O mundo do trabalho está a mudar e as exigências dos profissionais também. Os colaboradores esperam cada vez mais que os seus empregadores contribuam positivamente para os problemas sociais, conforme revela o novo relatório publicado pela Ricoh Europa. O estudo “The Future of Work”, realizado pela Arup, explora como a tecnologia ajudará a melhorar os nossos negócios e o papel central que a colaboração e a sustentabilidade está a adquirir nas empresas. Tópicos que colocam também o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional cada vez mais na ordem do dia.

Uma das principais conclusões deste estudo é que os colaboradores acreditam que as empresas são responsáveis por utilizar a tecnologia como motor para uma mudança positiva não só no âmbito laboral, mas também noutros temas atuais.

A pesquisa, à qual responderam três mil trabalhadores a nível europeu, revela que três em cada quatro inquiridos (74%) consideram que à medida que a automatização de tarefas ganha terreno, os profissionais devem ter um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Além disso, cerca de 63% dos colaboradores querem que as empresas aproveitem os benefícios da tecnologia de automação para reinvestir nas pessoas e na comunidade.

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: algum ceticismo perante intenções empresariais

Dois terços dos inquiridos (65%) esperam cada vez mais que as empresas contribuam positivamente para os problemas sociais, como as alterações climáticas e a desigualdade. Além disso, 28% aceitaria um salário 10% inferior para trabalhar numa empresa comprometida com os problemas sociais.

No entanto, a maioria dos colaboradores mostra-se cética em relação às intenções das empresas. 65% teme que as empresas usem a automatização para aumentar os lucros e diminuir os postos de trabalho. Mas o facto é que a tecnologia já está a libertar os trabalhadores de tarefas repetitivas, para que estes possam concentrar-se num trabalho mais valioso e satisfatório, que permita às empresas reinvestir em contribuições mais positivas para a sociedade.

Rámon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha, declara: “Existe uma ampla gama de tecnologias que mudarão a nossa forma de trabalhar nos próximos 10 anos, como a digitalização para a Cloud, a inteligência artificial, a realidade mista e a robótica. As empresas devem tomar decisões inteligentes e adotar a tecnologia que permita aos trabalhadores investir o seu tempo em tarefas cognitivas de valor acrescentado, que não podem ser realizadas por nenhuma máquina. As pessoas são insubstituíveis em qualquer organização”.

Sobre o papel da colaboração e da sustentabilidade nas empresas, Rámon Martin considera que “devem estar no centro de qualquer empresa. Os grandes problemas com os quais a sociedade moderna lida não podem ser deixados nas mãos dos governos ou das organizações sem fins lucrativos. As pessoas esperam que as organizações dêem o exemplo e façam contribuições mais positivas para as comunidades em que operam. As empresas que colocam os benefícios da tecnologia ao serviço da comunidade prosperarão e atrairão os melhores talentos. Portanto, na Ricoh, alinhamos os nossos negócios aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Sobre o estudo Future of Work:

A Opinium Research LLC entrevistou 3.000 colaboradores entre 30 de agosto e 5 de setembro de 2019. 500 inquiridos eram do Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália e Países Baixos.

Sobre a Ricoh:
A Ricoh é líder em transformação dos locais de trabalho e ao nível da colaboração empresarial, utilizando tecnologias e serviços inovadores que permitem às pessoas trabalhar de modo mais eficaz. Durante mais de 80 anos, a Ricoh impulsionou a inovação e atualmente desenvolve soluções de gestão documental, serviços de TI, soluções de impressão comercial e industrial, câmaras digitais e sistemas industriais. Com escritórios centrais em Tóquio, o Grupo Ricoh opera em 200 países e regiões. No ano fiscal terminado em março de 2019, as vendas mundiais do Grupo Ricoh somaram 2013 mil milhões de yenes (aproximadamente 18 100 milhões de dólares).

A Ricoh Portugal e Espanha iniciaram a sua atividade há mais de três décadas. Hoje, a empresa, com sede central em Sant Cugat del Vallés (Barcelona), conta com 17 delegações, 2000 profissionais, mais de 100 distribuidores e 50 000 clientes. Existem 3 eixos sobre os quais a Ricoh se debruça no desenvolvimento do seu negócio em Portugal e Espanha: impressoras de escritório, serviços de escritório e a indústria de impressão comercial. Para mais informações, visite www.ricoh.pt e www.ricoh.es.




Informações adicionais:
Ricoh Portugal
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Tlf.: +351 226083800| Tlm.: +351 937205520

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