desenvolveu uma tecnologia que permite criar etiquetas inteligentes que usam processos químicos para identificar alterações em determinados parâmetros – as QStamps®. Estas conseguem medir variáveis externas tais como Temperatura, Luz, Humidade e Força/Pressão. A sua aplicação autocolante permite-lhes serem facilmente utilizadas em qualquer embalagem ou material ajudando, por exemplo, retalhistas alimentares, consumidores e gerentes de restaurantes a gerir melhor os seus produtos alimentares.

Prémio Nacional Indústrias Criativas
Sound Particles
O Sound Particles é um software áudio 3D, que utiliza conceitos de computação gráfica aplicados ao som, permitindo entre outras coisas, simular milhares de sons em simultâneo, sendo utilizado em todos os grandes estúdios de Hollywood, e em filmes como “Carros 3”, “Gru o mal disposto 3”, “Wonder Woman”, “Guardiões da Galaxia 2”, entre muitos outros.

Prémio Ecotrophelia Portugal 2017
Toal Ecobebidas – Toal Team
A Toal Team desenvolveu uma gama de bebidas refrigeradas derivadas de soro de leite, constituídas por polpa de morango ricas em antioxidantes e probióticos. A Toal é uma gama que oferece duas bebidas inovadoras, parecidas com iogurtes líquidos e sumo de fruta, que apenas diferem no conteúdo: uma de caráter proteico e outra energético.

World Summit Awards
HC Alert – Hope Care
Desenvolvido pela Hope Care, o HC Alert é um sistema analítico aplicado a telemonitorização de dados de saúde. Baseado na cloud, cria uma plataforma de alertas, que liga fornecedores de e-saúde, e implementa regras clínicas e procedimentos que ajudam à triagem nos centros de atendimento médico.

i3S-Hovione Capital Innovation Prize
MagCyte
Este projeto permite o diagnóstico de cancro até 4 anos antes de este ser diagnosticável através das técnicas de imagiologia usadas atualmente, possibilitando assim o tratamento do cancro num estágio precoce.

Prémio AIS 2017 Startup Showcase
EntoGreen
Startup que procura contribuir para a sustentabilidade do setor agroalimentar resolvendo dois grandes problemas globais, a escassez nutricional e os desperdícios alimentares. Inova pela criação de um sistema de valorização que se baseia na utilização de insetos, os quais fazem a bioconversão dos desperdícios alimentares, transformando-os em alternativas às fontes nutricionais atualmente utilizadas na alimentação animal e em fertilizantes orgânicos para os solos.

Food & Nutrition Awards
River Rice Sugar®
Desenvolvido por uma equipa do Instituto Superior de Agronomia, o River Rice Sugar® é um adoçante natural obtido através do arroz e com produção 100% nacional.

Prémio PME Inovação COTEC-BPI
Introsys
Startup que desenvolve sistemas de controlo robotizados, sendo responsável pelo desenho de software para robots e braços armados industriais, com especial incidência na Indústria Automóvel e Aeronáutica.

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
Wildfire Protect
Criação de ferramentas para a proteção ativa contra incêndios em zonas rurais e na interface urbano-florestal, tais como telas ignífugas e sistemas de supressão do fogo utilizadas para o estabelecimento de um perímetro de defesa e barreira à progressão do fogo.

Green Project Awards
Smart Kiosk in Motion, Casas em Movimento
Startup que desenvolve estruturas inteligentes de 20 ou 40 metros quadrados com mecanismo de rotação de 180º para seguir o sol. A tecnologia da Casas em Movimento teve por base a árvore de folha caduca, nas quais a copa se modifica com as estações do ano, tal como a cobertura da Casa em Movimento que tem posições distintas que se adaptam à sazonalidade. Durante o inverno, a cobertura roda de forma a expor as janelas e durante o verão, protege-as criando sombras, permitindo diminuir os consumos de energia na climatização numa média de 70% (aquecimento e arrefecimento).

2018

Prémio Splash! By Mermaid
Cyano Care
Projeto que visa o desenvolvimento de produtos de elevado valor com base em cianobactérias. Quando aplicada a dispositivos médicos, esta tecnologia evita a adesão de bactérias responsáveis por infeções hospitalares e este projeto é especialmente relevante porque, em Portugal, as infeções hospitalares são sete vezes mais mortais que os acidentes de viação.

Prémio START(H)UP
Labfit
A startup tem como missão dar resposta a necessidades identificadas no mercado dos produtos de saúde e prestar serviços de excelência no controlo de qualidade e caracterização de produtos cosméticos e higiene corporal e de produtos de saúde.

Prémio Ecotrophelia Portugal 2018
Salt & Dreche
Criação de um snack salgado feito a partir do aproveitamento de um subproduto da indústria cervejeira, o dreche, que em comparação com os snacks existentes, tem um alto valor nutritivo, é mais saudável, sem corantes nem conservantes, e é ainda rico em proteínas e fibras vegetais.

Prémio Startup Challenge Rock in Rio Innovation Week
SCUBIC
Startup que visa a utilização da Inteligência Artificial e algoritmos de otimização de última geração para alcançar maiores poupanças de energia e tentar resolver o problema que é o acesso às águas de uma forma sustentável e a preços mais reduzidos.

Prémio Nacional Indústrias Criativas
Quarteto Contratempus
Projeto que potencia o cruzamento entre as artes de palco convencionais e as tecnologias multimédia interativas, através de dispositivos wearable em que a cenografia e o som são manipulados pelos artistas em palco. A ópera “As sete mulheres de Jeremias Epicentro” já utiliza esta tecnologia em que os cantores usam os sensores para manusear as artes multimédia.

World Summit Awards
Body Interact
Software de simulação médica para treino de médicos, estudantes e enfermeiros, com vista a melhorar a prática médica e múltiplas áreas clínicas.

Altice International Innovation Award
Towards 5G
Projeto que visa a criação de um potente processador, para o núcleo dos satélites de comunicações, com recurso à tecnologia fotónica, que vai garantir o acesso à internet à metade da população mundial que continua sem acesso.

Food & Nutrition Awards
Deflamina
Criação de biscoitos sem açúcar e, mais tarde, também sem glúten, proveniente do tremoço, permitindo a sua utilização na prevenção e cura de doenças inflamatórias intestinais e do cancro colo-rectal.

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
SOILIFE
O projeto tem como objetivo a valorização do bagaço de azeitona, reduzindo a sua fitotoxicidade e fornecendo um substrato para a agricultura.

i3S – Hovione Capital Health Innovation Prize
HECOLCAP
O HECOLCAP é uma tecnologia que fornece uma solução eficaz para o tratamento de infeções ósseas crónicas, regenerando o osso ao mesmo tempo que controla a infeção. Esta solução pretende reduzir o nível de dor, aumentar a qualidade de vida dos pacientes e permitir a redução de custos, bem como reduzir o número de intervenções cirúrgicas no tratamento desta doença para apenas uma.

Prémios Empreendedor XXI
NU-RISE
A NU-RISE é uma startup direcionada para a comercialização do PRO-DOSE, um dispositivo médico inovador para dosimetria in vivo em braquiterapia, com alta sensibilidade e versatilidade, capaz de agir onde mais nenhum dispositivo consegue, colmatando a falha na monitorização da dose nos regimes que requerem o uso de um dispositivo sensível, flexível e de pequenas dimensões, como é o caso da braquiterapia prostática de baixa taxa de dose (LDR), permitindo a redução dos efeitos secundários desta terapêutica, do tempo de recobro e dos custos do tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome