Arquitetura e design; conteúdos culturais e criativos; moda; e TIC aplicadas às Indústrias Criativas serão os temas em debate em mais uma iniciativa integrada no “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Dedicada ao tema das “Indústrias Culturais e Criativas”, a sessão terá lugar no dia 21 de fevereiro, na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira.
A iniciativa é composta por dois momentos distintos. Da parte da manhã, durante um Workshop temático, irá realizar-se uma mesa redonda seguida de dinâmicas de grupo e que será finalizada com um momento para debate e conclusões. Da parte da tarde, a Oliva Creative Factory receberá um Focus Group Meeting, que incluirá um pitch com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas.
Entre 2014 e 2017, as empresas nacionais investiram 308,5 milhões de euros em projetos enquadrados na área temática “Indústrias Culturais e Criativas”, que se integra no eixo “Saúde, bem-estar e território”, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).
Iniciativa na Oliva Creative Factory é a oitava de um ciclo
A iniciativa prevista para a Oliva Creative Factory será o oitava de um conjunto de eventos que integra o “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido no âmbito do projeto Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER.
Nos próximos meses, a ANI vai continuar a promover um conjunto de iniciativas sobre a Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas e a setores estratégicos da economia nacional considerados prioritários no âmbito da especialização inteligente.
Setor com crescimentos sucessivos entre 2014 e 2017
De acordo com o relatório “Despesa Nacional em I&D por área temática da ENEI (2014-2017)”, produzido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com base no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, entre 2014 e 2017, a área temática de Indústrias Culturais e Criativas registou um crescimento anual médio de 9,1% em I&D. A maior subida na despesa em I&D foi em 2015, ano em que as empresas investiram mais 11,2% nesta área, face ao ano anterior.
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