treetop walk serralves
Treetop Walk de Serralves tem recebido vários prémios e distinções

Tendo a relação com a natureza assumido um interesse crescente na vida da nossa sociedade, nomeadamente nos contextos urbanos e de áreas metropolitanas, várias são as respostas discutidas, novas e inovadoras abordagens concebidas e diferentes formatos de fruição estão a ser experimentados. A Fundação, fortemente empenhada nesta discussão e pioneira na procura de respostas a estas questões, encontrou na Ascendi, seu fundador patrono, uma comunhão de valores que permitiram, num esforço conjunto, construir e oferecer ao público, em 2019, o inovador Treetop Walk de Serralves.  A Ascendi é, desde então, mecenas exclusivo desta estrutura.

Este percurso elevado, assente numa estrutura arquitetónica singular, implantada no Parque de Serralves, ao nível da copa das árvores, permite uma impactante experiência de observação, fruição e estudo da fauna e flora. Esta importante valência, com cerca de 250 metros de extensão, num percurso totalmente horizontal – o que possibilita o acesso de todos os públicos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida – e com uma altura em relação ao solo que varia entre o 1,50 e os 25 metros, permite dinamizar ainda mais o já muito relevante papel de Serralves ao nível da educação para a sustentabilidade ambiental e para a proteção da biodiversidade. 

O Treetop Walk de Serralves possui uma programação específica abrangente, trabalhada quer na vertente pedagógica, quer ao nível científico, e adaptadas aos diferentes públicos: escolas, público em geral e grupos de famílias.

As iniciativas desenvolvidas privilegiam a observação, a perceção e a interpretação do espaço e património natural existente, através da experiência, propondo uma nova vivência do Parque em três dimensões: Científica, Pedagógica e Sensorial.

Treetop Walk de Serralves é um dos mais relevantes projetos paisagísticos do mundo

A implementação deste projeto, concebido pelo Arquiteto Carlos Castanheira, em colaboração com o Arquiteto Álvaro Siza, viu também a sua importância reconhecida pela afirmação da arquitetura e de formas de construção sustentáveis enquanto elementos essenciais no futuro relacionamento homem/natureza.

A forma como o Treetop Walk de Serralves foi concebido, designadamente através do reaproveitamento feito de madeira, maioritariamente reciclada e recuperada de incêndios e demolições, mas também pela maneira cuidada como foi implantado no Parque, respeitando a orografia e a flora existente no local, são elementos destacados nos relevantes prémios e distinções que tem vindo a receber.

O prémio Expresso Imobiliário, na Categoria Construção/Arquitetura Sustentável e Menção Honrosa na categoria de Empreendimento Turístico, a nomeação pela reputada ArchDaily para Building of the Year e o destaque dado pela  Architectural Record, a mais antiga revista de arquitetura e design dos Estados Unidos, classificando o Treetop Walk de Serralves como um dos mais relevantes projetos paisagísticos do mundo em 2020, são a prova da robustez desta parceria entre a Ascendi e a Fundação de Serralves.

LEIA TAMBÉM: Passadiços do Paiva e Porto entre os melhores da Europa

A Ascendi (cujo capital da Ascendi é controlado pela Ardian, sociedade independente de investimento privado sediada em França) opera atualmente 870 Km da rede rodoviária nacional, sendo uma referência neste mercado e na prestação de serviços de cobrança de portagens. A empresa detém seis concessões em Portugal, destacando-se pela capacidade de inovação e atuação integrada nos serviços que presta no âmbito da gestão de infraestruturas rodoviárias. 

Mais informação para órgãos de comunicação social: 

Fernando  Rodrigues Pereira
Assessoria de Imprensa / Press Officer
[email protected]

FONTEFundação de Serralves
Artigo anteriorNina Girassóis lança videoclipe e single pelo selo francês Dubquake
Próximo artigoQuinta da Côrte Grande Reserva Tinto está de regresso com a colheita de 2016
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".