O COVID-19 Insights, um projeto que resulta da parceria entre a COTEC Portugal e a Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, passa, a partir desta semana, a disponibilizar previsões para o número de internamentos por Covid-19 e de internados graves, em Unidades de Cuidado Intensivo (UCI), para além do número de infetados.

Estima-se que o pico dos internamentos tenha ocorrido entre 16 e 18 de abril com cerca de 1300 internados, sendo que o pico de internados em UCI foi atingido a 7 de abril com cerca de 270 internados em UCI. Prevê-se que no final de maio o número de internados não ultrapasse os 630, dos quais cerca de 100 em UCI.

Número de internamentos por Covid-19 com tendência de descida progressiva apesar da redução das restriçoes

Neste momento, e já incluindo alguns dados relativos ao relaxamento das medidas de confinamento e ao aumento da mobilidade dos portugueses, os dados apontam para uma tendência de redução progressiva do número de internados, e de internados em UCI”, nota Pedro Simões Coelho, um dos coordenadores do dashboard COVID-19 Insights. O Professor catedrático da NOVA IMS, que coordena também o estudo anual da NOVA IMS sobre a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), destaca ainda a importância destes dados para o dimensionamento da resposta do SNS. Por seu lado, Jorge Portugal, Director Geral da COTEC Portugal sublinha que “a análise dos dados aponta no sentido de continuar o plano de desconfinamento e assim restabelecer as condições de pleno funcionamento da economia, sem colocar em causa a resposta do SNS nem a saúde dos portugueses”.

Sobre o COVID-19 Insights

O COVID-19 Insights, uma parceria entre a COTEC Portugal e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, disponibiliza indicadores de natureza prospetiva de apoio à decisão da comunidade empresarial, comunidade académica e público em geral. O projeto integra múltiplas variáveis representativas de diferentes aspetos económicos, sociais e epidemiológicos, as quais são analisadas a partir de métodos analíticos avançados. O COVID-19 Insights fornece informação, atualizada diariamente – ou com frequência semanal, para alguns indicadores – sobre a situação internacional, a situação em Portugal, análise económica (brevemente disponível), índice de risco, mobilidade e modelos epidemiológicos. Todos os indicadores estão disponíveis tanto em valor absoluto, como relativizados pela população dos vários países.

Para mais informações:

Mariana Gonçalves – [email protected] | 22 619 29 17 | 96 118 12 31

Marta Marques Silva | [email protected] | 932 956 538

Artigo anteriorCoronavírus em Silves: comunicados da Câmara Municipal, medidas de prevenção e combate
Próximo artigoThermor desenvolve soluções para o bem-estar familiar
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome