turismo da fruta
Projeto de turismo da fruta mobiliza vários municípios, empresas e entidades setoriais

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural idealizou um projeto inovador que pretende promover as frutas produzidas na Cova da Beira, em particular, as frutas qualificadas como IGP (Indicação Geográfica Protegida) e DOP (Denominação de Origem Protegida) produzidas no território, através da criação de um portefólio de experiências turísticas associadas à fileira. Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal, sob o conceito de turismo da fruta – ou frutiturismo -, que pretende transformar a riqueza frutícola da região numa marca de identidade e de atração turística.

Para esse efeito, o projeto Pomar da Cova da Beira cocriará um conjunto experiências turísticas distintivas e memoráveis associadas à fruticultura da zona, em toda a extensão da cadeia de valor, agregando e valorizando o património, a paisagem e a cultura local, bem como a promoção eficaz dessas propostas de experiências aos segmentos de mercado que mais as valorizam.

O ciclo da produção frutícola apresenta características distintas e paletas diferentes ao longo das suas fases, promovendo cenários diferentes e únicos, que criam oportunidades distintas e fontes de inspiração diferenciadas à criação de experiências.

Turismo da fruta mobiliza vários municípios

Este projeto de turismo da fruta, que conta com o apoio e cooperação dos municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, mobiliza a comunidade local, os produtores frutícolas, as associações de produtores, os empresários, as empresas de animação turística, as unidades de turismo em espaço rural, a restauração e as unidades hoteleiras da região.

O objetivo da iniciativa é unir esforços para converter-se numa referência no País nos segmentos de turismo da fruta e rural, agrário, de natureza e sustentável.

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Inserido na Estratégia de Desenvolvimento Local Cova da Beira 2020, o projeto será cofinanciado por fundos europeus durante os próximos dois anos e desenvolver-se-á em torno de quatro eixos de trabalho, sequenciados e interligados entre si, desde o conhecimento do território e da fileira frutícola, o levantamento do seu potencial turístico, ao desenho e estruturação das experiências turísticas, passando pela capacitação e a animação territorial e a comunicação e promoção do destino e das experiências turísticas produzidas.

Nova tendência de comportamento do consumidor turístico

O Pomar da Cova da Beira responde à nova tendência de comportamento do consumidor turístico, especialmente no pós-pandemia, nomeadamente, a preferência por destinos de baixa densidade, que proporcionem uma experiência em comunhão com a natureza, num ritmo mais lento, vivenciando o estilo de vida e a cultura local, permitindo um maior envolvimento com a comunidade e a desconexão da rotina.

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Construído em torno de um recurso endógeno e identitário do território, o projeto de turismo da fruta promoverá uma oferta turística singular e inimitável, que permitirá a diferenciação e a melhoria da competitividade do território, combatendo a sazonalidade turística e fortalecendo a capacidade de atração de visitantes para o território.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Hugo Gomes

RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural

Email: [email protected]

FONTERUDE – Associação de Desenvolvimento Rural
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