f2c
F2C aproveitou o ano de 2020 para desenvolver iniciativas estratégicas e conseguir manter os resultados positivos

A Focus2Comply (F2C), empresa portuguesa que atua na área da GRC – Governance, Risk & Compliance, acaba de receber um Certificado de Reconhecimento de Idoneidade por parte da ANI – Agência Nacional de Inovação para a prática de atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) nos domínios da Cibersegurança e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Este reconhecimento permite destacar a F2C face aos seus concorrentes e estabelecer novas parcerias na realização de projetos de I&D, incluindo o acesso a financiamento por parte de fundos de apoio.

A F2C atua na área em Governance, Risk & Compliance numa ótica de consultoria. Desde o início, tem investido em criar uma equipa interna top tier, com um posicionamento singular, focando apenas na consultoria de governance do risco e da segurança da informação. Tem mantido desde sempre uma atitude de melhoramento e aprendizagem contínua, bem como um portefólio de clientes de referência privados e públicos, que lhe permitiu ter este reconhecimento pela ANI.

A I&D é algo que permite que empresas nacionais sejam competitivas não só ao nível nacional mas, também, e cada vez mais, ao nível internacional, quer europeu quer mesmo ao nível mundial. Acima de tudo, é uma atividade que deve ser vista sempre como investimento e nunca como um custo, porque a prazo vai criar vantagens competitivas.

F2C com equipa interna, sénior e core focused

Nas palavras de Luís Lobo e Silva, Managing Partner da F2C, a prática de atividades de I&D, bem como um estado “permanente” de inovação, faz parte daquilo que é a F2C. Ainda que se pense que inovação e I&D são mais complicados em áreas como a consultoria, para nós faz todo o sentido. Mais, está no nosso dia-a-dia, nomeadamente quando nos desafiam, seja para desenvolver metodologias de suporte ao backend de determinado software em desenvolvimento, ou para cumprir organizacionalmente com determinados requisitos regulamentares e/ou legais em matérias de Risco e/ou Gestão de Segurança da Informação. Temos desde sempre estado ligados a projetos inovadores, quer com instituições privadas, mas também públicas, e utilizamos sempre este conhecimento na nossa prática em benefício dos nossos clientes. E fazemos e focamo-nos só nisso, na consultoria na área de GRC, o que pode ser um posicionamento mais difícil, uma vez que a tecnologia é sempre mais “sexy”, mas as vulnerabilidades humanas e organizacionais têm uma importância relevante na generalidade dos ataques informáticos”.

Atendendo a que a atividade comercial ficou um pouco “suspensa”, por consequência do contexto de pandemia mundial que vivemos, a F2C aproveitou o ano de 2020 para desenvolver determinadas iniciativas estratégicas. Ainda assim, conseguiu durante o ano manter os resultados positivos, não despedindo nenhum colaborador ou tendo utilizado qualquer modelo de layoff, sendo que, pelo contrário e apesar de ter um processo de recrutamento muito exigente, continua a querer aumentar a equipa.

LEIA TAMBÉM: Ataques DDoS e roubo de “passwords” com grande surto espoletado pela Covid-19

“Uma das grandes diferenças que temos para os nossos concorrentes, ou as empresas que são percecionadas como nossas concorrentes, é o facto de termos sempre apostado numa equipa interna, nossa, sénior e core focused. Não faria sentido termos a nossa oferta assente num modelo circunstancial, oportunístico e de subcontratação. Claro que temos Subject Matter Experts ou Advisors quando precisamos, mas não concebemos ter o grau de senioridade e especialização que temos atualmente com uma equipa “fantasma” e criada pontualmente apenas para fazer face a um projeto ocasionalmente ganho. Nem achamos que poderíamos ter esta chancela da ANI, que muito nos orgulha, de outra forma. E essa é a grande diferença da F2C para todos os outros”, conclui Luís Lobo e Silva.

Sobre a Focus2Comply:

A F2C – Focus2Comply é uma empresa de capitais portugueses, fundada em janeiro de 2015, e que resulta da consolidação de competências processuais e tecnológicas, na aplicação de boas práticas no âmbito de gestão da Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade da Informação. Premissa: endereçar as matérias de Governance, Risk & Compliance de forma holística Pessoas-Processos-Tecnologia.

A adoção de boas práticas, a gestão de atividades e sistemas de acordo com standards internacionais, a transparência da Governação e a capacidade de declarar Conformidade com referenciais de excelência são cada vez mais requisitos, críticos, das organizações face ao paradigma atual das novas regulamentações, das novas tecnologias, da melhoria da competitividade e da necessidade intrínseca de retorno a todos os stakeholders.

Gestão de Risco e de Privacidade, Gestão de Dados Pessoais e Segurança da Informação, Continuidade de Negócio e Disponibilidade de infraestruturas de Redes e Comunicações são alguns dos temas a que a F2C se dedica, mediante uma organização de três áreas de competência, Management Systems | Cybersecurity & IT Risk | Core IP, e disponibilizando os serviços numa matriz de Audit | Consulting | Training.

Para mais informações, contactar por favor:

Sérgio Marçalo

Reputation

[email protected]

+351 938 090 300

FONTEFocus2Comply
Artigo anteriorThe Orangerie e Dick’s Bar & Bistro reabrem os terraços
Próximo artigoCentros de dados atuais precisam de gestão responsável de recursos e de infraestrutura renovada
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".