literacia em saúde

As vacinas e nós” é o tema de um projecto de literacia em saúde promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), com a colaboração do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

Da autoria de João Ramalho-Santos, Biólogo e Ex-Coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, este é um projecto que, através da banda desenhada, dá a conhecer a importância das vacinas na sociedade, sobretudo numa altura em que estas se tornam essenciais para combater uma pandemia que se fez notar à escala planetária.

Com revisão científica de Carlos Robalo Cordeiro, Pneumologista e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade, e Manuel Santos Rosa, Professor catedrático da FMUC e especialista em imunologia, é através da ilustração de André Caetano que, ao longo de inúmeras tiras de banda desenhada, é dado a conhecer, de forma simples e animada a história das vacinas, como atuam no organismo e qual a sua importância para a protecção da população mundial.

Como reforça Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da FMUC, “a vacinação da população é fundamental para nos protegermos enquanto comunidade. Um bom exemplo e bem recente, é a protecção e a imunidade que a vacina para a COVID-19 trouxe à comunidade. O início do processo de vacinação trouxe-nos uma nova esperança e uma nova estratégia de protecção e combate à pandemia. Ao sermos vacinados estamos a proteger-nos a nós e aos outros.”

Literacia em saúde mais apetecível

Com uma linguagem clara e acessível, esta banda desenhada conta uma história que nos remete para uma importante mensagem: “apelar para que se continue a investir em tecnologia que nos ajude a lidar com doenças, mas também contribuir para que todos possam ter acesso às vacinas.

“É importante que todos percebam que só conseguiremos vencer esta e outras pandemias, se todos trabalharmos no mesmo sentido, por uma cultura de responsabilidade cívica, individual e colectiva”, finaliza Carlo Robalo Cordeiro.

Para mais informações contatar

Sónia Matos

Tlm: (+ 351) 912 519 867

E-mail: [email protected]  

FONTEFaculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Artigo anteriorO SoftPower na retenção de talento
Próximo artigoMigrantes e refugiados: Universidade de Coimbra participa em projeto europeu que avaliou políticas regionais de integração
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".