garcia garcia
Garcia Garcia: novo centro logístico do Grupo VNC encerra vários desafios

Com o objetivo de potenciar a eficiência do processo logístico, que permitirá abastecer todas as lojas, o Grupo VNC – Vila Nova Carneiro, que atua no setor têxtil de retail & fashion, entregou à Garcia Garcia a construção do novo centro logístico, na Trofa.

Especializada em soluções de design and build para edifícios residenciais, comerciais, industriais e logísticos, esta construtora nacional reforça assim a parceria com o grupo português, tendo sido responsável pela ampliação do seu edifício administrativo (2011) e execução do showroom da Tiffosi (2015), ambos situados no Complexo VNC, em Lousado.

Destinado a armazenagem e distribuição de produtos têxteis das marcas do Grupo, o projeto prevê a edificação de um novo centro logístico, localizado num terreno contíguo às atuais instalações, bem como o desenvolvimento dos arranjos exteriores envolventes ao complexo produtivo do VNC, na Trofa. O projeto, que teve um período de execução de seis meses, tem a sua conclusão prevista para este mês.

“Para a Garcia Garcia é muito gratificante que o Grupo VNC nos tenha escolhido para este novo projeto, que representa mais um momento de desenvolvimento da sua actividade. Acreditamos que o nosso expertise neste tipo de projetos nos permite acrescentar valor a cada cliente e o Grupo VNC é um bom exemplo, dado mantermos uma parceria de vários anos e que deu origem a três projetos” explica Carlos Garcia, administrador da construtora.

Garcia Garcia: prazo de execução da empreitada impõe desafios na construção

Com uma estrutura pré-fabricada em betão, um dos destaques do novo centro logístico é o vão livre de 29 metros e uma única linha de pilares no seu interior, o que eleva a área útil e a modularidade do espaço. O edifício será ainda equipado com um armazém robotizado, o que eleva a área de armazenamento e a celeridade da distribuição.

O reduzido prazo de execução de apenas seis meses foi o principal desafio a atingir na obra, pelo que foi necessário desenvolver um rigoroso processo de planeamento e de coordenação de atividades, assim como o recurso integral a soluções estruturais e de revestimento pré-fabricadas.

A empreitada foi executada com o restante complexo produtivo do Grupo VNC em funcionamento, o que constituiu outro dos desafios da obra, nomeadamente, ao nível da gestão das condições de segurança de todos os que trabalhavam no complexo. A Garcia Garcia teve também em linha de conta que todos os trabalhos fossem planeados e executados de modo a não provocarem limitações à atividade logística e produtiva do Grupo, assegurando a manutenção das instalações em total funcionamento.

O Grupo VNC é detentor de insígnias da área do retalho de moda como a Tiffosi, TiffosiKids e Vilanova Accessories. Além do território português, a empresa marca presença em mais de vinte mercados, sendo exemplo países como Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Inglaterra, Andorra, Grécia, Ucrânia, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Hungria e Eslovénia. Atualmente conta com uma rede de cerca de 150 lojas próprias e mais de dois mil pontos de venda.

Ficha Técnica do Projeto:

Construção: Garcia Garcia
Local: Trofa
Área de Terreno: 20.557 m2
Área de Construção: 10.828 m2
Prazo de Obra – 6 meses
Data de Conclusão – junho de 2019

Sobre a Garcia Garcia:

Especializada em design and build de edifícios residenciais, comerciais, industriais e logísticos, a Garcia Garcia é uma construtora nacional, que iniciou a sua atividade no final do século XIX com a construção de chaminés para a indústria têxtil, que hoje fazem parte do nosso património histórico. Com sede em Guimarães, a empresa é atualmente gerida pela quarta geração, tendo sido considerada, em 2016, a melhor construtora do ano pelos Prémios Construir. Graças ao know-how acumulado no setor industrial, tem sido o parceiro de multinacionais que decidem fixar ou reforçar a sua atividade em Portugal, como são exemplo Leica, Borgwarner, WEG, Elis, GMD, Bosch, entre outras. Em alguns destes projetos, a Garcia Garcia presta um serviço que vai desde a seleção da localização até à execução, passando pelos projetos de arquitetura e de engenharia. Com um portefólio diversificado, a construtora dispõe ainda de dois parques industriais em Mide (Guimarães) e na Ermida (Santo Tirso), este último alvo de ampliação recente.

Para mais informações contactar por favor:
NATÁLIA SOUSA | TM. 913 663 907 | [email protected]
MARLENE SILVA | TM. 910 520 325 | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome