medicina de longevidade
Medicina de longevidade: mercado atual é comparável ao setor de Inteligência Artificial

Pela primeira vez, Portugal será o anfitrião do maior evento do mundo na área de medicina de longevidade, reunindo investidores que, entre si,  somam mais de 10 mil milhões de dólares norte-americanos.

A LONGEVITY MED SUMMIT assume-se como uma plataforma de conhecimento e de fomento ao empreendorismo, no setor com o maior crescimento global, que permitirá criar uma maior atratividade para Portugal através da partilha de soluções essenciais para liderar a economia do futuro.

Gerando novas oportunidades de negócio, fomentando o mercado e aproximando empresas de todos os setores da atividade económica, o evento conta com parceiros como Time Line by Amazentis, European Society of Preventive Medicine, Ageing Research da Kings College, Nova Medical School, Universidade de Coimbra, Hospital da Luz – Learning Health, Vita DAO, Longevity Science Foundation, entre outros.

A iniciativa trará até ao nosso país alguns dos maiores investidores e fundos de investimento internacionais em medicina de longevidade, reforçando o valor, o desenvolvimento de ideias e conhecimento que proporcionam às empresas, uma oportunidade única de conhecer, dar-se a conhecer a outros pares e líderes de mercado. 

Medicina de longevidade: mercado atual é comparável ao setor de Inteligência Artificial

Um dos referidos investidores que estará presente é Petr Sramek, co-fundador e manager da LongevityTech.fund.  Com mais de 40 projetos no campo da longevidade nos últimos três anos, o LongevityTech.fund é um dos fundos de investimento em longevidade mais ativos do mundo, com um portfólio de investimentos que inclui empresas como BrainKey, Gerostate Alpha e Occuity, um IPO (Longevity Biotech Genflow Biosciences) e uma empresa (Longevity Risk Management Firm Vesttoo) que recentemente se tornou o primeiro unicórnio do fundo (avaliado em mais de mais de 10 mil milhões USD). 

Para Petr Sramek, o mercado atual de investimentos em longevidade é comparável ao setor de Inteligência Artificial (IA), antes do aumento do valor das ações desse mercado, e que é esta a altura para investir nas áreas de longevidade humana saudável. 

A realizar, em Lisboa, entre os dias 4 e 5 de maio de 2023, no Pavilhão Carlos Lopes, esta summit tem como objetivo fomentar um debate que se assume cada vez mais prioritário quando se discute o tema da saúde: como promover a longevidade humana saudável e lidar com os desafios que exigem soluções inovadoras e altamente tecnológicas – nos mercados dos cuidados de saúde, dos seguros, do consumo, imobiliário e investimentos financeiros.

LEIA TAMBÉM: Literacia em saúde: Faculdade de Medicina da UC lança novo projecto

De acordo com Jorge Lima, fundador da Unipeer Solutions e responsável pela organização da cimeira sobre medicina de longevidade, “criada com o propósito de ser um evento único e inovador e com a promessa de ser diferenciadora no ecossistema da medicina da longevidade, a LONGEVITY MED SUMMIT será o lugar de encontro dos maiores especialistas de renome internacional, numa diversidade de áreas que vão desde a saúde e investigação, englobando setores como o turismo de saúde, biotecnologia, medicina de precisão, medicina regenerativa e inteligência artificial. Portugal, tem-se distinguido por concentrar talento em engenharia e tecnologias de informação, que aliada a uma capacidade de trabalho, espírito crítico e inovação, assumem-se como essenciais para ter sucesso nesta área. Até 2050, a população sénior duplicará, urge assim encontrar soluções e ferramentas para responder à procura que esta mudança de paradigma nos trará“, acrescenta ainda o responsável.

Vários especialistas mundiais marcarão presença

Durante dois dias será possível assistir a conferências, palestras, pitches de start ups e ativações com foco na longevidade, na medicina regenerativa, nutrição e terapias. Esta primeira edição da comeira sobre medicina de longevidade, prevê ainda momentos de networking entre oradores, participantes e investidores do setor.

LEIA TAMBÉM: Consultas médicas online: já há mais de 2 mil portugueses a confiar a sua saúde à YesDoc

Contará com nomes como Dr. Philipp Gut – Diretor do Departamento de Ciências de Dados e Nutrição de Precisão da Nestlé Health Sciences,  Aubrey de Grey – Biomedical Gerontologist,Dr. Michael Sagner – Diretor da European Society of Preventive Medicine, Garri Zmudze – Investidor do Fundo LongVC e Coordenador Executivo da Longevity Science Foundation, Eric Verdin – Presidente e CEO do Buck Institute for Research on Aging,Cláudia Cavadas – Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, entre outros oradores de renome mundial.

Sobre a LONGEVITY MED SUMMIT:

A LONGEVITY MED SUMMIT terá a duração de dois dias e será realizada nos dias 4 e 5 de maio, em lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes. É um evento transversal a todas as áreas da Medicina, Farmácia, Nutrição e Bem-estar e tem como objetivo ser um ponto de encontro para influenciar a prática da medicina, no combate às doenças associadas à idade.

Sobre alguns dos participantes…

Dr. Philipp Gut – Diretor do Departamento de Ciências de Dados e Nutrição de Precisão da Nestlé Health Sciences

Dr. Philipp Gut é diretor do Departamento de Ciências de Dados e Nutrição de Precisão da Nestlé Health Sciences. Philipp lidera o departamento multifuncional que reúne grupos com experiência em descobertas e análises de bioativos naturais, biologia celular, metabolismo e pesquisa de envelhecimento e tradução pré-clínica para clínicas e hospitais. O seu objetivo é desenvolver soluções nutricionais para o gestão proativo da saúde para manter a saúde metabólica e retardar os processos de envelhecimento celular.

Aubrey de Grey, Biomedical Gerontologist

Aubrey de Grey é um cientista inglês, investigador na área do envelhecimento e diretor da fundação Strategies for Engineered Negligible Senescence. É conhecido pela criação da teoria do envelhecimento e publicação do livro “Ending Aging”, que aborda as questões da medicina regenerativa e o processo de envelhecimento na sociedade.

Dr Michael Sagner, Diretor da European Society of Preventive Medicine 

Dr. Michael Sagner é médico e investigador especializado na área da medicina desportiva e preventiva. Trabalha na convergência da biologia de sistemas e cuidados de saúde dirigidos ao consumidor para incorporar na medicina uma abordagem participativa, preventiva e personalizada. Um dos seus interesses passa por conseguir colmatar a lacuna existente entre a prática clínica e a saúde pública com vista a promover a eficácia dos tratamentos aos pacientes. 

Garri Zmudze, Coordenador Executivo da Longevity Science Foundation

Garri Zmudze tem um vasto historial no mundo da tecnologia, sendo um investidor em empreendimentos científicos. É ainda fundador da LongeVC, uma empresa cujo objetivo passa por fornecer uma ponte tecnológica entre as instituições de saúde e a indústria da biotecnologia de forma a acelerar a descoberta de novos tratamentos e medicamentos.

Eric Verdin – CEO do Buck Institute for Research on Aging

Eric Verdin é presidente e CEO do Instituto Buck; professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade da California em São Francisco e membro da Associação Americana da Ciência. O laboratório de Verdin estuda a relação entre o envelhecimento e o sistema imunológico.

Cláudia Cavadas, Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra

Cláudia Cavadas é chefe do Grupo de Neuroendocrinologia e Envelhecimento no Centro de Neurociência e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. A sua experiência como investigadora em diversos projetos nacionais e internacionais torna-a uma das personalidades mais intelectualmente capazes para abordar o tema da longevidade. 

Para mais informações à imprensa contactar: 

Afonso Azevedo Neves | [email protected] 

Catarina Travassos | [email protected] 

FONTELONGEVITY MED SUMMIT
Artigo anteriorMetamateriais são cada vez mais utilizados para mitigar impacto negativo do ruído e das vibrações
Próximo artigoReciclagem de resíduos: programa de inovação colaborativa Re-Source potencia projetos-piloto inovadores
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".