como se preparar para o verão

A estação mais quente do ano ainda não chegou, não está sequer próxima, mas não há como se preparar para o verão, com saúde, sem um pouco de antecipação. O mais frequente é começar tarde e correr atrás do prejuízo, fazer dietas por vezes extremas e praticar exercício passar por processos graduais.

A nutricionista Tayna Fernandes, da Clínica NN Estética, diz que fazer dietas malucas e restrições alimentares sem orientação nutricional não é saudável. “O certo é iniciar uma reeducação alimentar e ir devagar, mesmo que você não cheguemos à nossa meta até ao verão. Convém mudar a rotina aos poucos e continuar o projeto durante e depois do verão.

Como se preparar para o verão de forma saudável: 7 dicas de especialistas

1) Aposte nos treinos e pratique regularmente

O profissional de educação física Felipe Barboza, da Pulse Nutrition, aconselha a ignorar a estação e previligiar a saúde e isso passa por cuidar do corpo ao longo do ano. “Pratique atividade física orientada por um profissional, procure a orientação de um nutricionista e mude o seu estilo de vida! Isso inclui também os momentos de lazer. Aproveite o verão e troque uma saída para jantar por uma caminhada ou corrida ao ar livre, sem se preocupar com performance e sim em manter-se ativo, também nesses dias onde normalmente as pessoas comem mais e se exercitam menos.

2) Coma comida de verdade

Alimentos que queimam gordura e desincham são uma excelente resposta à questão, como se preparar para o verão. O salmão, as castanhas, a linhaça e a sardinha, por exemplo, que são alimentos ricos em ômega 3. Durante o verão, frutas como melancia e abacaxi são ricas em água, por isso são excelentes opções. Além disso, legumes e verduras são indicados pois são ricos em vitaminas e são leves, o que facilita a digestão”, explicou Tayna Fernandes, nutricionista da Clínica NN Estética.

Leia também: Alimentação equilibrada e saudável nas diferentes fases da vida em “webinar”

3) Beba bastantes líquidos

Durante o verão, devido às altas temperaturas, o nosso corpo perde uma maior quantidade de líquido do que o normal. Por isso, é necessário beber água regularmente e manter o corpo sempre hidratado. Sumos naturais e chás gelados também são ótimas opções nos dias quentes. “Os chás gelados além de saudáveis ajudam a aliviar a sensação de calor. Chá gelado de hibisco com limão e canela, chá refrescante de capim limão com camomila e chá preto gelado são ótimas opções para tomar com ½ limão espremido e gelo para refrescar”, explicou Michelle Rocha, proprietária da marca de chás Naturelle.

4) Como se preparar para o verão, cuidando da pele e ostentando saúde

A esteticista Diana Ítala, diz que com o aumento das temperaturas devemos ter o protetor solar como um apoio indispensável. “O uso diário de hidratantes faciais e corporais não deve ser ignorado, a pele precisa de ser hidratada todos os dias. A pele facial tende a ficar mais oleosa, tornando-se ainda mais importante manter cuidados de higiene para não fazer acúmulos de células mortas e começar a ter cravos e espinhas.”

Leia também: Primeiro Ginásio Online chega a Portugal

5) Procedimentos estéticos também combinam com o verão

No verão o corpo transpira mais, fica mais inchado e consequentemente retém mais líquidos. Tratamentos estéticos como massagens e drenagens estão mais que permitidos. A esteticista Natália Nascimento explica que circuitos de emagrecimento são ótimos para esta época do ano. “O circuito de emagrecimento é composto por diversos procedimentos que auxiliam na retenção de líquidos, redução de celulites, eliminação de gorduras localização, além de fazer bem à pele, ajudando que ela não fique ressecada devido às altas temperaturas, quando aliado à uma boa alimentação, é perfeito para ajudar emagrecer alguns quilinhos sem muito esforço.

6) A saúde bucal também é importante

A questão de como se preparar para o verão é tão importante como a manutenção de hábitos saudáveis durante esta época do ano. Segundo a Drª Rita Ventura, ao longo do verão é necessário estar atento à prevenção contra erosão ácida e cáries. “Os cuidados que temos durante todo o ano não mudam, mas é importante ficar mais atento. Após comer alimentos açucarados como sorvetes, açaís e picolés, que costumam ser muito consumidos nessa época, é ideal fazer a higiene bucal pois esses tipos de alimentos estimulam bactérias bucais. No caso do açaí, por exemplo, também podem manchar a dentição, então o ideal é fazer bochecho com água após o consumo.

7) Como manter os cabelos cuidados durante o verão

O principal cuidado que devemos ter durante o verão é a hidratação! Ela deve ser intensificada nesse período e, preferencialmente, intercalada com a nutrição dos fios que ajuda a repor os nutrientes perdidos com os danos do calor. Umectação noturna com óleo de coco também é uma opção muito saudável para as madeixas”, explicou Victor Padilha, cabeleireiro do Studio Nanno.

Leia também: Balança inteligente Index S2 faz registo da evolução do peso e tem “widgets” personalizáveis

8) Como se preparar para o verão, de dentro para fora

A suplementação é uma ótima opção tanto para quem deseja emagrecer como para quem quer repor vitaminas ou ter mais energia para se exercitar. Tamara Borges, da Pulse Nutrition, indica 3 suplementos que podem ajudar no projeto verão. “A primeira opção são os termogênicos, que auxilia na perda de peso acelerando o metabolismo. Já para suprir as necessidades nutricionais de minerais e vitaminas, suplementos em pó com essa substâncias associadas a aminoácidos são ideais. E por último, se você quer ter mais energia e disposição, os suplementos de pré treino vão aumentar seu foco, concentração e deixar você com mais força para fazer treinos intensos e duradouros otimizando e acelerando os resultados desejados.”

Para mais informações

Caroline Lyrio | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome