Em todo o mundo, milhões de pessoas estão a adaptar-se ao teletrabalho à medida que a pandemia do Covid-19 se espalha. Isso traz inúmeras frustrações tecnológicas, inclusive sobre como ser produtivo quando o acesso à Internet é irregular ou temos uma Wi-Fi lenta. Na Europa Ocidental o tráfego da Internet aumentou em até 70%, em algumas zonas dos EUA o aumento foi de 25%.

A maior parte desse aumento é gerado pelos vídeos, que normalmente respondem por cerca de 60% do tráfego da Internet do consumidor em condições normais. A pandemia aumentou o uso de vídeo para reuniões, bem como o número de pessoas a usarem o Netflix durante os intervalos do trabalho. Na Europa, Netflix, Facebook e YouTube concordaram em reduzir a qualidade do vídeo para diminuir a carga.

Apesar disso, a maioria dos analistas concorda que as redes estão a lidar muito bem com o aumento do tráfego. Mas e se está com dificuldades para manter a sua ligação internet a uma boa velocidade, ou se está numa área onde as velocidades típicas da Internet são baixas ou o problema está na sua rede doméstica. O que pode fazer sobre esses problemas?

Encontre o ponto de estrangulamento que torna a Wi-Fi lenta

Em primeiro lugar, precisa de descobrir onde está o problema. Pode usar uma ferramenta on-line, como o Speedcheck, para medir as velocidades que está a obter do seu fornecedor de serviços de Internet (ISP). Mas precisa fazer isso num computador com uma conexão com fio ao seu router. Se fizer isso a partir de um computador com rede sem fios, estará a medir a velocidade do seu Wi-Fi.

Se as velocidades do seu ISP forem baixas, entre em contato e verifique o que pode ser feito. Talvez possa aumentar temporariamente a velocidade mudando para um pacote diferente. Se a ligação de banda larga estiver lenta, mas a ligação de dados móveis estiver boa, poderá usar o telefone como um ponto de acesso e direcionar a sua atividade por essa rede. No entanto, antes de fazer isso, verifique o seu limite de dados e quanto terá que pagar por dados extras.

Se a velocidade do seu router for boa, é provável que qualquer desaceleração seja causada pela sua rede Wi-Fi doméstica. Talvez haja muitas pessoas na sua casa a trabalhar ou a aceder à internet simultaneamente. Com várias pessoas a competirem por dados, a rede pode ter problemas que tornam a Wi-Fi lenta. Considere definir horários específicos para alternar o acesso das pessoas e garantir melhor qualidade.

Quanto menos dispositivos na rede, menos lenta será a sua Wi-Fi. O seu computador, telefone, tablet – e os de outras pessoas na casa – provavelmente estão sempre ligados e a sua TV, consola de jogos, colunas inteligentes e até termostato também podem estar online e a partilhar dados. Tente desligar os que não precisa.

Como ser produtivo: a antecipação pode constituir a melhor resposta

Comunique a situação aos colegas de trabalho e a quaisquer clientes com os quais lida no âmbito do seu trabalho. Inicie as reuniões tendo em conta que a chamada pode cair. A maioria das ferramentas de videoconferência oferece às pessoas várias maneiras de participar. Se a velocidade da sua internet não for suficiente para uma vídeo chamada, use apenas voz. Se não puder entrar no seu computador, tente ligar de telemóvel ou linha fixa.

Depois de instalar os sistemas, pode gastar menos tempo como o seu próprio helpdesk de TI e ter mais tempo para realizar o seu trabalho real.

Sobre o Grupo Adecco

O Grupo Adecco é líder mundial em soluções de Recursos Humanos. Acreditamos em tornar o trabalho futuro para todos, e diariamente possibilitamo-lo com mais de 3.5 milhões de carreiras. Presente em 60 países, conta com uma equipa composta por mais de 34 000 colaboradores, que diariamente trabalham na procura de talento para mais de 100 000 organizações, proporcionando trabalho diário permanente e flexível a mais de 700.000 pessoas. Sediado na Suíça, o Grupo é constituído pelas marcas Adecco, Adia, Badenoch & Clark, General Assembly, Lee Hecht Harrison, Modis, Pontoon, Spring Professional, YOSS e Vettery. O Grupo integra a lista Fortune Global 500 e é conhecido por liderar pelo exemplo, criando valor partilhado impulsionando simultaneamente a inovação. A sua cultura promove a inclusão, a justiça e o trabalho em equipa, capacitando pessoas e organizações, dinamizando a economia e enriquecendo a sociedade.

Presente em Portugal desde 1989 a Adecco tem atualmente uma rede de 18 agências e uma estrutura interna com mais de 190 colaboradores. Diariamente proporciona trabalho a mais de 8.000 pessoas, colocadas em cerca de 1.500 empresas clientes, de vários sectores de atividade. Sendo uma das mais reconhecidas empresas de RH no nosso país a Adecco Portugal conquistou vários prémios como Mind Leaders Awards, nas categorias de Outsourcing e Trabalho Temporário e foi considerada, por dois anos consecutivos, uma das Melhores Empresas para Trabalhar. A empresa recebeu também o prémio de melhor empresa de Serviços e integra a listagem dos Melhores Fornecedores RH em diversas categorias.

Para mais informações, por favor, contactar:

Sofia Velasco – Communication Director @ EDC

Tel: (+351) 211 913 070 | Tm: (+351) 932 101 396 | Email: so***********@ed*.pt

FONTEAdecco
Artigo anteriorSurpresa em casa: para esquecer o isolamento e lembrar quem importa
Próximo artigoNotificações eletrónicas: “startup” de Braga lança campanha para ajudar portugueses a ficar em casa
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".