curso gratuito de inteligência artificial

Criado pela Universidade de Helsínquia e pela Reaktor, com o objectivo de desmistificar e democratizar a IA e oferecer, ao maior número possível de pessoas, ferramentas para participar na construção do futuro com esta tecnologia, o curso Elements of AI é um curso gratuito de inteligência artificial, totalmente online, que já está disponível em Portugal, através de parceria exclusiva com a Nova SBE.

O papel que a Inteligência Artificial já tem nas nossas vidas e profissões, e que irá continuar a ter no futuro, bem como as competências associadas a esta temática, fazem com que seja fundamental fomentar, de forma generalizada e o mais democrática possível, este conhecimento junto da população, permitindo que todas as pessoas tenham a capacidade de participar desta transformação como cidadãos informados numa sociedade globalizada em rápida evolução.

Um curso gratuito de inteligência artificial acessível a todos

Embora existam muitos cursos de IA online, praticamente todos exigem conhecimentos de programação ou competências matemáticas complexas, o que impede que a maior parte das pessoas se envolva no tema. O Elements of AI é destinado a qualquer pessoa interessada em aprender conhecimentos base sobre IA. Com foco na aplicabilidade do conhecimento, esta formação equipa os participantes com a compreensão e as habilidades necessárias para avaliarem o mundo em que vivemos através das lentes da IA.

LEIA TAMBÉM: Pandemia acelera uso da inteligência artificial na saúde

Segundo Patrícia Xufre, Professora da Nova SBE, “com este curso pretendemos essencialmente desmistificar o que se entende por Inteligência Artificial, exemplificando em que situações pode (ou não) ser utilizada e como se podem dar os primeiros passos nesta aventura de criação de modelos baseados em IA. Esta parceria permite-nos fazer chegar de forma muito simples este conhecimento a qualquer pessoa. Por outro lado, sendo um curso online, os interessados no tema podê-lo-ão realizar ao seu próprio ritmo e em qualquer lugar.”

Com duração total entre 30 e 60 horas (dependendo dos conhecimentos base e das leituras adicionais de cada participante) este curso gratuito de inteligência artificial certificado e ministrado em língua portuguesa, através de plataforma online disponibilizada pela Nova SBE em parceria com a Universidade de Helsinquia e a Reaktor. Divide-se em 6 módulos que incluem exercícios interativos, sendo que no final da formação pretende-se que com os conhecimentos adquiridos os alunos possam tomar decisões informadas enquanto profissionais de qualquer sector de atividade, eleitores e consumidores de media, produtos e serviços.

Disponibilizado de forma gratuita e aberto a qualquer pessoa, para que se possa assim democratizar a IA e oferecer a todos ferramentas para participarem da construção do futuro, independentemente da sua condição socio-económica, o curso Elements of AI está atualmente presente em 170 países em todo o mundo e conta já com mais de 630 mil formandos de todos os grupos demográficos, com idades compreendidas entre 20 e 75 anos. Do total de alunos, quase 40% são mulheres e mais de 25% têm mais de 45 anos.

LEIA TAMBÉM: Pandemia: ciência de dados e inteligência artificial combatem a COVID-19

Para mais informações

Liliana Ferreira – 939.743.141 – [email protected]

FONTENova SBE
Artigo anteriorU-WORLD assume a gestão das residências universitárias da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Próximo artigoTurismo da fruta: RUDE promove Cova da Beira
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".