No dia 29 de abril, de norte a sul do País, são sete os centros de investigação que se associam à Sociedade Portuguesa de Imunologia com atividades para o público assinalando o Dia Internacional da Imunologia e dando a conhecer a investigação que se faz nesta área.
De portas abertas, ou a desenvolverem atividades fora de portas, vão estar o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdades de Ciências Médicas (CEDOC-NMS|FCM) da Universidade Nova de Lisboa.
São várias as atividades previstas para assinalar o Dia Internacional da Imunologia
O programa do dia contempla palestras, atividades práticas e visitas aos seus laboratórios, destinadas maioritariamente a alunos do Ensino Secundário.
À noite, em Oeiras, cientistas do IGC, iMM e CEDOC-NMS|FCM vão estar à conversa com todos os cidadãos interessados em compreender como nos defendemos de infeções e cancro. No i3S vamos celebrar o Dia Internacional da Imunologia com atividades para alunos do Ensino Secundário, mais concretamente uma palestra sobre Imunoterapia seguida de um Speed-dating com 17 investigadores desta área (um grupo de quatro/cinco alunos para cada cientista). Neste grupo de investigadores do i3S estarão a presidente da Sociedade Portuguesa de Imunologia, Margarida Saraiva, e o vice-presidente, Nuno Alves.
Diariamente, mais de 250 cientistas em Portugal procuram compreender como funciona o sistema imune, como é regulado e como interage com os outros sistemas. No Dia Internacional da Imunologia vão discutir estes e outros tópicos com o público.
A investigação básica na área da imunologia está na origem dos inúmeros avanços biomédicos que permitem que tenhamos hoje em dia uma vida mais longa, com menos mortes causadas por doenças infecciosas e melhores tratamentos para doenças auto-imunes, alergias e cancro, entre outros.
Consulte mais informações sobre o programa de atividades de cada instituição:
- Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS);
- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde;
- Centro de Neurociências e Biologia Celular;
- Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes;
- Instituto Gulbenkian de Ciência;
- Universidade de Aveiro;
- Centro de Estudos de Doenças Crónicas.
Contactos:
Luísa Melo
Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Email:
lm***@i3*.pt
Telf: +351 917585435
Catarina Almeida
Universidade de Aveiro
Email:
cr*@ua.pt
Telef. 234 247 244
João Cardoso
Centro de Neurociências e Biologia Celular
Email:
jm*******@cn*.pt
Telef. 239 820 190
Inês Domingues
Instituto de Medicina Molecular
Email:
in***********@me******.pt
Telef. 915 456 900
Ana Mena
Instituto Gulbenkian de Ciência
Email:
an*****@ig*.pt
Telef. 21 440 79 59 / 93 250 63 73
Maria Serrano Correia
CEDOC-NMS|FCM
Email:
ma***********@nm*.pt
Telef. +351 218 803 112 | Ext.: 26060