Lojas online gratuitas para o comércio local

A criação de lojas online para o comercio local, de forma gratuita, é uma medida que promove a sustentabilidade do comércio de proximidade numa altura extremamente difícil e desafiadora.

lojas online gratuitas

Em virtude da pandemia COVID-19, a Windbyinternet adoptou medidas para tentar suavizar os efeitos do surto, através da disponibilização de lojas online gratuitas para o comercio local.

Invocando o espírito de solidariedade e entreajuda da população residente no território Português, a nova plataforma digital apela a que se efetuem compras online no comércio local habitual, contribuindo para que esse mesmo comércio não venha a desaparecer, minimizando assim o iminente impacto económico e social, e o aceleramento da taxa crescente de desemprego.

A criação de lojas online gratuitas para o comercio local é uma medida que promove a sustentabilidade do comércio de proximidade

A experiência que se pretende transmitir aos utilizadores, é a de proximidade, e de contacto direto com as empresas da sua região, com quem mantêm estreitos laços pessoais e sociais. Num momento em que o comércio local está praticamente encerrado, ou limitado, por tempo indeterminado, a situação é de grande incerteza e angustia.

A plataforma comerciolocal-alenquer.pt nasce da intenção de devolver a esperança aos pequenos comerciantes, facilitando a materialização da vertente digital do negócio, respeitando o principio de omnicanal e, portanto, da identidade de caga negócio.

Atendendo às restrições impostas pelo estado de Emergência, o comércio local só pode manter a sua atividade com muitas limitações. Conhecedores da realidade do comércio local, a Windbyinternet desenvolveu esta plataforma de forma a poder apoiar os empresários do comércio local com três modelos de comércio online, de acordo com a preferência e meios de cada comerciante:

  • Levantamento em Loja – Melhorar o serviço à porta fechada (“venda ao postigo”) disponibilizando uma loja online com catálogo por cada empresário, para que os seus clientes possam em suas casas efetuar as encomendas, que posteriormente sejam levantadas à porta da loja, à hora e data agendada.
  • Entregas ao domicílio efetuadas pelo próprio empresário – disponibilização igualmente de uma loja online com catálogo por cada empresário, para que os seus clientes possam em suas casas efetuar as encomendas, que serão entregues.
  • Entregas através de empresas especializadas – disponibilização igualmente de uma loja online com catálogo por cada empresário, para que os clientes possam em suas casas efetuar as encomendas, que serão enviadas por um transportador.


De salientar que a plataforma está preparada para receber todo o tipo de negócios, sejam eles comércio ou serviços, desde produtos alimentares, saúde, vestuário, restauração, estética, etc.

Pretende-se que o conceito ajude a manter as relações de proximidade com os clientes e, para isso, cada empresário aderente tem uma loja online própria, independente, com total autonomia de gestão, e vários campos editáveis para personalizar o seu negócio digital.

As lojas online gratuitas da Windyinternet estão preparadas para diversos métodos de pagamento e entrega

Para além de independente e distintas das demais, as lojas online gratuitas estão preparadas para receber os meios de pagamento usuais ecommerce, assim como a adição de portes de envio de acordo com os meios ou política comercial de cada empresário.

Para que empresários e utilizadores sintam o comercio local digital mais próximo de cada um dos intervenientes, a Windbyinternet irá criar para cada Município que demonstre interesse uma nova plataforma independente, e autónoma, que ficará ligada a uma terceira plataforma de âmbito nacional.

A plataforma designada www.comerciolocal-alenquer.pt será a plataforma “piloto”. Ficará online no dia 25 de Março de 2020, com uma capacidade inicial para 500 plataformas de ecommerce autónomas, cada uma com o seu sub-domínio indexado ao domínio principal, www.comerciolocal-alenquer.pt/asualoja.

A Windbyinternet tem adstritos ao projeto Nacional, os meios técnicos necessários para ter a capacidade de abrir novos Marketplaces regionais (Municípios) com uma cadência de um novo Município por dia.

A materialização desta medida de apoio da Windbyinternet, está a ser criada de uma forma autónoma, com capitais próprios, sem qualquer apoio externo, até ao momento. Sem recurso a fundos, apoio institucional ou financeiro do estado, poder local, ou associações empresariais.

Com a criação e manutenção desta nova Plataforma, a Windbyinternet aumentou substancialmente os seus custos operacionais. Por essa razão, a curto prazo, necessitará de apoio por parte das instituições oficiais e dos próprios comerciantes aderentes, no sentido de tornar a aplicação do conceito sustentável.

Aos comerciantes aderentes não será cobrado qualquer valor. Apenas se apela a que cada comerciante, na medida das suas possibilidades, efetue um pagamento simbólico e voluntário. Todos os pagamentos voluntários efetuados pelos comerciantes aderentes, a titulo de contribuição para a plataforma, terão uma fatura correspondente com a descrição de “Serviços Digitais-Plataforma Comércio Local”.

Apesar da Windbyinternet prestar outros Serviços, que não são gratuitos, não existe da parte dos comerciantes aderentes a obrigação de contratar qualquer um. Como também, a Windbyinternet não ficará obrigada a prestá-los.

Ajudar a digitalizar as empresas portuguesas sempre foi a “Missão” da Windbyinternet, e hoje, mais que nunca, passa a ser a sua cruzada”.

Sobre a Windbyinternet:

A Windbyinternet – Comunicação Digital, Lda, é uma empresa privada de comunicação e marketing digital fundada em 2011, pioneira e especialista na construção de Portais, Websites, ecommerce, e Marketplaces.

Apostando sempre na inovação e sentido visionário, a Windbyinternet iniciou em 2012 o desenvolvimento e concepção do primeiro Shopping Virtual do Mundo, o Marketplace www.shoppingonline.pt, que entrou em funcionamento em Fevereiro de 2014, tornando-se numa referência para os futuros Marketplaces. Unidos na luta, juntos na vitória! Por Portugal, pelos Portugueses!

Para mais informações:
Paulo Batista
Telf. 935 705 705 | e-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome