como evitar fraudes spoofing facial

A Electronic IDentification(eID), líder europeia em soluções de identificação por vídeo e Assinatura Digital Qualificada, alerta hoje para o spoofing facial, explicando o que é e como evitar fraudes, identificando e prevenindo a técnica.

A fraude de identidade na Internet é uma prática que tem vindo a crescer nos últimos anos. Há diversas táticas e técnicas utilizadas atualmente pelos criminosos, muitas delas através do e-mail ou de um computador, mas existem também outras menos conhecidas pelo público e pelas empresas, porém mais perigosas. Um dos exemplos destas é o chamado spoofing facial, que consiste em imitar ou utilizara cara de alguém, com uma fotografia ou vídeo, para fingir ser essa pessoa e enganar os sistemas de controlo de identificação biométrica facial.

Com o aumento de ciberataques como phishing e deepfake, devemos tentar compreender melhor o que é o spoofing facial e como nos podemos proteger destes ataques.

Como evitar fraudes prevenindo-se contra um ataque de spoofing facial

Ao integrar novos clientes, as empresas seguem um processo chamado KYC (Know Your Customer) para verificar a sua identidade e autenticar que são quem afirmam ser, bem como conseguir uma prova de vida.

Quando isto é feito fisicamente, um agente compara os dados do documento de identificação com a identidade de quem o apresenta. Quando este processo decorre em ambiente online (Onboarding Digital), idealmente deve estar em conformidade com os mais rígidos regulamentos Anti-Money Laundering (AML), para que possa acontecer da mesma forma que presencialmente.

Neste sentido, a prova de vida online por streaming de vídeo é o método mais seguro e eficaz para detetar o spoofing, porque permite:

  • Certificar-nos de que a pessoa não está a ser forçada e manter a integridade dos dados;
  • Detetar deepfakes;
  • Evitar a utilização de selfies e imagens que não estão em conformidade com os regulamentos KYC e AML;
  • Ser realizado através de identificação biométrica facial, um método ainda mais seguro que o presencial.

Como evitar fraudes através do SmileID, a solução que previne o spoofing

Como resposta a esta ameaça, a eID apresenta o SmileID, a solução mais completa e avançada do mercado para detetar falsificações de identidade. Com recurso a Inteligência Artificial (IA) e machine learning, o sistema de identificação facial do SmileID baseia-se nos sorrisos dos utilizadores e é muito simples de utilizar, funcionando em qualquer dispositivo móvel, computador ou até em lojas e escritórios.

Assim que a comparação biométrica ou os testes de prova de vida anteriores sejam aprovados, o SmileID é executado em tempo real em todos as imagens de vídeo analisadas e garante que a pessoa diante da câmara é realmente quem afirma ser e detém as suas capacidades plenas.

A eID disponibiliza uma demonstração gratuita do SmileID, para que percebe como evitar fraudes, que pode ser solicitada aqui.

Sobre a Electronic IDentification (eID)

A Electronic IDentification (eID) é líder mundial na disponibilização de sistemas de identificação remota de utilizadores através do streaming de vídeo. A empresa foi fundada em 2013 como fornecedora de software no setor da Tecnologia Regulatória (RegTech). A eID desenvolveu e patenteou o VideoID, a única solução capaz de identificar utilizadores em segundos, e assegura o mesmo nível de segurança técnica e jurídica dos métodos de identificação pessoal. Possuindo escritórios em Madrid, Paris, Cidade do México e Hong Kong, está presente em três continentes e opera em 27 países. Com mais de 200 referências ativas em todos os setores de mercado, a eID especializa-se nas áreas financeira e governamental. Mais informação em: www.electronicid.eu

Contactos de Imprensa

TEAM LEWIS

Inês Barbosa // Account Director

Tel.: +351 910 939 846

[email protected]

FONTEElectronic IDentification
Artigo anteriorCanais de Denúncia: DPO Consulting e AEP apoiam organizações portuguesas
Próximo artigoLow Touch Economy em debate na IX edição da conferência Momentos Singulares
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome