A startup mineira Beduka acaba de lançar um novo teste vocacional e de personalidade chamado “Raio-X”. Fundamentado na metodologia americana DISC, o mecanismo baseia-se no diferencial do autoconhecimento, ao alinhar as profissões ao perfil de cada aluno. O principal objetivo da inovação é ajudar no processo de autoconhecimento dos estudantes, ao trazer à tona aspectos emblemáticos das personalidades, como características e talentos, pontos fortes e fracos, assim como formas de melhorar o desempenho e de ser um bom líder.

Novo teste vocacional incide nas características individuais, em detrimento do gostos

O documento, que conta com mais de 50 páginas, apresenta, ao final, a indicação das principais profissões ou carreiras a serem seguidas, alinhadas ao perfil comportamental do usuário do novo teste vocacional. Trata-se de insights para auxiliar as decisões do aluno.

Willian Valadão, CEO do Beduka, explica o diferencial da ferramenta: “Ao contrário dos testes que sugerem profissões, simplesmente, a partir do que as pessoas gostam, o Raio-X se baseia na personalidade de cada estudante, ao destacar suas competências e seus pontos fortes, para, a partir daí, indicar as profissões mais adequadas”.

Disponível na página beduka.com/raiox, o Raio-X da Beduka está em promoção inaugural.

Utilizadores do Raio-X

Novo teste vocacional Raio-xMais de 2 mil pessoas já fizeram o novo teste vocacional do Beduka, e muitos relataram que o consideram melhor do que os outros testes vocacionais que já haviam feito. “Eu não tinha tanta certeza do que eu queria fazer, não sabia qual a minha vocação. Quando eu fiz o Raio-X, consegui perceber bem em qual área do mercado profissional eu iria me encaixar, e como poderia usar melhor os meus talentos.”, disse Gabriel França, candidato ao ENEM 2019.

Com certeza, o Raio-X foi muito válido pela metodologia que o teste usa. Todos os testes vocacionais que eu já fiz tinham respostas muito polarizadas. O Raio-X, não. Ele traz não só os pontos positivos, mas também os negativos a serem melhorados, sendo importante para uma autocrítica e para o autoconhecimento. Todas as opções de profissão que ele sugeriu, eu já havia considerado fazer.”, disse Letícia Oliveira, que também irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio em 2019.

O Novo Teste Vocacional, Raio-X

Para chegar ao resultado do Raio-X, o usuário responde um grupo de 28 questões. Cada grupo contém 4 declarações, onde o usuário escolhe quais são as que mais combinam e as que menos combinam com ele. Cerca de 10 a 15 minutos são necessários para responder todas as perguntas.
Feito isso, tendo como base a metodologia DISC, o Raio-X irá indicar qual o perfil comportamental completo, e também quais são as profissões mais alinhadas para tal perfil.

Metodologia DISC

William Moulton Marston, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard, analisou os estilos comportamentais das pessoas a partir de suas respostas emocionais. Seus estudos foram publicados no livro “As Emoções das Pessoas Normais” em 1928. Desde então, seus estudos vêm sendo estudados e aprimorados.

Ele percebeu 4 tendências básicas no comportamento humano: DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CAUTELA. São essas tendências que guiam o Raio-X do Beduka, para que seja um dos melhores testes de personalidade e também um dos melhores testes vocacionais.

As letras do nome DISC, originalmente inglês, representam 4 padrões de comportamento que podem ser combinados para descrever o perfil das pessoas:

D – DOMINÂNCIA

Esta é uma das características mais marcantes em líderes natos. Esse aspecto descreve pessoas que
buscam por resultados e metas. São geralmente indivíduos que buscam controlar os ambientes ao seu redor, são determinados, decisivos, práticos, autoconfiantes, competitivos, rápidos, seguros de si e dispostos a correr riscos calculados.

