mercado de trabalho 2024

A Robert Walters, consultoria global de recrutamento, lançou recentemente a sua mais nova versão da Pesquisa Salarial Digital, onde partilha insights sobre o mercado de trabalho em 2024, contratações, competências em maior exigência, tendências salariais e muito mais.

François-Pierre Puech, Diretor dos escritórios da Robert Walters no Brasil e em Portugal, respondeu as 5 perguntas-chave que cobrem os principais temas do atual cenário de contratação em Portugal em 2024.

Quais acredita que serão as três maiores tendências de contratação de 2024?

O recente reforço do plano de Recuperação e Resiliência continuará a impulsionar o crescimento das indústrias relacionadas com a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital – sendo as Energias Renováveis, as Infraestruturas, a Construção, a Saúde e a Tecnologia os principais beneficiários.

Empresas de transição digital, Data Centers e Centros de Competência Tecnológica continuarão no topo das agendas, com uma procura específica em IA, Automação, Dados e Soluções baseadas em Software para fabricação e tomada de decisão.

As Energias Renováveis vão continuar a liderar a procura do mercado em Portugal neste momento, devido à urgência da Europa em atingir os seus objetivos de neutralidade carbónica. A hibridização dos ativos atuais e do armazenamento será dois dos principais desafios, já que as mudanças climáticas afetam o desempenho dos ativos instalados.

A resiliência impulsionará a reindustrialização, a competitividade, as infraestruturas e projetos de gestão de recursos hídricos relacionados com indústrias como Engenharia Civil, Construção e EPCs e funções como Qualidade, Manufatura, Compras e Supply Chain e Logística.

Que conjuntos de competências serão mais procurados em 2024?

A tendência em 2024 continuará semelhante: um profissional cada vez mais especializado, com um forte conjunto de soft skills – que inclui capacidade de comunicação e escuta, mentalidade de trabalho em equipa, adaptabilidade e proatividade – e uma maior flexibilidade para abraçar políticas de “regresso ao escritório”.

Um novo recrutamento é agora considerado como uma aquisição de ativos e as empresas procuram garantir o seu investimento, o que significa que os processos de recrutamento tendem a durar mais e incluem etapas adicionais, como apresentações de Business Case, avaliações de personalidade e comportamento.

Quais são os potenciais desafios que podemos ter no mercado de trabalho 2024?

A previsão de crescimento do PIB para 2024 foi recentemente reduzida em 1,5% (- 0,7% vs. 2023 e -5,3% vs. 2022). Considerando uma taxa de inflação estimada de 3,3% e uma taxa de emprego de 6,7%, devemos falar de um mercado de contratação desafiante em 2024, onde as empresas procurarão melhorar a sua estrutura contratando perfis sólidos e promissores, com um forte nível de exigência e um mercado candidato que poderá ser conservador quando se considerar um potencial novo projeto.

Que conselhos daria aos gestores de contratação que procuram recrutar e reter funcionários em 2024? 

“Guerra pelo Talento” é um fato para todos os setores: as empresas procurarão atrair ou reter os melhores talentos especializados. 

As expectativas dos profissionais são sobre projetos desafiadores e sustentáveis que correspondam aos seus valores pessoais e crenças, e que também ofereçam segurança, progressão e um pacote salarial equilibrado e atraente. 

Um processo de recrutamento bem-sucedido precisa ser baseado em projetos e ter etapas construtivas e legítimas, oferecendo insights sobre a empresa, sua estratégia e o impacto de seu papel futuro. O seu processo de recrutamento precisa de ser adaptado, pensado antes do arranque, e todos os intervenientes envolvidos devem ter sido informados sobre a função, a estratégia e os perfis e expectativas dos candidatos. O pacote salarial, incluindo benefícios e salário emocional, continua sendo fundamental e o gerente de contratação deve prestar atenção às expectativas de seus candidatos para construir uma oferta bem-sucedida. 

A retenção também é um desafio este ano, pois os profissionais continuam procurando um emprego significativo e empresas que sejam capazes de ouvir seus funcionários, também aprender com eles e inovar em termos de regalias como flexibilidade, trabalho híbrido e bem-estar. 

Peça para aceder à Pesquisa Salarial Robert Walters 2024 e tenha acesso às principais tendências de contratação do mercado de trabalho em Portugal.

Para consultas de media, entre em contato: 

Izabelli Alves 

Senior Marketing Executive 

Robert Walters

E: mailto:[email protected] 

FONTERobert Walters
Artigo anteriorCinco benefícios da contratação e trabalho temporário para as empresas
Próximo artigoMacroplásticos: estudo sugere que grupo de invertebrados aquáticos explora este substrato como “campo de alimentação”
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome