A licenciatura em Optometria da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditação incondicional. Este curso de 1.º Ciclo da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI tem autorização para funcionar sem reservas até 2022.
Entre as mais-valias destacadas no relatório de acompanhamento da A3ES está o incremento da componente prática clínica, através da exposição dos alunos a contextos clínicos reais, depois da abertura e operacionalização do Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão (CCECV).
Outro aspeto destacado é a restruturação do ciclo de estudos, que o aproximou das vertentes pedagógicas e científicas dos padrões europeus, expressos no Diploma Europeu de Optometria da European Council of Optometry and Optics (ECOO).
De igual forma, outro fator que também contribuiu para o aumento de qualidade da licenciatura em Optometria e Ciências da Visão foi a inclusão de docentes clínicos e especialistas na área científica fundamental do ciclo de estudos.
Licenciatura em Optometria na linha da frente em diferentes campos
A decisão da A3ES “vem reforçar e atribuir a chancela de qualidade ao 1º Ciclo de Optometria e Ciências da Visão“, destaca Francisco Brardo, diretor desta licenciatura, considerando ainda que esta será encarada “como mais uma janela de novas oportunidades e desafios na consolidação de processos formativos”.
Com a acreditação da Agência de Avaliação nacional do Ensino Superior, os estudantes têm ao dispor uma formação especializada e de elevada qualidade, no plano de estudos e nos equipamentos ao dispor da aprendizagem e investigação.
Isto deve-se, por um lado, à integração de conteúdos teóricos e práticos que constituem de forma integral o diploma europeu de optometria e que permite aos diplomados prestar cuidados primários de saúde visual com elevada competência, rigor e excelência em qualquer parte da Europa.
Têm também ao dispor “infraestruturas equipadas com instrumentação atualizada e específica, nomeadamente, na área dos exames complementares de diagnóstico”, lembra Francisco Brardo, que permitem o desenvolvimento de competências clínicas através do saber, em contextos estritamente reais, com envolvimento da (e na) comunidade através da prestação de serviços de cuidados primários para a saúde visual.
Aqui se inclui a clínica universitária com prestação de serviços à comunidade.
Investigação é outra das saídas profissionais do curso de Optometria
Os diplomados com a licenciatura em Optometria pela UBI têm como saídas profissionais a vertente da investigação, não só fundamental como clínica, como resultado dos conhecimentos adquiridos no âmbito da investigação clínica na área da optometria pediátrica e geriátrica, assim como em lentes de contacto.
Podem ainda, através da prestação de cuidados primários, uma vez que a “formação direcionada para esta área o permite, estar na linha da frente na prevenção, deteção, avaliação compensação e/ou tratamento funcional de alterações visuais, assim como na deteção e referenciação de alterações do sistema visual”, conclui o diretor do Ciclo de Estudos.
Informações adicionais:
Gabinete de Relações Públicas
Universidade da Beira Interior
Contactos:
gr*@ub*.pt
| Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034