A cantora paulistana Nina Girassóis já é conhecida e celebrada na cena independente de São Paulo há alguns anos. Uma de suas músicas mais conhecidas, “Sangue Vermelho”, de 2017, ganhou destaque entre colecionadores de vinil do Brasil e da Europa, tornando o disco uma raridade.
Em plena pandemia, o trabalho da artista atravessa novamente fronteiras, resultando numa conexão com o selo francês Dubquake, um dos mais importantes da cena independente europeia.
“Heavyweight Sound”, videoclipe lançado hoje, traz a voz de Nina e a produção do DJ, produtor musical e pesquisador Paulera.
“A letra dessa música foi escrita há quase uma década e continua mais atual do que nunca, não só em relação ao clima econômico e social no Brasil, mas em todo o mundo”, explica Paulera, que compôs e produziu a música em 2012. A mixagem foi realizada por Rico O.B.F., no Dubquake Studio (Rhône-Alpes, França), em 2020.
Nina Girassóis é um espelho do efervescente cenário da música dub brasileira
O vinil compacto da música, com a versão dub no lado B, teve pré-venda especial realizada no dia 5 de março, e as cópias disponíveis esgotaram em apenas duas horas. No entanto, mais cópias estarão disponíveis esta sexta-feira via Bandcamp.
O selo Dubquake é um braço do O.B.F. Sound System, coletivo que realiza um conceituado trabalho na Europa e ao redor do mundo há mais de duas décadas. “Me sinto orgulhoso em trabalhar com esses dois talentosos artistas, Nina e Paulera, que representam tão bem o efervescente cenário da música dub brasileira”, pontua Rico O.B.F., produtor musical e criador do O.B.F Sound System e Dubquake.
LEIA TAMBÉM: MC Gra homenageia a força feminina e lança o videoclipe “Vacinada”
O single também está disponível nas principais plataformas de streaming. A arte da capa é do francês Biga Ranx.
Assista e ouça “Heavyweight Sound” clicando aqui.
Ficha técnica:
HEAVYWEIGHT SOUND
MÚSICA
Voz: Nina Girassóis
Letra: Paulera (@paulerareggae)
Produção musical: Paulera
Gravação: Hard Drop Studios
Mixagem: Rico OBF (@obfsoundsystem)
Selo: Dubquake Records (@dubquakerecords)
Distribuição: Control Tower (@controltowerrecords) / Modulor (@modulormusic) / Dubwise / Unearthed Sounds (@unearthedsounds)
Artwork: Biga Ranx (@bigaranx.telly)
LEIA TAMBÉM: Lowkey: um programa para fazer uma música com um clique
VIDEOCLIPE
Direção videoclipe: Daniel Lupo (@daniellupo)
Cinematografia – Daniel Lupo e Miguel Salvatore (@donsalvatore)
Assistente de câmera – Noel Filho (@nf_8mm)
Edição e finalização – Caio Saad (@saadcaio)
Efeitos visuais – Caio Saad e Daniel Branco (@danielbranco)
Imagens de protesto – Felipe Larozza (@larozza)
Ator – João Andre
RP e Imprensa: Dani Pimenta / Conteúda (@adanipimenta / @conteudamusic)
Agradecimentos: Shalka House (@jahfabioshalka) /Jah Daddy Downbeat (@jah_daddy_downbeat)
Sobre Nina Girassóis:
A voz doce da cantora Nina Girassóis é conhecida na cultura sound system brasileira, universo no qual transita há mais de uma década. Apaixonada por música desde criança, Nina se conectou ao produtor, seletor e colecionador Paulo Mion, conhecido como Paulera, e fez suas primeiras performances musicais na tradicional festa semanal comandada por Paulera na casa underground CCPC, localizada no centro de SP.
Sua paixão pelo reggae é expressa em letras e melodias através dos graves dos sistemas de som, em festas e sessões de rua ou em palcos. Já passou pelo Sesc Pompéia, Sesc Bauru, Sesc Santo André, Mundo Pensante, Tropical Butantã, Fatiado Discos, entre outros. Em 2018, integrou a banda brasileira de apoio da cantora jamaicana Jah9, um dos maiores nomes atuais do reggae mundial.
Sobre Paulera:
Um dos mais relevantes expoentes da cultura reggae e suas vertentes no Brasil, Paulera começou a discotecar em 2008 e, neste mesmo período, mudou-se para Milão, onde permaneceu por dois anos tocando em festas e eventos musicais. Em seu retorno ao Brasil, foi convidado para fazer parte do coletivo Dubversão, onde permaneceu até 2013, participando de sessões memoráveis, como no vão livre do MASP, e edições da Virada Cultural. Em outubro de 2016, inaugurou seu próprio selo, intitulado Hard Drop.
Informações à imprensa:
Daniella Pimenta
pi********@gm***.com
co**************@gm***.com
(11) 97037-1591