como fotografar gatos

No próximo dia 8 de agosto assinala-se o Dia Internacional do Gato. Independentes, por vezes irrequietos e sem dúvida vaidosos, estes animais fazem as delícias de qualquer perfil das redes sociais, havendo ainda aqueles que atingem a fama nos vídeos de Youtube ou nas páginas de Instagram. Mas, para que os possamos ver no seu melhor e registar os seus melhores momentos, há que saber como fotografar gatos.

Para que possas imortalizar este dia e fazer do teu gato o teu modelo preferido, a WIKO, empresa europeia de smartphones, decidiu dar uma ajudinha com alguns truques.

5 dicas sobre como o fotografar gatos com um Smartphone

1. Não desperdices a luz natural

A luz natural é uma prioridade em quase todos os géneros de fotografia e não é diferente que se fala em fotografar gatos, permite tirar fotos bem iluminadas do teu animal de estimação.

Para fotos em ambientes fechados, posiciona o teu gato junto a uma grande janela num dia ensolarado. Se a luz for muito forte, usa cortinas para diminuí-la. Para fotografia ao ar livre, opta por uma área de sombra pois a luz em redor fará com que os olhos do teu animal brilhem e sobressaiam ainda mais!

Veja também: Fotos em casa: sete (das melhores) dicas da Wiko
 

2. Foca-te nos olhos dele para uma imagem repleta de emoção

Se quiseres tirar fotos comoventes e expressivas do teu animal de estimação, foca-te nos olhos dele. Os olhos dos felinos, com todas as suas variações de cores, oferecem resultados incríveis. Podes tirar close-ups ou cortar as fotos para que apenas os olhos fiquem visíveis.

Ao tirar fotos em ambientes fechados, verifica se há luz ambiente suficiente para destacar os olhos do teu gato – este tipo de fotografia funciona muito bem em paredes brancas!
 
3. Coloca-te ao nível dele – tens novas perspetivas e ele fica mais confortável

Se te colocares ao nível do teu animal de estimação, terás muitas perspetivas únicas para explorar. Além disso, farás com que o teu gato fique mais confortável. Se tirares sempre as fotografias de pé – ou seja, de cima para baixo -, provavelmente terás de as cortar e isso diminuirá a qualidade da imagem.

Quanto mais próxima a câmara do smartphone estiver do animal, mais fácil será conseguir aquela fotografia que faz disparar os likes no Instagram.
 
4. Sê paciente com ele para evitar desconforto desnecessário

Os gatos são animais vaidosos, mas isso não quer dizer que estejam sempre na disposição de serem os modelos dos humanos. Lembra-te que o conforto do teu animal está em primeiro lugar. Se ele estiver a dormir, aproveita o momento e tira fotografias calmas.

Independentemente do resto, forçar poses não é a forma ideal de fotografar gatos, a menos que queiras acabar arranhado ou mordido. Se o deixares desconfortável sempre que vir o smartphone, então dificilmente ficará interessado em voltar a posar. Torna o processo confortável e seguro. Dá-lhe recompensas e deixa-o ir embora se quiser dormir ou distrair-se.
 
5. Como fotografar gatos, com a nossa companhia…

Se o teu animal de estimação gosta de mimos, é provável que consigas excelentes selfies com ele! Uma das maneiras mais fáceis de tirar uma selfie com um animal de estimação é distraí-lo ou colocar o brinquedo preferido dele na mesma linha de visão do smartphone.

Isso chamará a atenção dele e fará com que pareça que está a olhar diretamente para a câmara.
Outra maneira de tirar uma selfie bem-sucedida é primeiro brincar com ele – o teu gato estará mais disponível a posar contigo quando estiver relaxado.

Para mais informações

Andreia Ramos – Account Manager

T: +351 211 913 070     |    M: +351 936 101 395   | 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome