Exposição de julião sarmento em aveiro
Julião Sarmento, Dias de escuro e de luz - II (jarro), 1990 (detalhe). Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 1991.

No âmbito da parceria estabelecida com o Município de Aveiro, a Fundação de Serralves apresenta no Museu de Aveiro / Santa Joana a exposição de Julião Sarmento, NO BRILHO DA PELE.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves, especificamente selecionadas para vários espaços, com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do País. Serralves cumpre, assim, a sua missão ao promover o alargamento da rede de acesso e de aproximação de públicos variados à arte e à cultura em mais de 30 municípios.

Exposição de Julião Sarmento decorre entre 15 de julho e 27 de setembro

Julião Sarmento, Dias de escuro e de luz – II (jarro), 1990 (detalhe). Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 1991.

NO BRILHO DA PELE apresenta uma seleção de obras de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) que ilustram diferentes aproximações a temas centrais na prática do artista, como o desejo, o voyeurismo e a violência. Com um percurso multifacetado e profundamente coerente, Julião Sarmento é um dos artistas portugueses com maior projeção internacional, tendo sido alvo de duas grandes retrospetivas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em 1992 e 2012, entre inúmeras mostras por todo o mundo.

A presente exposição inclui obras realizadas desde a década de 1970 até à atualidade, abrangendo diferentes suportes trabalhados pelo artista ao longo da sua carreira, como a pintura, a escultura, o desenho, a fotografia e a instalação. Assente num território ambíguo de sedução e transgressão, a obra de Julião Sarmento sedimenta-se sobre si própria, tecendo uma rede de referências ao cinema, à literatura, à cultura popular, a episódios do quotidiano e, continuamente, à própria obra.

NO BRILHO DA PELE  reúne obras da Coleção de Serralves, da Coleção do Município de Aveiro e da Coleção do artista e integra-se no programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Exposição organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea e comissariada por Joana Valsassina.

Para mais informações sobre a exposição de Julião Sarmento

Fernando  Rodrigues Pereira
Assessoria de Imprensa / Press Officer Telm. 00 351 925409295
ap************@se*******.pt

FONTESerralves
Artigo anteriorVinho Vicentino: Pinot Noir Naked, o novo tinto da costa alentejana
Próximo artigoCadeias de fornecimento à prova de futuro
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".