A modalidade de ensino à distância tem se destacado entre as universidades do Brasil, seja pela flexibilidade nos horários de estudo, seja pela relação custo/benefício. Além disso, com o isolamento social para prevenir a propagação do coronavírus, para aqueles que procuram responder à questão “como escolher a melhor faculdade?“, o ensino EaD tornou-se uma alternativa e uma opção com mais força.

Apesar das vantagens desse formato de estudo, o curso à distância exige o mesmo esforço que um curso presencial. Na hora de escolher em que instituição de ensino vamos estudar, é preciso verificar se a faculdade possui os requisitos necessários para contribuir efetivamente para a nossa formação académica.

A decisão de frequentar um curso na faculdade é um investimento para a nossa vida pessoal e profissional, portanto, é necessário reservar um tempo para pesquisar quais são as universidades que mais se adequam aos nossos objetivos. Consultámos a diretora da Faculdade FAEL (Faculdade Educacional da Lapa), em São José dos Campos, Janet Navarro, e listámos alguns dos critérios que o aluno deve ter em conta na hora de escolher uma faculdade, na modalidade de ensino à distância (EaD).

Como escolher a melhor faculdade: 5 critérios a ter em conta

Credenciamento pelo MEC

É possível verificar no site do Ministério da Educação brasileiro se o curso e a instituição de ensino superior são reconhecidos. Assim, o estudante terá informações sobre a qualidade do ensino além de comprovar se o diploma será válido ao concluir os estudos.

Qualidade no ensino

Além do conteúdo pedagógico online com vídeoaulas, fóruns, chats, é interessante a instituição de ensino organizar algumas atividades presenciais. “Através de workshops ou palestras, o aluno tem a oportunidade de interagir com os outros estudantes e ter um conteúdo mais interativo do que ele está acostumado a ver nas plataformas digitais”, assinala Janet.

Qualificação dos professores

É importante que o quadro de docentes seja qualificado e tenha formação superior na área de especialidade. Trata-se uma condicionante fundamental para que o aluno possa absorver conteúdo de qualidade e, partindo dai, indagar um profissional preparado para lidar com as dúvidas e esclarecimentos.

Estrutura para os alunos

Apesar do ensino ser à distância, o ideal é que a instituição possua um pólo presencial para auxiliar os alunos. Um ambiente equipado com computadores, biblioteca, sala com equipamento audiovisual, pode contribuir no desempenho de trabalhos e pesquisas. “Ter um local com ferramentas para o aluno desenvolver as atividades durante o curso é essencial. Além disso, o pólo da faculdade fornece todo o suporte que o aluno precisa”, esclarece Janet.

Mensalidade

Além da flexibilidade nos horários, muitos estudantes optam pelo EaD seduzidos por uma mensalidade mais acessível. No entanto, é conveniente pesquisar quais são as instituições de ensino que oferecem desconto na matrícula ou nas mensalidades, sem que isso comprometa a qualidade no ensino.

Sobre a Faculdade FAEL

Há treze anos em São José dos Campos a FAEL (Faculdade Educacional da Lapa), oferece mais de 30 cursos de graduação e mais de 85 cursos em pós-graduação, além de diversos cursos de extensão. Atualmente, mais de 450 municípios de todo o país têm pelo menos um polo à disposição dos alunos.

Para mais informações

Michelle Laboissiere – Pilares RP
Assessora de Imprensa
[email protected]
(12) 3911-2393 ou 99135-9632

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here