O jogador profissional de poker português André Coimbra editou no passado mês de Dezembro o seu primeiro livro, intitulado “Estratégias para vencer em torneios de poker”. Direccionado a todo o tipo de jogadores, desde os mais amadores àqueles que já trabalham como profissionais, o livro expõe todos os truques, segredos e estratégias de poker de uma das mais notórias personalidades do poker nacional. 

site de notícias de poker Pokernews divulgou recentemente uma promoção em que serão oferecidas três cópias do livro de André Coimbra, assinadas pelo autor. Com um foco específico nos torneios, “Estratégias para vencer em torneios de poker” é um livro que compila todos os fundamentos básicos e avançados do mais popular jogo de cartas do mundo. É um dos primeiros livros do género a ser produzido e editado em Portugal.

O percurso do autor de “Estratégias para vencer em torneios de poker”

O talento para as cartas de André Coimbra nem sequer nasceu no poker. Antes de se dedicar às fichas de poker e ao bluff, o jovem natural de Coimbra era conhecido por ser um talentoso jogador de Magic: The Gathering. Em 2009 sagrou-se mesmo campeão mundial, ganhando bastante respeito e reconhecimento no seio da comunidade de jogadores de Magic. O popular jogo de cartas envolve uma componente de fantasia e permite que os jogadores desenvolvam baralhos personalizados a partir de um leque alargado de diferentes cartas e estratégias.

Em 2017, de acordo com a sua página na Wikipedia, André decidiu retirar-se dos circuitos profissionais de poker. Mesmo longe das mesas, o jogador natural de Coimbra continua bastante activo na comunidade e trabalha como treinador e blogger. A sua principal ocupação, no entanto, passa pela criação de conteúdos online. Para além de um canal de YouTube com bastante sucesso, André é um dos mais populares streamers portugueses no Twitch, uma rede social especializada na partilha e divulgação de conteúdo relacionado com todo o tipo de jogos.

Em 2019, André Coimbra decidiu levar a sua actividade como treinador de poker a outro nível, e acrescentou mais um marco ao seu invejável currículo com o livro “Estratégias pata vencer em torneios de poker”.

Conceitos fundamentais e avançados do poker

Dividido em sete capítulos, o livro de André Coimbra não deixa de parte nenhum dos aspectos relacionados com o poker e explora não só os conceitos mais básicos como os mais avançados. O primeiro capítulo foca-se nos fundamentos do texas hold’em e em todas as típicas estratégias relacionadas com o jogo: desde as combinações básicas até às equities, passando pelo bluff e pelas probabilidades no poker.

Os capítulos seguintes focam-se em aspectos mais avançados do jogo e são perfeitos para todos aqueles que já tenham um domínio suficiente de conceitos elementares. Noções como ranges polarizados e flopabilidade são explorados no segundo capítulo. Os seguintes passam pelas diferentes fases de jogo (que incluem o pré e pós-flop), por estratégias especificamente direccionadas aos torneios, e por acessórios auxiliares como os HUDs ou as estatísticas de jogo. No sétimo e último capítulo do livro, André foca-se em temas relacionados com a gestão da carreira de um jogador profissional, oferecendo dicas úteis relacionadas com gestão de banca, staking e recursos digitais.

O livro “Estratégias para vencer em torneios de poker” não se encontra disponível nas livrarias habituais por se tratar de um documento direccionado a um nicho. Se está interessado em ficar a saber quais são as dicas de André Coimbra, passar pela Amazon e encomendar pode ser uma boa ideia. O livro tem um custo aproximado de €50.

Se quiser ficar a saber mais acerca dos conceitos básicos do poker, procurar soluções online é também recomendável. Embora a maior parte dos programas digitais de coaching de poker exijam um investimento financeiro, existem várias alternativas gratuitas e muito conteúdo útil que pode ser acedido através do YouTube e de inúmeros blogs de entusiastas do jogo.

O Poker em Portugal

Casos como o de André Coimbra são cada vez mais comuns em Portugal. O número de jogadores profissionais portugueses tem vindo a crescer na última década, motivado pelo advento de uma indústria de jogo online cada vez mais activa e institucionalizada. Muitos destes sites utilizam estratégias de marketing e publicidade para atrair novos jogadores, assim como bónus de boas-vindas e de depósito.

Em 2015, com a reavaliação da legislação portuguesa relativa à exploração do jogo online, tornou-se mais seguro do que nunca jogar poker através da Internet. Hoje em dia é obrigatório obter uma licença para operar de forma legal em território nacional, e existem mais de uma dezena de diferentes serviços de poker online devidamente registados na SRIJ (Sociedade de Regulação e Inspecção de Jogos).

Para além de uma estrutura eficiente ao nível dos serviços, o poker português tem beneficiado do desenvolvimento de uma comunidade de poker portuguesa cada vez maior, onde se destaca o elevado número de jovens jogadores com menos de 30 anos. Aos 33, André Coimbra pode mesmo tornar-se numa espécie de guia espiritual do poker profissional em Portugal.

Para mais informações:

Pokernews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome