Numa fase em que quase ¾ dos jovens portugueses, dos 18 aos 34 anos, estão a ganhar abaixo de mil euros por mês, uma das primeiras soluções encontradas pelos trabalhadores desta faixa etária é de emigrar para um país que lhes possa dar melhores condições de profissionais, mas sobretudo monetárias. Mas como encontrar encontrar trabalho no estrangeiro? Felizmente, com o avanço tecnológico e das questões de “teletrabalho”, nunca foi tão acessível encontrar oportunidades de carreira no exterior, como agora.
Se ainda há poucas décadas era necessário deslocar-se fisicamente para o país em questão, batendo às portas das diferentes empresas para entregar o seu CV, a verdade é que a realidade do mercado de trabalho não poderia ser mais distinta do que essa realidade. Atualmente, no trabalho no exterior, poderá conseguir obter garantias de trabalho com comunicação à distância.
Tecnologias de comunicação revolucionaram as relações profissionais
Ter entrevistas para uma empresa em França e, de seguida, ser entrevistado para uma empresa no Reino Unido: esta é uma realidade que está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Numa altura em que as tecnologias de comunicação permitem que possa ter uma comunicação de qualidade com os potenciais contratadores, as barreiras físicas desapareçam por completo, aumentando assim o leque de oportunidades.
Para tal, antes mesmo de iniciar todo o processo de procura por trabalho qualificado no exterior, o ideal é que possa investir num dispositivo com uma câmara de qualidade. Ao mesmo tempo que aposta num software de comunicação, como o Skype ou Google Meets, que permita que compreenda as bases deste mesmo software. Não existe pior impressão do que ter uma entrevista marcada e, por não conhecer como a plataforma funciona, não consegue entrar a tempo e horas. Atualmente, entrevistas com alguém no exterior é mais fácil que encontrar transmissões de jogos.
Saber como encontrar trabalho no estrangeiro passa por tirar partido das plataformas de contratação
Apesar de existir algum preconceito relacionado com a maioria das plataformas de contratação, a verdade é que estas poderão ser a janela que irá precisar para que empresas estrangeiras possam encontrar o seu perfil profissional (onde toda a sua experiência de trabalho e formação deverão estar incluídas). Assim, plataformas reputadas como o LinkedIn poderão ser uma alternativa viável para que consiga contactos importantes para evoluir para uma “network” que representa mais oportunidades de trabalho.
Porém, poderá ser um erro apenas limitar-se a essas plataformas, que funcionam quase como apenas um “CV digital”. Saber como encontrar trabalho no estrangeiro deverá passar por ter uma abordagem mais dinâmica. Dessa forma poderá beneficiar de mais e melhores oportunidades. Por isso mesmo é que plataformas de freelancing também poderão ser uma solução eficaz na obtenção de trabalho no exterior de qualidade.
Exemplos como o Fiverr ou Upwork poderão ser uma resposta viável para começar a construir o seu portfólio de trabalho e recolher contactos que poderão, mais tarde, tornarem-se clientes regulares. Toda essa abertura irá permitir que consiga evoluir enquanto profissional, ao mesmo tempo que recolhe novas valências, ao mesmo tempo que estará a ser recompensado por isso (geralmente não existe lugar para estágios não remunerados).
Permanecer ativo e curioso
Finalmente, para além da procura e da proatividade para encontrar trabalho qualificado no estrangeiro serem fatores fundamentais para o seu sucesso, enquanto profissional, tais pontos poderão não ser suficientes. Desse modo, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, faça questão de se manter curioso para novas áreas, tentando desenvolver outros conhecimentos e capacidades, enquanto profissional.
Se o seu objetivo é mesmo poder emigrar para o estrangeiro, ter algumas aulas sobre a língua nativa do país em questão poderá ser uma vantagem determinante para obter mais oportunidades de trabalho. Além disso, ter conhecimentos que vão um pouco além da área da sua especialização poderão facilitar no momento de uma empresa o escolher, em relação a outro profissional. Tudo poderá contar para o seu sucesso profissional, principalmente numa fase em que o acesso à informação de qualidade nunca foi tão democratizada como agora.