I – INFLUÊNCIA

Esta é uma das características mais marcantes em comunicadores natos. Esse aspecto descreve
pessoas que buscam fundamentalmente por relações com outras. São geralmente indivíduos inspiradores, influenciadores, interativos, sociáveis, extrovertidos, entusiastas, amigáveis, persuasivos, impulsivos, emotivos e que gostam de ajudar.

S – ESTABILIDADE

Esta é uma das características mais marcantes em pensadores natos. Esse aspecto descreve pessoas
que são excelentes ouvintes. Geralmente são estáveis, atenciosas, persistentes, dão suporte e sempre estão dispostos a ajudar.

C – CAUTELA

Essa é uma das características mais marcantes em calculistas e analistas natos. Esse aspecto
descreve pessoas introspectivas, que preferem lidar com resultados e não muito com outras pessoas. Geralmente são cuidadosas, contemplativas, cautelosas, competentes, diretas, obstinadas, tímidas e maduras.

Quando combinadas, as 4 tendências determinam a existência de 15 perfis clássicos que foram mapeados para o comportamento humano. Dessa forma, cada ser humano irá se encaixar melhor dentro de um desses 15 perfis.

Resultado do Raio-X

Assim que o usuário concluir as questões, um PDF é gerado com o resultado do teste. Com mais de
50 páginas, o resultado do Raio-x é dividido em: Resumo, Introdução, Resultado, Predominâncias do
Perfil, Profissões e Conclusão:
Resumo: Apresenta uma visão geral do relatório como um todo, em uma única página, com o nome do perfil, os pontos mais importantes e algumas profissões;
Introdução: Traz o objetivo do teste, explica a metodologia DISC e fala sobre o que o Raio-X
se propõe a fazer;
Resultado: Apresenta o resultado do perfil (um dos 15) a partir das respostas no teste, trazendo as predominâncias, descrevendo o estilo, as principais características, medos e pontos de melhoria do usuário;
Predominâncias do Perfil: Apresenta uma perspectiva isolada de cada predominância do DISC no perfil. Diferentemente do tópico “Resultado”, é apresentada de forma mais detalhada as principais características de cada uma das tendências de cada perfil (D, I, S e C);
Profissões: Mostra as profissões que mais combinam com o perfil. Não há a intenção de definir a carreira ou de limitar as opções de escolha, o objetivo é trazer insights para auxiliar nesse processo.
Conclusão: Traz a conclusão do Raio-X do Beduka.
TESTE AGORA!

Que tal testar o Raio-X e ver de perto o teste de personalidade e vocacional mais completo de todo o mercado? O Beduka preparou dois cupons EXCLUSIVOS de 100% para a Press Point!

Basta acessar beduka.com/raiox e usar o cupom PRESSPOINT.

1- Clicar em “Fazer meu RAIO-X”
2- Fazer o login
3- Entrar com o cupom PRESSPOINT
4- Responder as questões
5- Clicar em “Enviar” para visualizar o resultado

Beduka

Criada em 2017, o Beduka é uma plataforma educacional que tem como objetivo auxiliar estudantes na preparação para o Enem e para os demais vestibulares, assim como na escolha da melhor faculdade, por meio de diversas ferramentas. Cerca de 700 mil pessoas acessam a plataforma mensalmente.

O Buscador de Faculdades, uma das principais ferramentas do Beduka, reúne informações de todas as instituições e cursos do Brasil, para auxiliar o estudante em sua escolha. Além disso, o Beduka tem um Simulado Gratuito, com questões do Enem de anos anteriores, que funciona de forma personalizada e com correção TRI, que é mesmo o método de correção utilizado no ENEM.

O Beduka também oferece, em sua plataforma, um Plano de Estudos Gratuito totalmente moderno, por meio do qual o estudante pode se organizar e montar um cronograma de estudos personalizado. Já no Blog do Beduka, há diversos materiais de estudo, resumos, dicas e exercícios gratuitos.

Para mais informações, contactar:
Rodrigo Alvim
Beduka
Tel.: +55 (31) 2532-0930
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome