Artur Santos Silva na abertura da 13ª edição do festival Literatura em Viagem

A edição deste ano do Festival de Literatura em Viagem, com o tema "a última viagem", contará com a presença de vários autores premiados e diversas atividades, como oficinas e sessões de leitura.

0
142
literatura em viagem

Artur Santos Silva, ex-presidente do conselho de administração da Fundação Gulbenkian, vai ser o protagonista da conferência inaugural da décima terceira edição do festival Literatura em Viagem (LeV), que arranca esta sexta-feira, 10 de maio, em Matosinhos. A conferência terá lugar, como vem sendo hábito, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, artur santos silva no festival de literatura em viagempelas 21h30, após o que o festival se mudará para o Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, onde decorrerão as restantes sessões.

Numa edição também marcada por uma imagem renovada, o LeV tem este ano como tema «A última viagem» e contará com a participação de mais de duas dezenas de autores, entre os quais se destacam Alan Hollinghurst (vencedor do Man Booker Prize), Michael Cunningham (vencedor do Prémio Pulitzer) e Frederico Lourenço (vencedor do Prémio Pessoa). Para facilitar o acesso ao Teatro Municipal de Matosinhos, os amantes dos livros e das viagens poderão usar o parque de estacionamento da lota (Rua Heróis de França) de forma gratuita, requerendo para isso, no teatro, o cartão que atesta a sua presença no festival.

Carlos Fiolhais, Fernando Dacosta, Fernando Ribeiro, Fernando Vendrell, Helena Vasconcelos, João Canijo, José Milhazes, Mário Correia, Rui Agostinho e Rui Tavares vão dar corpo a uma edição do LeV que, marcada pelo número 13, explorará o universo das viagens que não correram como o previsto e que, pelo seu desfecho trágico, marcaram a memória coletiva de algumas nações e do mundo. Do desaparecimento de Saint-Exupéry ao naufrágio do Titanic, o LeV debaterá a forma como a literatura se apropriou destas histórias e as eternizou ou redescobriu.

O festival arranca na sexta-feira de amanhã, com as autoras Inês Botelho e Raquel Patriarca a visitarem escolas do concelho para explicarem aos mais novos as inúmeras relações que se estabelecem entre a viagem e a literatura.

O Festival de Literatura em viagem contará com uma vasta panóplia de atividades

Para além dos habituais debates e entrevistas, o LeV contará também, no sábado e no domingo, com um conjunto de atividades que marcam esta 13.ª edição, entre as quais se incluem uma oficina de tradução por Nuno Quintas; uma sessão de leituras pelo autor cabo-verdiano Silvino Évora; e o espetáculo «Na tua ou na minha língua», que conta com a participação de Fabio Guidetti, Maud Vanhauwaert, Pedro Viegas, Simone Atangana Bekono e Xénon Cruz, no âmbito do projeto internacional CELA — Connecting Emerging Literary Artists.

A programação inclui ainda, no sábado, uma apresentação das obras «Amantes de Buenos Aires», de Alberto S. Santos, e «O rapaz que queria aprender a olhar», de Vítor Pinto Basto, numa sessão em que estarão também presentes o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, e o jornalista e escritor Júlio Magalhães. Também no sábado terá lugar uma mesa de debate com leituras encenadas da responsabilidade da Residência Dramatúrgica de Matosinhos, que conta com a presença de Caplan Neves, Cecilia Ferreira, Fabio Brandi Torres, Immaculada Alvear, Jorge Louraço e Luis Miguel Cruz.

Contacto com a Imprensa:
Jorge Marmelo
Assessor de Imprensa
Telefone: 229 390 900 (ext. 330061)
Telemóvel: 910 730 296
E-mail: [email protected]
Web: cm-matosinhos.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome